A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Obtendo substâncias puras através de misturas Filippy Odebrecht.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Obtendo substâncias puras através de misturas Filippy Odebrecht."— Transcrição da apresentação:

1 Obtendo substâncias puras através de misturas Filippy Odebrecht

2 Substância Pura É formada por um único tipo de composto, e, os seus pontos de fusão e de ebulição são constantes.

3 Diagrama de uma substância pura

4 Mistura É formada por 2 ou mais compostos interagindo em um só recipiente. Seus pontos de fusão e de ebulição não são constantes.

5 Diagrama de uma mistura

6 Misturas Especiais

7 Misturas especiais

8 Tipos de Solução -Solução Homogênea Ex.: Água mineral -Solução Heterogênea Ex.: Água + Óleo

9 Decantação Separação que ocorre por diferença de densidade, onde a substância mais densa se depositará no fundo do recipiente. Muito utilizada em estações de tratamento de água.

10 Decantação

11 Centrifugação Para se acelerar o processo de decantação ou quando a decantação não funciona, utilizamos a centrifugação. Utiliza a força da rotação para separar a parte sólida da líquida.

12 Centrifugação

13 Filtração Simples É utilizada para se separar substâncias heterogêneas sólido-líquido. Consiste em despejar a mistura sobre uma superfície porosa apropriada: o papel de filtro.

14 Filtração Simples

15 Filtração a vácuo Para acelerar a filtração simples foi desenvolvido um processo chamado filtração a vácuo. Consiste em usar a força do vácuo para sugar a parte líquida da mistura deixando a parte sólida no papel de filtro.

16 Filtração a vácuo

17 Funil de separação É utilizado para separar misturas de 2 ou mais líquidos imiscíveis. Também é chamado de funil de bromo ou de decantação.

18 Funil de separação

19 Dissolução fracionada Esta técnica consiste em separar baseado na solubilidade do que está misturado. Deve-se encontrar um solvente que dissolva um dos solutos e o outro não.

20 Ventilação Quando a mistura é jogada para cima, com a finalidade do vento carregar a parte mais leve, deixando a mais pesada. Geralmente é utilizada para separar grãos de folhas.

21 Levigação Quando usa-se geralmente a água para carregar o sólido de menor densidade e deixar o de maior densidade.

22 Peneiração Utilizada para separa uma mistura de sólidos que possuem tamanhos diferentes, o menor passa por meio da peneira que impede a passagem do maior.

23 Flotação Separação também por meio de densidade, onde acrescenta-se um líquido de densidade intermediária aos 2 sólidos. O mais denso afunda, enquanto o menos denso flutua.

24 Sifonação Separação líquido-líquido ou sólido- líquido, onde o líquido do recipiente mais alto escorre para o recipiente mais baixo.

25 Imantação A imantação é um dos métodos de separação de misturas, quando usa-se um imã pra separar um material que é atraído pelo imã de outro que não o é.

26 Evaporação É um processo natural muito comum em salinas utilizado para separar a água do sal. A mistura de água e sal é colocada em tanques rasos para acelerar a evaporação.

27 Evaporação

28 Destilação simples É o processo no qual o material é aquecido para que ocorra a mudança de estado físico, e assim, a separação da mistura.

29 Destilação simples

30 Destilação fracionada É um processo de destilação mais complexo que o anterior, usado para casos em que há uma certa dificuldade de separação entre os líquidos envolvidos.

31 Destilação fracionada


Carregar ppt "Obtendo substâncias puras através de misturas Filippy Odebrecht."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google