A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Americana de Termografia Escola da Assoc. Europeia de Termografia Escola Inglesa de Termografia Escola Médico Militar Russa de Termografia Sistema.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Americana de Termografia Escola da Assoc. Europeia de Termografia Escola Inglesa de Termografia Escola Médico Militar Russa de Termografia Sistema."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Americana de Termografia Escola da Assoc. Europeia de Termografia Escola Inglesa de Termografia Escola Médico Militar Russa de Termografia Sistema Prof. J T Valdez Curso Avançado de Diagnóstico por Termografia Clínica

2 Termografia - Introdução A Termografia é um método de diagnóstico usando uma câmara digital que deteta a radiação infravermelha (calor) emitida pelo corpo, podendo refletir uma fisiologia normal ou anormal. A Termografia clínica não envolve nenhum contacto com o corpo, nem dor, é um método 100% seguro. Não envolve nenhuma radiação, não sendo por isso invasiva. Os resultados são obtidos quase instantaneamente, bastando para tal ligar a câmara termográfica ao computador. A Termografia é capaz de detetar inúmeras doenças, muitas vezes não detetadas por outros métodos e de forma ainda mais precoce.

3 Termografia - Introdução A Termografia é sem dúvida um mundo fascinante a descobrir por todos os profissionais de saúde modernos, pois só ela permite na consulta diária uma facilidade de observação do fenómeno funcional orientando-nos, a partir deste fenómeno para a busca da lesão estrutural em caso de suspeitas. A termografia não vem nem pretende vir substituir outros meios de avaliação dos pacientes, é apenas uma ferramenta a acrescentar ao leque das já existentes, porém é uma ferramenta com características especiais dada a sua versatilidade, inocuidade e rapidez de utilização, aliadas ao baixo custo de investimento e excelente retorno financeiro. Outra das vantagens da Termografia é a facilidade com que a partir das imagens obtidas se pode dar explicações visualizáveis e compreensíveis ao paciente, fortalecendo a relação e facilitando a colaboração no tratamento por parte deste.

4 Curso de Termografia Clínica Como detetar e prever lesões?

5 Como detetar e prever o cancro de Mama

6 Breve História da Termografia Por volta dos anos 50, vários sistemas de deteção de infravermelhos (IV), foram originalmente desenvolvidos para uso militar numa primeira tentativa das tropas terem visão noturna para poderem movimentar-se à noite. Mas, muito, muito antes, o grego Hipócrates (400 a.C.) o pai da medicina, já usava diferenças de temperatura para identificar patologias nos órgãos de um paciente. Para confirmar o que sentia, esfregava o corpo do paciente com uma fina camada de argila e observava onde esta secava primeiro. Assim surgiu o primeiro Termograma.

7 …Breve História da Termografia No início de 1980, dá-se o início ao desenvolvimento de software para medir melhor as mudanças de calor e a partir daí começou-se a adicionar software às câmaras de deteção de infra-vermelhos (IV). Quando as câmaras termográficas começaram a ser usadas em pessoas para fins diagnósticos, surgiu a necessidade de estabelecer diretrizes e protocolos para a interpretação das imagens. Em 1983, a termografia foi aprovada nos EUA pela FDA como exame coadjuvante na detecção de cancro da mama… Só em 1983?! …mas a 1ª termografia mamária bem sucedida de Barnes data de 1957! Apesar de ainda há pouco na crise da gripe Asiática a Termografia ter tido um papel determinante no controlo de passageiros nos aeroportos, só agora e muito lentamente os profissionais de saúde começam a despertar para as possibilidades e facilidade de utilização desta ferramenta de trabalho. Se por um lado temos a Escola Americana, do lado da Europa temos a Escola Russa, igualmente avançada. Sendo a inovação tecnológica uma constante, surge então…

8 A Nossa Escola de Termografia Em 2002 tivemos o primeiro contacto com a termografia clínica pela mão do Dr. Alexey Ovechkin, presidente da Associação Russa de Termografia Clínica, que se deslocou da cidade bastião militar de Nizny Novgorod onde durante 30 anos trabalhou e investigou a termografia clínica para o sector militar, nomeadamente na aplicação de selecção de candidatos às tropas especiais ( pára-quedistas, fuzileiros e comandos ) a Portugal onde nos deu um curso intensivo. Posteriormente o Dr. Alexey viria a dar mais formações a Portugal que tivemos a honra de acompanhar e colaborar. Em 2004 frequentámos no Reino Unido na Universidade de Glamorgam o curso da Associação Europeia de Termografia. E em 2005 reorganizamos toda a informação acrescentado o estudo dos pontos miofasciais ( trigger points) e dos pontos de acupuntura à termografia.

9 Herbo-Dietética: (Pentalfa, Instituto Naturista e Federação Politécnica Espanhola de Diplomados). Homeopatia: Germinova, Associação de Medicinas Alopática e Naturopática, (Portugal), Institute for the development of Homeopathy (Mapusa- India), Pekana (Homeopathic- Spagiric remedies - Alemanha) Acupunctura: Su-Jok e Auricular Iridiologia: União Europeia Heilpraktiker.( Heinz W.Schmidt) Dark field blood test e HLB: Espanha Drª Mª Beker Kirlian, Equipamentos Vega: Vega medical divices (Alemanha) Naturólogo: Associação Portuguesa de Naturopatia Cristalização Sanguínea: Sistema Alla Selawry (França) Termografia: Escola Russa (Dr. Alexey Ovechkin) | Escola Inglesa (Universidade Glamorgan) Méritos: Diploma de mérito da Assoc. de Medicinas Alopática e Naturopática. PORTUGAL Prof. José Travassos Valdez (Coordenador Internacional do Curso)

10 Professor de pós-graduação em cirurgia translacional da Unifesp. Pós-graduado pela USP Mestre acupunctura. BRASIL Prof. Dr. Paulo Luís Farber

11 Mais sobre História da Termografia Desde os primórdios da humanidade que a febre é vista como sinal de doença. Nos antigos tratados de Medicina Chinesa alguns com mais de 3000 anos são tidos como factores causais, de doença, não só os aspectos de regulação e distribuição do calor pelos órgãos internos e seus respectivos meridianos, bem como as influências térmicas externas. No livro mais famoso da última dinastia Han (fundada no ano 25 DC), Discussão das doenças causadas pelo frio, foi mantida a distribuição dos sintomas dos 12 canais de energia principais (um dos quais se chama meridiano triplo aquecedor), mas foi agrupado um sistema paralelo chamado Diagnóstico pelos 6 Canais de Energia, que combinou os sintomas em 6 grupos sintomatológicos. Outra inovação foi a introdução da concepção de 8 princípios de diagnóstico, que eram a base para diagnosticar doenças exógenas e febris, observando-se as características peculiares do Yang ou do Yin, frio ou calor deficiente ou excessivo.

12 Outros pequenos passos foram dados até que em 1851 Carl Wunderlich inicia um estudo clínico sobre a importância da temperatura corporal, estudo esse terminado em 1866 e publicado num tratado em 1871, após a observação e estudo de mais de pacientes. Neste tratado ele altera o conceito de febre como doença, até então em voga, para a reconhecer como um sintoma. O tratado de Carl Wunderlich estabelece parâmetros importantes ainda hoje, usados em medicina: …Mais sobre História da Termografia

13 Apresentação do Curso O conhecimento da temperatura corporal é indispensável para os médicos. Todos os fenómenos da doença devem ser estudados. A temperatura pode ser determinada de forma precisa ao contrário de outros fenómenos clínicos. A temperatura não pode ser falsificada (é objectiva). Certos aumentos de temperatura indicam febre. O aumento de temperatura indica o grau de perigo da doença. O estudo da temperatura permite o estudo das leis de progressão de algumas doenças. As variações térmicas durante a doença permitem entender a evolução, mesmo antes de outros sinais. O abaixamento da temperatura é um bom indício de recuperação. O aumento de temperatura pode indiciar um estado de morte iminente. A temperatura fornece uma prova irrefutável do estado de morte.

14 O que permite visualizar o Diagnostico por Termografia Clínica? Assimetrias Térmicas Atividade Visceral Áreas secundárias de Reflexo Visceral Trigger Points (Pontos Gatilho) Pontos e Meridianos de Acupuntura Reflexologia da palma Diagnóstico do Corpo Inteiro.

15 Resumo das principais áreas patológicas abrangidas pelo curso de Termografia Clínica Doenças em ORL Sistema Respiratório Aparelho Digestivo Sistema Urinário Aparelho Circulatório Sistema endócrino Hematologia e imunologia Sistema endócrino Urologia Doenças mamárias Sistema Respiratório Ginecologia/obstetrícia Doenças neurológicas Termografia infra-vermelha em Cirurgia Sistema locomotor Traumatologia e Ortopedia Doenças de pele Odontologia Cirurgia Estética Observe alguns desenvolvimentos destes itens….>

16 Assimetrias Térmicas Escoliose sinistro convexa com compressão ciático esquerda Trigger Points (pontos gatilho)

17 Atividade Visceral Esofagite Gastrite/ H. Pylorus Áreas secundárias de Reflexo Visceral

18 Casos Clínicos Senhora de 40 anos Cancro mama direita Senhora de 41 anos Cancro mama esquerda

19 Senhora de 36 anos Fibrose quistica mama direita Senhora de 49 anos Sinusite aguda perinasal direita Casos Clínicos

20 Bebé 6 meses Gastrite com hiperacidez Abdómem Senhora 48 anos Hepatite viral Abdómem

21 Senhora 44 anos Pancreatite crónica Abdómem Diverticulos

22 Artroses Joelhos Peroneus brevis Hérnia discal / litiase esquerda Endroartrite Obliterante

23 Bronquite asmática Artrite reumatóide

24 Curso Avançado de Termografia Clínica Acupuntura Educação Física Fisiologia Fisioterapia Homeopatia Medicina Ser profissional ou estudante das seguintes áreas: Requisitos para frequência do curso Medicina Veterinária Naturopatia Osteopatia Preparador Físico Quiropraxia

25 Vantagens da Termografia Rápido e 100% Seguro Sem radiação Não é invasiva Sem Risco de dor Sem contraste Avaliação de corpo inteiro Visualização exata de lesões Previsão de Lesões consequentes

26 O Curso tem uma componente Teórica via online ( c/ acompanhamento) e outra Prática na sede da Associação de Termografia de Portugal. Portugal: Acompanhamento on-line e Prática com o Prof. José Valdez. Brasil – S.Paulo: Prática com o Prof. Paulo Farber O curso contém todo o material das escolas Russa, Americana e Inglesa, com o acréscimo da Informação sobre a utilização da Termografia para deteção de Trigger Points e pontos de acupunctura. (+ Um Sistema de melhoramento das Imagens, 2x a qualidade destas, + Base de Dados de Gestão de Clientes.) O Curso tem 3 módulos com vários capítulos. O primeiro modulo está aberto, os seguintes codificados. Funcionamento do Curso

27 O estudo On-line tem acompanhamento do Prof. Após o estudo deverá responder aos questionários on-line, de forma a obter os códigos de acesso que lhe permitem a passagem de um módulo para o outro. Com 90% de respostas certas aos questionários, o módulo seguinte abre-se automaticamente. No final da componente on-line, deverá agendar com o Prof. Paulo Farber (Brasil) ou Prof. José Valdez (Portugal) a componente prática. O curso estará concluído no final das duas componentes. Funcionamento do Curso (continuação)

28 Inscreva-se hoje mesmo! Com um pequeno investimento alargue os seus horizontes profissionais! Faça melhores diagnósticos e mais rápido! Ganhe a confiança dos seus pacientes! Seja cientificamente actualizado! Faça o melhor pelos seus pacientes! Contacte-nos já! Tel: –

29 A Câmara Termográfica A aquisição da Câmara Termográfica é separada do Curso. Devido a pesquisas e testes efetuados pelo Prof., foi encontrada uma câmara que, atualmente pode ser adquirida por 1/10 do valor de outras existentes no mercado. Faz-se notar ainda que no curso, está incluído um Sistema de melhoramento de imagens ( duplicação da qualidade destas), bem como um Sistema de gestão de BD de Clientes (ferramenta de gestão de fichas de Clientes). [Por favor peça outra apresentação com informação sobre a câmara termográfica] Obrigado pela atenção, https://www.facebook.com/termografia.iv Termografia Clinica Computorizada


Carregar ppt "Escola Americana de Termografia Escola da Assoc. Europeia de Termografia Escola Inglesa de Termografia Escola Médico Militar Russa de Termografia Sistema."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google