A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo de uma Metodologia de Capacitação de Professores no Uso de Tecnologias Educacionais 11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo de uma Metodologia de Capacitação de Professores no Uso de Tecnologias Educacionais 11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo de uma Metodologia de Capacitação de Professores no Uso de Tecnologias Educacionais 11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED ANA LÚCIA R. MENDONÇA MARTA DE CAMPOS MAIA PAULO GÓES

2 Introdução §Novo papel dos professores §Mudança mentalidade perante a educação §Aumento significativo da utilização do ensino mediado por computador §Projeto Pioneiros I e II

3 O principal objetivo deste paper é apresentar o desenvolvimento de um programa de capacitação para facilitar a adoção de tecnologia de ensino por professores que possuam experiência com o formato de curso presencial. Objetivos

4 Metodologia da Pesquisa A estratégia de pesquisa utilizada para este trabalho foi a exploratória. A análise do caso foi feita através da observação direta no processo de capacitação dos professores. Questão básica da pesquisa: Como desenvolver um programa de capacitação para facilitar a adoção de tecnologia de ensino por professores que possuam experiência com o formato de curso presencial?

5 Projeto Pioneiros I §CEDEA e DTA §Grupo de 12 professores §Remuneração §Objetivo: produção de conteúdo on-line, sem efetiva implementação §Plataforma utilizada: WebCT §Duração: 8 meses ( )

6 Capacitação no PPI §Palestras l Apresentação dos projetos l Apresentação dos princípios de desenho instrucional l Treinamento na utilização do WebCT

7 Resultado e Constatações §61% concluíram seus projetos §Motivação: professores tornaram-se evangelizadores no uso dos recursos §Conteúdo: transcrição do conteúdo presencial §WebCT: ferramenta de difícil uso §Servidor utilizado era deficiente

8 Projeto Pioneiros II §CEDEA e DTA §Grupo de 15 professores §Nova abordagem: desenvolvimento de uma metodologia pedagógica §Objetivo: repensar o novo papel do professor e do aluno no processo de E +A e implementar o projeto §Plataforma utilizada: Blackboard §Duração: 8 meses ( )

9 Capacitação no PPII §Palestra de Abertura §Workshop de análise §Workshop de projeto §Workshop de desenvolvimento §Entrevista de avaliação com professores Remuneração era efetivada de acordo com a entrega de tarefas determinadas

10 Resultado e Constatações §93% concluíram seus projetos §Ao final do projeto professores tinha uma disciplina desenvolvida no ambiente §Todos afirmaram que metodologia de ensino- aprendizagem contribuiu para melhor qualidade de aulas §70% sentiram-se mais preparados para utilizarem recursos de tecnologia §95% aprovaram formato e temas do workshop §80% solicitaram mais workshops em metodologia §Todos aprovaram a plataforma Blackboard

11 Conclusões §O processo de capacitação continua a ser aprimorado, adaptado às necessidades dos professores e cursos das escolas da FGV-SP §Média de 20 disciplinas até o final de 2002, 79 disciplinas no final de 2003, 128 disciplinas no início de 2004, 250 disciplinas em agosto de 2004, atingindo mais de 1800 alunos

12 Conclusões §Necessidade de desenvolver um processo de avaliação da efetividade do aprendizado no novo ambiente, com as disciplinas desenvolvidas com a metodologia adotada.


Carregar ppt "Estudo de uma Metodologia de Capacitação de Professores no Uso de Tecnologias Educacionais 11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google