A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECURSO NATURAL! - Recurso hídrico. Conjunto de todas as águas superficiais e subterrâneas em uma região ou bacia hidrográfica, disponíveis para qualquer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECURSO NATURAL! - Recurso hídrico. Conjunto de todas as águas superficiais e subterrâneas em uma região ou bacia hidrográfica, disponíveis para qualquer."— Transcrição da apresentação:

1 RECURSO NATURAL! - Recurso hídrico. Conjunto de todas as águas superficiais e subterrâneas em uma região ou bacia hidrográfica, disponíveis para qualquer tipo de uso.

2

3 Seres vivos! 3/4 do planeta está recoberto por água! (Clima) Transporte e energia!

4 Agricultura! Alimentos!

5 Escovar os dentes 10 a 30 litros Folha tamanho A410 litros Um quilo de açúcar100 litros Taça de vinho120 litros Computador1.500 litros Hambúrguer2.400 litros Calça jeans10 mil litros Um quilo de carne litros

6

7 O CONSUMO SÓ TEM AUMENTADO! P. 05 DISPONIBILIDADE – P.06

8 Regras para definir o índice de pobreza de água (WPI): 1. Quantidade de água doce disponível. 2. O acesso que se tem a ela em termos de proximidade da população. 4. Capacidade tecnológica que o país possui para fazer uso dela. 3. Capacidade de reaproveitá-la. 5. Qualidade da água. P. 07

9 Distribuição desigual. Dois terços de toda a água do Brasil está na região norte. A região mais populosa (sudeste), possui só 6% da água do país.

10 1.Na região Centro-Oeste há o problema da poluição dos rios e mananciais (mineração, indústrias, agricultura,etc.) 2. Nas áreas urbanas, há o problema da emissão de lixo e esgoto. 3. Há, em alguns lugares, falta de acesso a água encanada e tratada e sistema de esgoto. Quase 40% da população rural brasileira não possui acesso a rede de tratamento de esgoto. Abundância de água não significa que ela seja potável ou esteja disponível para toda a população. P.09

11

12 1.Precipitação (chuva) 2.Escoamento 3.Infiltração 4.Evaporação 5.Condensação 6. Precipitação 7.(chuva)

13 GRANDES MASSAS DE ÁGUA SALGADA QUE CIRCULAM OS CONTINENTES!

14 SÃO PORÇÕES DO OCEANO QUE SE ENCONTRAM NO INTERIOR DO CONTINENTE OU PRÓXIMO A ELE. MARES:

15 POSSUEM AMPLA LIGAÇÃO COM O OCEANO. MAR ABERTO

16 SEPARADOS DOS OCEANOS POR MEIO DE ESTREITOS. MAR DE INTERIOR

17 NÃO POSSUEM LIGAÇÃO COM O OCEANO. MAR FECHADO

18 TRANSPORTE PESCA PETRÓLEO TURISMO ENERGIA BIODIVERSIDADE CLIMA SAL

19 1. Precipitação 2. Escoamento 3. Infiltração 4. Evaporação 5. Condensação 6. Precipitação (fechamento do ciclo)

20 ÁGUAS OCEÂNICAS: Oceanos – Grandes massas de água salgada que circulam os continentes. Seus nomes são: Pacífico/ Atlântico/ Índico/ Glacial Ártico/ Glacial Antártico Mares – Porções menores de água salgada que se encontram no interior dos oceanos ou próximas a ele. Tipos de mares: Aberto/ Interior/ Fechado Principais diferenças: 1- Profundidade Os oceanos costumam ser mais profundos do que os mares. 2- Tamanho Os oceanos são maiores do que os mares. 3- Influência maior dos continentes Os mares sofrem mais influencia dos continentes do que os Oceanos. Como o depósito de sedimentos, por exemplo. 4 – Movimentação As correntes oceânicas influenciam mais intensamente o clima global.

21 Escreva, em uma folha, o nome dos oceanos a que os números abaixo correspondem: PACÍFICO ATLÂNTICO ÍNDICO GLACIAL ANTÁRTICO PACÍFICO GLACIAL ÁRTICO

22 Escreva, em uma folha, o tipo de mar a que as figuras estão representando: AB C ABERTO FECHADO INTERIOR

23 RIOS Rio Paraná LAGOS Lituânia

24 Foz em Delta Amazonas Nilo

25 Foz em Estuário Rio La Plata Rio Libra

26 Área que engloba o rio principal e seus afluentes.

27 A bacia hidrográfica é delimitada pelos divisores de água.


Carregar ppt "RECURSO NATURAL! - Recurso hídrico. Conjunto de todas as águas superficiais e subterrâneas em uma região ou bacia hidrográfica, disponíveis para qualquer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google