A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM MINAS 2003/2006 O DESAFIO DA QUALIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM MINAS 2003/2006 O DESAFIO DA QUALIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM MINAS 2003/2006 O DESAFIO DA QUALIDADE

2 Diretrizes A administração da educação pública em Minas Gerais no período 2003/2006 está pautada pelas diretrizes essenciais do Governo, que podem ser resumidas em duas:

3 a) a urgente reforma do aparato institucional do Estado, com a introdução de verdadeiro choque de gestão nas estruturas administrativas,

4 possibilitando desburocratizar, racionalizar gastos, monitorar e avaliar de forma mais eficaz as ações e os resultados das intervenções governamentais.

5 b) o compromisso com o conceito de desenvolvimento com redistribuição, que significa a correção das desigualdades inter-regionais de renda e a promoção da igualdade social.

6 A plataforma do governo parte da premissa de que a educação e a disseminação do conhecimento são fatores decisivos para o desenvolvimento.

7 Cenários Minas perdeu o primeiro lugar histórico que tinha na qualidade da educação pública e o desempenho dos estudantes mineiros, em 2001, piorou em relação à sua própria performance de quatro anos atrás.

8 Alguns Números MATRÍCULAS Minas Gerais, com estudantes, possui a segunda maior rede de educação básica do País.

9 A maior parte desses alunos encontra-se matriculada no ensino fundamental e no ensino médio. Minas se destaca dos demais estados no segmento educação especial, atendendo alunos, que representam 15,66% dos alunado nacional.

10 Investir em educação em Minas significa dar atenção, cotidianamente, a quase 1/3 da população mineiro.

11 A rede pública possui alunos, dos quais 51,03% encontram-se na rede estadual e 37,69% nas redes municipais. A rede federal tem uma participação de apenas 0,27% do alunado.

12 Dos estudantes da rede estadual, estão no ensino fundamental (68,75%), no ensino médio (29,51%) e na pré-escola existem apenas alunos regularmente matriculados.

13 O número total de estudantes na educação básica em Minas chegou ao seu ponto máximo em 1998, quando a matrícula no ensino fundamental atingiu a marca de 98% de atendimento à população de 7 a 14 anos, que se mantém.

14 Desde então, houve redução de 8,62% das matrículas no ensino fundamental, não totalmente compensada pelo aumento de 19,17% no ensino médio e de 4,42% na pré-escola.

15 Assim na rede estadual houve no período uma queda total de matrículas, em relação ao número máximo de , obtido em Essas mudanças deram um novo perfil à rede estadual, com um peso relativo maior do ensino médio.

16 51,03% dos alunos matriculados em escolas públicas estão na rede estadual.

17 Medidas e fatores que mudaram o perfil da educação pública em Minas: municipalização do ensino fundamental; redução do número de escolas através do processo de nucleação; redução do número de turmas;

18 programas voltados para a regularização do fluxo de alunos da educação básica; alteração do perfil demográfico da população;

19 A matrícula total em Minas sofreu queda de 4,15% entre 1998 e 2002.

20 REDE ESCOLAR A rede estadual de estabelecimentos de ensino compreende escolas: 24 oferecem apenas a educação infantil; 637 apenas as quatro primeiras séries do ensino fundamental; 173 somente as quatro séries finais do ensino fundamental;

21 751 somente as oito séries do ensino fundamental; 80 apenas o ensino médio.

22 2.240 escolas oferecem uma combinação variada de opções, conforme as características e demandas da comunidade local.

23 SERVIDORES O quadro de servidores da Educação compreende pagamentos (não há equivalência entre o número de pagamentos e o número de funcionários):

24 são do quadro do magistério; são da área administrativa

25 Em média, existem 22 alunos por docente na rede estadual. Essa média se eleva para 26 alunos por professor em exercício, considerando que o índice histórico de licenças entre o pessoal de magistério é de 13%.

26 DESAFIOS PARA 2003 A 2006 Manter as conquistas já alcançadas Universalizar o ensino médio; Ampliar a duração do ensino fundamental; Intensificar as ações voltadas para o atendimento de jovens e adultos;

27 Investir pesadamente nas condições para a elevação da qualidade da educação. Dar ênfase na alfabetização e na formação para o trabalho;

28 PROGRAMAS Racionalização e Modernização da Administração do Sistema; Universalização e Melhoria do Ensino Médio Atenção à Educação de Jovens e Adultos Jovens Ampliação e Melhoria do Ensino Fundamental;

29 Ouvidoria Educacional ; Manutenção de Programas em Andamento; Qualificação Docente;


Carregar ppt "A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM MINAS 2003/2006 O DESAFIO DA QUALIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google