A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERNACIONALIZAÇÃO de MICRO e PEQUENAS EMPRESAS ENCOMEX SÃO PAULO, Outubro 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERNACIONALIZAÇÃO de MICRO e PEQUENAS EMPRESAS ENCOMEX SÃO PAULO, Outubro 2009."— Transcrição da apresentação:

1 INTERNACIONALIZAÇÃO de MICRO e PEQUENAS EMPRESAS ENCOMEX SÃO PAULO, Outubro 2009

2 Internacionalizar, porque? Mecanismos de internacionalização Sou pequena empresa, é difícil exportar? O Sebrae como parceiro, rumo a exportação!, minha empresa exporta Sim, minha empresa exporta 6 recomendações 6 recomendações

3 Internacionalizar, porque?

4 Conceito INTERNACIONALIZAÇÃO Qualquer relacionamento que uma empresa brasileira tenha com o mercado internacional o Conhecer o seu produto o Conhecer seus competidores o Acelerar tecnologia o Ganhar mercado o Pensar Local mas agir Global

5 Internacionalizar, porque? Mecanismos de internacionalização

6 Exportação Importação Franquia Joint Ventures Subsidiárias Licenciamento Parcerias comerciais MECANISMOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO

7 Por que exportar? exportar qualifica a empresa e seus produtos, aumenta a produtividade e a competitividade, reduz custos além de ser uma potente fonte de geração de divisas, emprego e renda. Melhoria da qualidade do produto O papel da inovação e dos programas de qualidade: aumentando a produtividade Diminuição da carga tributária Diversificação de mercados

8 Internacionalizar, porque? Mecanismos de internacionalização Sou pequena empresa, é difícil exportar?

9 Fonte: Sebrae/Funcex Entrantes x Desistentes Entrantes x Desistentes

10 Forma de internacionalização (119 MPEs entrevistadas) Participação (%) Representantes36,10 Escritórios de vendas no exterior14,30 Acordos internacionais13,40 Unidades para prover assistência técnica aos compradores de seus produtos 12,60 Licenciamento de produtos10,10 Fábrica no exterior8,40 Transferência de Tecnologia4,20 Franquias0,80 Total100 Fonte: Sebrae/Funcex Formas de Internacionalização Formas de Internacionalização

11 Tipo de EntraveParticipação (%) Falta de um profissional qualificado para cuidar exclusivamente das exportações 88,9% Falta de condições financeiras para exportar79,4% Produto é caro para os padrões do mercado internacional 52,1% Baixo nível de qualificação da mão-de-obra30,9% Tecnologia inadequada30,7% Produto não atende às especificações técnicas exigidas no exterior 18,1% Fonte: Sebrae/Funcex Principais Entraves à Expansão Exportadora Principais Entraves à Expansão Exportadora - Estrutura interna

12 Tipo de EntraveParticipação (%) Dificuldade de encontrar um parceiro para apoiar as vendas nos países 56,2% Dificuldade de estruturar canais de comercialização nos outros países 53,2% Muitas exigências burocráticas 40,0% Dificuldade de obter informações sobre as necessidades e as preferências dos compradores 35,3% Elevadas tarifas de importações 27,7% Dificuldade de obter informações sobre as exigências técnicas e burocráticas nos países 26,1% Desconhecimento do mercado de destino 23,6% Dificuldade de fornecer assistência técnica pós-venda 19,2% Barreiras técnicas 12,4% Barreiras sanitárias 6,4% Fonte: Sebrae/Funcex Principais Entraves à Expansão Exportadora Principais Entraves à Expansão Exportadora - Acesso ao Mercado

13 Exportação por Porte de Empresa

14 Participação por Porte de Empresa no Valor Exportado

15 Exportações por Estados

16 Internacionalizar, porque? Mecanismos de internacionalização Sou pequena empresa, é difícil exportar? O Sebrae como parceiro, rumo a exportação!

17 Estratégia de país Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP ) Macrometas: Ampliação do Investimento Fixo Elevação do gasto privado em P&D Ampliação das exportações Dinamização das MPEs: Meta 2010: aumentar em 10% o número de MPE exportadoras Posição 2007: 12.986 empresas (Funcex) As MPEs representam 98% do numero total de empresas brasileiras e só 1,2% do total exportado

18 PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Aumentar o número de MPEs exportadoras, o volume e a qualidade de suas exportações Fomentar e consolidar a articulação e integração das MPEs ao mercado mundial Preparar a MPE para um mercado doméstico cada vez mais globalizado Lançamento do Programa Internacionalização das MPEs: out/2008

19 Potenciais entrantes Exportadoras Ocasionais Exportadoras Aumentar

20 Lançamento do Programa Internacionalização das MPEs: out/2008 Potenciais entrantes Exportadoras Ocasionais Exportadoras Exemplos VencedoresExemplos Vencedores Criação CompetênciasCriação Competências Estímulo à Cultura Exportadora (soluções básicas e diagnósticos) Soluções intermediárias Soluções avançadas

21 METAS Atender 5.200 empresas até 2010 Inserir 1.100 empresas no mercado internacional. PÚBLICO ALVO No segmento das empresas que exportam ou já exportaram: Empresas iniciantes empresas descontínuas empresas desistentes empresas exportadoras contínuas No segmento das empresas que nunca participaram do mercado externo Potenciais ou empresas prontas para exportar

22 Promoção Comercial Logística Preparação Inteligência de Mercado Ambiente Favorável Acesso a Mercados INTERNACIONALIZAÇÃO: Processo crescente e continuado de envolvimento de uma empresa nas operações com mercados/países fora de sua base de origem 9.800 empresas participantes de projetos SEBRAE querem exportar; 3 projetos piloto aprovados - CE, ES, RJ; 1.200 empresas capacitadas (cursos on line). O Sebrae atua na internacionalização das MPEs somando esforços com Parceiros

23

24 Internacionalização on line: www.internacionalizacao.sebrae.com.br

25 Internacionalização on line: Autodiagnóstico

26 Resultado do Autodiagnóstico

27 Autodiagnóstico Cursos online Internacionalização on line: www.internacionalizacao.sebrae.com.br

28 Internacionalização on line: Autodiagnóstico Cursos online Informações Guia de Exportação Glossário Programas de Apoio (Apex, ABDI, BB, CNI, MDIC, MRE) Publicações Banco de notícias Informações úteis Links interessantes Eventos Site: www.internacionalizacao.sebrae.com.br

29 Internacionalização - Ações presenciais Atendimento Individual Atendimento Coletivo Capacitação Consultoria Plano de Qualificação Plano de Internacionalização Soluções compartilhadas com parceiros, atendimento diferenciado (ex.: Convênio com o BB) Convênio de Cooperação Técnica que disponibiliza um pacote de produtos e soluções para MPEs aderentes ao Programa de Internacionalização

30 Próximas Soluções Soluções em desenvolvimento: - Metodologia de atendimento para projetos coletivos; - Autodiagnóstico para empresas avançadas; - Atualização de 8 cursos on line; - 8 novos cursos presenciais. Soluções para 2010: - Autodiagnóstico para Importação; - Autodiagnóstico para exportação de Serviços; - Metodologia para Mercado de Fronteira

31 Internacionalizar, porque? Mecanismos de internacionalização Sou pequena empresa, é difícil exportar? O Sebrae como parceiro, rumo a exportação!, minha empresa exporta Sim, minha empresa exporta

32 Meu nome é EVANDRO WEBER, sou empresário de pequeno porte e SIM, MINHA EMPRESA EXPORTA !

33 Uma empresa familiar, com origem em 1948, produtora de cachaça artesanal e exportadora de produto de valor agregado para 5 países.

34 Uma história de tecnologia + artesania Primeiro fornecedor regional de cachaça Empreendimento familiar e fonte de subsistência Início da participação Projeto Setorial Sebrae Decisão de implantar RAC Inmetro Prospecção de Mercado Internacional Ajustes no processo e produto para Certificação Obtenção da Certificação Início das Exportações Estruturação para nicho de produtos orgânicos Acesso a mercados mais exigentes Ampliação Planta produtiva Venda de produto de valor agregado

35 Cachaça Artesanal WeberHaus, um produto e uma marca de valor agregado

36 Participação de feiras internacionais de forma cooperada com outras marcas de cachaça certificada do RGS. Cooperar para vencer mercados

37 Nossos ganhos … 20052009 Funcionários816 Número Produtos1028 Produção Mês400 litros20.000 litros Valor exportadoR$ 6.892,38R$ 195.521,00 Preço Médio Produto $ 9$ 12

38 Internacionalizar, porque? Mecanismos de internacionalização Sou pequena empresa, é difícil exportar? O Sebrae como parceiro, rumo a exportação!, minha empresa exporta Sim, minha empresa exporta 6 recomendações 6 recomendações

39 Melhore seu produto: não mascare Exportação é um processo: precisa gestão e continuidade O produto original tem sempre espaço de mercado Vá conhecer, depois vender Pense local, mas aja Global Seu comprador precisa ser seu melhor parceiro

40 SIM, sua Empresa Também pode exportar! Programa Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas - O programa que vai dar lucro no Brasil e no exterior – www.internacionalizacao.sebrae.com.br


Carregar ppt "INTERNACIONALIZAÇÃO de MICRO e PEQUENAS EMPRESAS ENCOMEX SÃO PAULO, Outubro 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google