A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planta – o que é?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planta – o que é?."— Transcrição da apresentação:

1 Planta – o que é?

2 Planta é um mapa de grande escala que representa a disposição das ruas de uma cidade ou parte dela.

3 Planta irregular É característica da cidade muçulmana e de alguns centros urbanos do sul, ex: Lisboa e Mértola. É desordenada(sem planeamento) e muito irregular. Vantagens: Promove as relações de vizinhança, reduz a utilização do automóvel e facilita os percursos a pé. Desvantagens: Dificulta a circulação rodoviária, principalmente no que se refere aos transportes públicos.

4 Planta Radioconcêntrica
Planta característica de cidades que tiveram função defensiva. Caracteriza-se por uma série de ruas circulares e concêntricas, organizadas em torno de um núcleo central. Vantagens: Facilidade em se chegar ao centro a partir da periferia. Desvantagens: As distâncias são alongadas nas artérias circulares; os blocos de edifícios têm formas irregulares.

5 Planta ortogonal É uma planta com características de ordenação de espaços e ruas urbanas, dispostas em paralelo e com um traçado geométrico muito regular. Inspira-se nas plantas das antigas cidades romanas. Vantagens: Acomoda-se bem às necessidades dos loteamentos, permitindo um bom aproveitamento dos terrenos. As ruas iguais originam lotes igualmente valiosos Desvantagens: Percurso alongado e aparecimento de corredores de vento.

6 Trabalho elaborado por: Maria Santos Ana Rita Ana Mestre


Carregar ppt "Planta – o que é?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google