A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATENAS ACROPOLE Grécia PHARTENON SANTORINI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATENAS ACROPOLE Grécia PHARTENON SANTORINI."— Transcrição da apresentação:

1 ATENAS ACROPOLE Grécia PHARTENON SANTORINI

2 Está situada no sudeste da Europa, no sul da península balcânica
Está situada no sudeste da Europa, no sul da península balcânica. A Grécia é circundada ao norte pela Bulgária, pela Macedônia e pela Albânia, ao oeste pelo mar Jônico, ao sul pelo mar Mediterrâneo e ao leste pelo mar Egeu. O país consiste de uma grande parte continental, o Peloponeso, península conectada ao continente pelo istmo de Corinto; e ao redor 3000 ilhas, incluindo Creta, Rodes, Corfu, o Dodecaneso e as Ciclades. A Grécia possui quilómetros de litoral. 80% da Grécia é montanhosa, sendo considerado um dos países mais montanhosos da Europa. O oeste da Grécia contém lagos e pântanos. Os montes Pindo situam-se no centro do país, com uma elevação média de 2650 m. Continuam por meio das ilhas de Citera, Anticitera para encontrar seu fim nas ilhas de Creta e Rodes. As ilhas do mar Egeu são picos de montanhas debaixo d'água que são uma extensão geológica deles.

3 Bandeira: Nove faixas horizontais azuis e brancas alternadas
Bandeira: Nove faixas horizontais azuis e brancas alternadas. Um quadrado no canto de cima, lado do mastro, com uma cruz branca. A cruz e as cores branca e azul simbolizam a devoção à fé católica ortodoxa grega. A proporção largura - comprimento é de 2 para 3. A atual bandeira foi adotada em 1978.

4 Brasão: consiste num escudo azul com uma cruz branca totalmente cercada por dois ramos de louro. O emblema é pintado ou tecido, principalmente sobre os chapéus, uniformes e botões dos militares, das forças de segurança.

5 * Outro símbolo grego altamente reconhecível e popular é a águia de duas cabeças, era o emblema imperial do Império Bizantino e um símbolo comum na Europa oriental. Este símbolo não faz parte da atual bandeira ou do brasão de armas, embora ele esteja oficialmente na insígnia do Exército Grego e na bandeira da Igreja Ortodoxa Grega. Esteve incorporado ao brasão de armas grego entre 1925 e 1926. * A grande maioria dos gregos são cristãos sendo está fé seguida por 92% da população. A Igreja Ortodoxa Gréga é a principal denominação religiosa do país e representa quase toda a população do país, e que é constitucionalmente reconhecida como a "religião dominante" da Grécia.

6 HINO NACIONAL Foi extraído de um longo poema de 158 estrofes, todavia somente as duas primeiras são parte oficial da composição musical. O texto foi escrito por Dyonísios Solomós e musicado por Nikolaos Mantzaros, tendo sido oficialmente adotado em Trata-se de uma ode à liberdade alcançada em 1821, após séculos de domínio otomano. Transliteração Tradução Ýmnos is tin Eleftherían Se ghnorízo apó tin gópsi Tu spathiú tin dromerí Se gnorízo apó tin ópsi pu me viá metrái ti yi Ap' ta kókkala vghalméni ton ellínon ta ierá. Ké san'bróta, andhrioméni Hére, O hére Eleftheriá. Hino à Liberdade Reconheço-te pelo gume Do teu temível gládio; Reconheço-te por esse rápido olhar Com que fitas o horizonte. Saída das ossadas Sagradas dos Helenos, E pujante da tua antiga bravura, Saúdo-te, saúdo-te, Oh Liberdade.

7 Souvláki  é um tipo de comida típica da Grécia, que consiste em pequenos espetinhos de carne e vegetais grelhados de. Podem ser servidos apenas no palito, para ser comido com as mãos, em um sanduíche, ou no prato, com batatas frita ou arroz pilaf. A culinária grega contemporânea é tipicamente mediterrânea, e utiliza muito o azeite , azeitonas, grãos, pão, peixes e diversos tipos de carne incluindo aves, coelho, cordeiro e porco. O queijo Feta, as folhas de uva, abobrinha, iogurte, também são alguns dos ingredientes comuns. Nas sobremesas gregas usa-se muito o mel e as nozes. Sendo que em alguns pratos usa-se a massa folhada.  

8 O futebol é considerado o esporte nacional grego, apesar de no país o basquete também ser bastante popular Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C, os gregos já faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus, com realização de competições. Porém, foi somente em 776 a.C que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades-estado.  Atletas das cidades-estados gregas se reunião na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo ( luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros. Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável

9 Fatos históricos

10 Por volta de 2000 a.C. - Povos indo-europeus, incluindo os micênicos, começaram a entrar na Grécia  e a criar civilizações mais sofisticadas.  Em 750 a.C. - a Grécia clássica começa a surgir com a formação das cidades-estados, uma forte participação no comércio marítimo e uma devoção à arte, literatura, política e filosofia.  Sec V a.C. - Grécia atingiu o auge de sua glória. Mas a Guerra do Peloponeso (  aC) enfraquecia a nação, que foi conquistada por Filipe II e seu filho Alexandre, o Grande, da Macedônia, que se consideravam grego.  Em meados do século 2 a.C. - a Grécia caiu para o status de uma província romana e permaneceu dentro do Império Romano oriental até que Constantinopla caiu aos cruzados em 1204.  os turcos tomaram Constantinopla e por volta de 1460, a Grécia era uma província do Império Otomano. 

11 1821- Começa a guerra de independência da Grécia
a Grécia conquistou sua independência com soberania garantida pela Grã-Bretanha, França e Rússia. o Príncipe Otto de Baviera foi escolhido como primeiro rei da Grécia moderna. 1863 – no reinado de George I a Grécia adquiriu grande parte de seu território atual.  No final do século XIX e início do XX - Condições econômicas desfavoráveis ​​forçaram cerca de um sexto de toda a população a emigrar (principalmente para os EUA) 1923 – após a guerra vencida contra a Turquia, depois da Primeira Guerra Mundial a monarquia foi derrubada e substituída por uma república.

12 : guerra civil grega, na qual os guerrilheiros comunistas lutaram contra o governo e ficou muito conhecida por sua violência. 1951: A Grécia foi um membro fundador da ONU e tornou-se membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). 1967: Uma junta militar tomou o poder, enviando o jovem rei Constantino II para o exílio. Coronel George Papadopoulos, líder da junta, gradualmente tentou modificar sua imagem de linha dura de direita.  1973:Um golpe derrubou Papadopoulos. 1974: cinco meses após o fim da ditadura militar, acabou com a monarquia grega e estabeleceu uma república. Karamanlis ex-premiê voltou do exílio para se tornar premier do primeiro governo civil da Grécia.

13 1981: a Grécia tornou-se o membro 10 da União Europeia
1981: a Grécia tornou-se o membro 10 da União Europeia. Andreas Papandreou, filho do ex-premier George Papandreou, fundou o Movimento Socialista Pan-helénico (PASOK) e se tornou o primeiro socialista da Grécia premier ( ). Grécia continuou a experimentar as tensões com a Turquia sobre uma disputa, despovoada de 10 acres ilha e sobre o Chipre, que é dividido em setores grego e turco. : O pró-ocidental primeiro-ministro socialista Kostas Simitis foi creditado com a reavivar a economia grega. Ainda assim, a revista The Economist estimou em 2001 que seria pelo menos mais 15 anos antes de o PIB per capita na Grécia se aproxima da média atua. No verão de 2002, o governo finalmente foi capaz de reprimir a 17 de novembro organização (17N) terrorista, que tinha escapado das autoridades gregas nos últimos 27 anos. O grupo radical de esquerda foi responsável por mais de 20 assassinatos de diplomatas e empresários

14 2004: o Partido da Democracia conservador Nova chegou ao poder, derrotando Pasok, o Partido Socialista. O novo primeiro-ministro, Kostas Karamanlis, prometeu entregar uma Olimpíada bem sucedida e segura (Grécia tinha sido criticado por ser laxista em matéria de terrorismo), e, apesar do último minuto de construção, os Jogos Olímpicos de Atenas foi saudado como um triunfo. 2007: vários incêndios devastaram o campo grego e ameaçaram antigos sítios olímpicos ao redor de Atenas no final de agosto de. Pelo menos 60 pessoas morreram e mais de meio milhão de hectares foram destruídos nas chamas. O primeiro-ministro Karamantis enfrentou críticas sobre a resposta do país para as chamas devastadoras. 2008: Violentos protestos e tumultos em várias cidades gregas se seguiu à morte de um garoto de 15 anos que foi baleado por um policial em Atenas. O policial foi acusado de homicídio premeditado. Embora os distúrbios foram provocados pelo assassinato, estavam também em protesto contra as políticas econômicas do governo. Uma greve geral coincidiu com os protestos e sistemas de transporte aleijados, bancos, escolas e toda a Grécia. A violência foi pior que a Grécia tem experimentado nos últimos anos 2009: George Papandreou, líder do Pasok desde 2004, tornou-se primeiro-ministro. A ex-chanceler, Papandreou imediatamente enfrentou uma crise das finanças públicas que causou temor de que o país poderia entrar em default em sua dívida. Na verdade, o governo reconheceu que o défice da Grécia subiu para 12,7% do PIB, muito maior do que os 3,7% relatados pela administração anterior. A situação levou Papandreou, cujo pai e avô também serviu como primeiros-ministros, para fazer cortes de gastos profundos, reprimir a evasão fiscal e aumentar os preços. 2010: pouco depois de Papandreou pedir um pacote de resgate milhões dólares da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional, a Standard & Poor rebaixou a classificação da Grécia vínculo com status de lixo, um movimento que causou mais medo que o país calote em sua dívida.  No início de maio, a Grécia concordou em implementar cortes profundos de seus serviços sociais, combater a corrupção, aumentar a idade da reforma, e outras medidas em troca de milhões dólares em ajuda, que será distribuído ao longo de três anos. Protestos eclodiram ao longo dos cortes, e três pessoas foram mortas quando um banco foi incendiado. Os protestos rapidamente diminuiu, e até o final do verão a Grécia tinha cumprido as referências econômicas estabelecidas pelo FMI e, portanto, qualificado para a próxima rodada de ajuda.

15 2011:  Em julho, a "troika", a UE, o Banco Central Europeu eo Fundo Monetário Internacional-concordaram com um pacote de resgate de 109 bilhões de euros ( milhões dólares) para a Grécia para resolver problemas financeiros do país. O pacote, no entanto, não foi suficiente para estancar a recessão e Grécia continuou a perder redução do défice metas e padrão parecia iminente. Em setembro, em uma tentativa de reduzir o défice e fixar uma nova rodada de ajuda, o Parlamento aprovou um imposto de propriedade nova que foi duramente criticado pela oposição e do público. Outra rodada de medidas de austeridade, incluindo reduções salariais e de trabalho, foi introduzido no final de outubro e reuniu-se com protestos de massa que se tornaram violentos. 2012: o parlamento aprovou uma nova rodada de medidas de austeridade rigorosas, incluindo um corte de 22% para o salário mínimo e a eliminação de empregos no governo, que era necessário para receber um segundo bail-out da União Europeia no valor de $ 170 bilhões. No entanto, antes da Grécia pode receber o dinheiro, ele deve primeiro pagar os credores. Os cortes passaram, apesar dos protestos violentos em Atenas na véspera da votação. Os manifestantes atearam fogo a cerca de 40 edifícios em Atenas e lançou cocktails molotov.

16 SISTEMA EDUCACIONAL

17 JARDIM DE INFÂNCIA É facultativo, tem a duração de um ano e as crianças matriculam-se aos 4 anos de idade. Nas grandes cidades os jardins de infância situam-se em espaços próprios, ao passo que nas cidades pequenas, e no campo, estes funcionam juntamente com as escolas básicas. A formação dos educadores de infância é feita nas escolas superiores de educação e tem uma duração de 4 anos. Os jardins de infância são majoritariamente públicos, existindo, no entanto, alguns estabelecimentos privados, e funcionam nos dias úteis, das 8.00h às 13.00h. Os seus currículos incluem matérias de nível pré-escolar na área da matemática, da escrita e, ainda, muitos jogos educativos.

18 ESCOLA BÁSICA OU PRIMÁRIA
É obrigatória, tem uma duração de 6 anos e as crianças matriculam-se aos 5 anos de idade. O Estado Grego fornece gratuitamente, a todos os alunos e professores do ensino básico, os manuais escolares necessários para todas as disciplinas. As E.B. nas grandes cidades funcionam ora de manhã (8.00h h), ora de tarde (14.00h h), em regime de alternância, por períodos de uma semana, enquanto que nas regiões rurais estas funcionam apenas de manhã. As crianças frequentam diariamente 5/6 aulas, todas elas intervaladas por pausas de cerca de 10 minutos. Não existe o hábito de as crianças tomarem refeições nas escolas, que, aliás, não dispõem de refeitórios. Os professores das E.B. fazem a sua formação nas escolas superiores de educação. O curso "Professores do Ensino Básico" tem a duração de 4 anos. A Grécia apresenta taxas de desemprego muito elevadas na área da Educação.

19 GINÁSIO É obrigatório, tem uma duração de 3 anos e os alunos matriculam-se aos 11 anos de idade. No Ginásio (G.) cada disciplina é lecionada pelo professor indicado. Para transitarem de ano, os alunos realizam exames anuais a todas as disciplinas, havendo uma 2ª. chamada em Setembro. A nota mínima para transitar de ano é 10 (numa escala de 1 a 20). Com o G. termina a escolaridade obrigatória que tem uma duração total de 9 anos. Neste nível de ensino os livros escolares são fornecidos gratuitamente, não existem refeitórios e o horário de funcionamento é o mesmo das escolas básicas.

20 Existem 3 tipos de liceus (L.), que são:
É facultativo, tem uma duração de 3 anos e os alunos matriculam-se aos 14 anos de idade. Neste tipo de liceu os alunos podem optar por cursos tais como: assistente de laboratório, mecânico, "au pair", cultivo de árvores, etc. Os L.T.P. dão acesso aos Institutos de Educação Tecnológica (I.E.T.), dependendo da nota global atingida pelo aluno. Os I.E.T. reservam uma percentagem reduzida de vagas para os alunos provenientes dos L.T.P., pelo que, normalmente, é necessária uma boa classificação para conseguir entrar. Existem 3 tipos de liceus (L.), que são: 1) LICEUS TECNOLÓGICOS E PROFISSIONAIS (L.T.P.) 2) LICEU MULTI-RAMOS (L.M.) 3) LICEU GERAL

21 ESCOLAS SUPERIORES O Ensino Superior comporta:
1) INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA (I.E.T.) Estas Escolas Superiores, como já vimos anteriormente, oferecem cursos tecnológicos com uma duração de 3 anos (o equivalente ao bacharelato em Portugal). O grau acadêmico conferido por estes Institutos é inferior ao dos Institutos de Educação Superior (I.E.S.). 2) INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (I.E.S.) O ingresso nestes institutos é a ambição de uma grande parte dos alunos dos liceus. A formação obtida nestes estabelecimentos é encarada na Grécia como um excelente meio de ascender socialmente, na medida em que permite aos seus detentores terem um trabalho com melhores condições e um outro prestígio dentro da comunidade.

22 CURIOSIDADES Um dos aspectos mais curiosos da Grécia era a comunicação. Para enviar mensagens importantes dentro de seu território, era comum que as pessoas contratassem corredores profissionais, que desenvolveram grande velocidade e resistência. Por causa do tempo, uma carta de Atenas para Rodes, levada por mar, podia demorar de quatro dias a um mês para ser entregue. A educação grega antiga era diferenciada entre os sexos. As meninas não recebiam qualquer educação escolar formal, mas aprendiam os ofícios domésticos e trabalhos manuais com as mães. Atualmente, a Grécia é um país de poder reduzido, e um dos menos desenvolvidos da Europa.A economia grega enfrenta problemas significativos, com os níveis de desemprego em elevação, uma burocracia ineficiente e a corrupção generalizada. Cerca de 80% do país é território montanhoso ou acidentado. A maior parte da Grécia é seca e rochosa. Só 28% da terra é arável. O lendário monte Olimpo ( Macedônia ) é o ponto mais alto da Grécia, atingindo m acima do nível do mar.  A Independência grega é comemorada no dia 25 de Março. 10. A indústria do turismo é uma importante fonte de divisas e receitas, respondendo por 15% do total do PIB da Grécia e empregando, direta ou indiretamente, 16,5% da força de trabalho total.

23 Fontes de pesquisa:


Carregar ppt "ATENAS ACROPOLE Grécia PHARTENON SANTORINI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google