A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMENTÁRIOS DE OBRAS LITERÁRIAS – PROFESSORA ROSSANA SILVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMENTÁRIOS DE OBRAS LITERÁRIAS – PROFESSORA ROSSANA SILVA"— Transcrição da apresentação:

1 COMENTÁRIOS DE OBRAS LITERÁRIAS – PROFESSORA ROSSANA SILVA
VESTIBULAR 2008 COMENTÁRIOS DE OBRAS LITERÁRIAS – PROFESSORA ROSSANA SILVA

2 Tudo que acontece em nossa vida é resultado das escolhas que fazemos.
Educação de qualidade tem que ser nossa escolha permanente, afinal ninguém quer comprometer seu futuro. Seja Feliz! Colégio Nossa Senhora das Graças, 100 ANOS Educando gerações a serviço da vida

3 DOMINGOS OLÍMPIO

4 1850 1906 (SOBRAL) – (RIO DE JANEIRO )
DOMINGOS OLÍMPIO (SOBRAL) – (RIO DE JANEIRO )

5 Dados do Autor Nasceu em 18 de setembro de 1850, em Sobral, Ceará
Morreu em 6 e outubro de 1906, no Rio de Janeiro, aos 56 anos

6 Bacharel em Direito, é nomeado PROMOTOR PÚBLICO DE SOBRAL (1873 – 1878)
Transfere-se para o Pará (1878 – 1890) participa ativamente da imprensa local e da vida política. Torna-se redator do Diário do Grão – Para e da Província, deputado da Assembléia Provincial do Pará.

7 Ano de 1891 Muda-se para o Rio de Janeiro, onde fixa residência definitiva. Continua a advogar e a colaborar na imprensa.

8 Ano de 1903 Publica Luzia – homem, edição particular, única obra que publicou em livro. Luzia-Homem, protagonista que confere título à sua mais conhecida obra e que reúne qualidades físicas de homem e a beleza plástica de mulher. No romance, Luzia integra um grupo de retirantes, e sua figura forte e personalidade marcante logo atrai a atenção dos homens que disputam o amor da heroína. Considerado um clássico da Literatura Nordestina, enquadrado no gênero Ciclo das Secas.

9 Ano de 1904 a 1906 Escreve várias peças teatrais e segue a carreira jornalística. Funda e dirige a revista Os Anais, onde publica, na forma de folhetim o romance O Almirante. Deixa um romance incompleto: Uirapuru.

10 Domingos Olímpio Domingos Olímpio Braga Cavalcanti, escritor, advogado e jornalista. Seu romance naturalista Luzia-Homem, publicado em 1903, é considerado um clássico do gênero Ciclo das Secas, da Literatura Nordestina. Também escreveu várias peças teatrais e é considerado um dos precursores do moderno romance brasileiro.

11 LUZIA – HOMEM Autor: Domingos Olímpio
Única Obra publicada em Livro (1903) 1903: Período marcado por várias tendências românticas retardatários, realistas – naturalistas, parnasianos saturados, simbolistas emergentes.

12 LUZIA - HOMEM Tem marcas da várias tendências literárias, é um estilo irregular com predomínio para o NATURALISMO.

13 FOCO NARRATIVO: 3ª pessoa (onisciente e de instantes psicológicos)
TEMPO: Cronológico ESPAÇO: Sobral (Ceará) e suas circunvizinhanças, o sertão, de onde partem os retirantes FOCO NARRATIVO: 3ª pessoa (onisciente e de instantes psicológicos) LINGUAGEM E ESTILO: Obra regionalista com expressões locais. Oscila entre a oralidade sertaneja e a norma culta da língua

14 PERSONAGENS: Protagonista: Luzia Maria da Conceição
(Luzia – HOMEM) Antagonista: Crapiúna Secundários: Alexandre, Teresinha, zefa, Rosa Veado, Cabrina, Chica Seridó, Promotor e Esposa

15 Trechos da Obra morte, fervilhavam, então, em ruidosa diligência, legiões de operários construindo a penitenciária de Sobral. No cabeço saturado de sangue, nu e árido, destacando-se do perfil verde-escuro da serra Meruoca, e dominando o vale, onde repousava, reluzente ao sol, a formosa cidade intelectual, a casaria branca alinhada em ruas extensas e largas, os telhados vermelhos e as altas torres dos templos, rebrilhando em esplendores abrasados, surgia em linhas severas e fortes, o castelo da prisão, traçado pelo engenho de João Braga, massa ainda informe, áspera e escura, de muralhas sem reboco, enteadas em confusa floresta de andaimes a esgalharem e crescerem, dia a dia, numa exuberância fantástica de vegetação despida de folhas, de flores e frutos. Pela encosta de cortante piçarra, desagregado em finíssimo pó, subia e descia, em fileiras tortuosas, o formigueiro de retirantes, velhos e moços, mulheres e meninos, conduzindo materiais para a obra. Era um incessante vai e vem de figuras pitorescas, cativos, erguendo monumentos imortais ao vencedor.


Carregar ppt "COMENTÁRIOS DE OBRAS LITERÁRIAS – PROFESSORA ROSSANA SILVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google