A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mecanismos de transferência de calor Entre sistemas que apresentem temperaturas diferentes a energia transfere-se do sistema com temperatura mais elevada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mecanismos de transferência de calor Entre sistemas que apresentem temperaturas diferentes a energia transfere-se do sistema com temperatura mais elevada."— Transcrição da apresentação:

1 Mecanismos de transferência de calor Entre sistemas que apresentem temperaturas diferentes a energia transfere-se do sistema com temperatura mais elevada para o sistema a temperatura mais baixa. Esta transferência de energia pode ser feita por radiação, condução e convecção. Adaptado da Porto Editora, por Marília Peres

2 Mecanismos de transferência de calor: radiação A radiação é um dos modos de transferência de energia sob a forma de calor. Neste mecanismo a energia encontra-se sob a forma de ondas electromagnéticas e não necessita de um meio material de suporte para se propagar.

3 Mecanismos de transferência de calor: condução A transferência de calor por condução verifica-se, principalmente nos sólidos. Neste mecanismo não há transporte de matéria, mas apenas interacção entre partículas. Esta interacção dá-se por colisões, partícula a partícula, em que as de maior energia cinética cedem parte dessa energia às partículas de menor energia. Esta transmissão é comunicada às partículas vizinhas e propaga-se ao longo de todo o sólido ou entre sólidos que estejam em contacto directo.

4 Mecanismos de transferência de calor: convecção A convecção é um processo pelo qual o calor é transferido de um local para outro de um fluido. Pode ocorrer como resultado de diferenças de temperatura que originam um movimento de partículas no seio dos fluidos (líquidos e gases) ou por aplicação de uma força motriz externa. O aquecimento dos fluidos provoca um aumento da energia cinética das suas partículas, o que origina uma expansão do fluido e uma consequente diminuição da densidade. Assim, o fluido menos denso (quente) irá subir, obrigando o fluido mais denso (frio) a descer, dando origem a correntes de convecção.

5 Uma aplicação prática: o colector solar


Carregar ppt "Mecanismos de transferência de calor Entre sistemas que apresentem temperaturas diferentes a energia transfere-se do sistema com temperatura mais elevada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google