A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso Filo dos Cordados Os Vertebrados Classe dos Mamíferos Reino Animal Profª. Daniela Benaion Barroso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso Filo dos Cordados Os Vertebrados Classe dos Mamíferos Reino Animal Profª. Daniela Benaion Barroso."— Transcrição da apresentação:

1 Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso Filo dos Cordados Os Vertebrados Classe dos Mamíferos Reino Animal Profª. Daniela Benaion Barroso

2 Características Gerais São animais que possuem glândulas mamárias e o corpo coberto de pelos. São endotérmicos.

3 Reprodução Normalmente geram poucos filhotes para que recebam o CUIDADO PARENTAL. O período de gestação varia de espécie para espécie. Em algumas espécies o filhote anda logo depois que nasce, em outras, os filhotes nascem pouco desenvolvidos e necessitam de mais cuidados.

4 Apresentam fecundação interna e a maioria é vivípara. Durante a gestação dos vivíparos, ocorre a formação da placenta – orgão que só se forma a partir do momento em que o embrião se fixa à parede do útero. O embrião, recebe pela placenta gás oxigênio e nutrientes. Os mamíferos que desenvolvem placenta são denominados PLACENTÁRIOS. O que une mãe e filho é o cordão umbilical.

5 Filhotes de bolso. Alguns mamíferos apresentam placentas muito simples. Sua gestação é curta, e os filhotes nascem pouco desenvolvidos. Neste caso, os filhotes migram para uma glândula mamária para continuar seu desenvolvimento. Na maioria de animais que vive assim, as glândulas mamárias são protegidas por uma bolsa: o marsúpio e por isso esses animais são classificados como MARSUPIAIS. Todas as espécies deste grupo habitam a Oceania e as Américas. No Brasil, existem cerca de 40 espécies. Gambá e cuíca – marsupiais brasileiros

6 Mamíferos que botam ovos Existe um pequeno grupo de mamíferos que não apresenta placenta, são ovíparos. Entretanto apresentam pelos e produzem leite. Existem dois gêneros deste grupo – o ornitorrinco e a equidina – que vivem na Oceania, em regiões da Austrália e da Nova Guiné. Estes mamíferos que colocam ovos são chamados de MONOTREMADOS. Para conhecer curiosidades sobre os ornitorrincos, visite o site um.html

7 Alimentação Existem mamíferos herbívoros, carnívoros e onívoros. Na maioria dos mamíferos, a dentição está envolvida no tipo de alimentação.

8 Locomoção A maioria é quadrúpede. O esqueleto das pernas pode ser modificado dependendo da forma como se locomovem. Alguns mamíferos são bípedes, como os seres humanos por exemplo. Capivaras e lontras (ariranhas) tem membranas entre os dedos porque vivem muito tempo dentro da água. Focas tem membros adaptados como nadadeiras. Morcegos tem dedos modificados em asas, para o voo. O peixe-boi, o golfinho e a baleia são mamíferos aquáticos e tem seus membros especialmente desenvolvidos para este habitat. cavalo ou vaca, porco, ovelha, gato e cachorro.

9 Revestimento Pele coberta de pelos o que favorece o aquecimento. Os leões marinhos mudam a pelagem na época da reprodução. Os humanos aos poucos trocam seus pelos e os substituem. Uma camada de gordura sob a pele funciona como isolante térmico. A produção de suor, diminui o calor do corpo. Unhas, garras e cascos são estruturas derivadas da pele e são importantes para proteção, defesa e ataque dos mamíferos.

10 Curiosidades da pele humana RECEPTO RES DE SUPERFÍ CIE SENSAÇÃ O PERCEBI DA Receptores de Krause Frio Receptores de Ruffini Calor Discos de Merkel Tato e pressão Receptores de Vater- Pacini Pressão Receptores de Meissner Tato Terminaçõe s nervosas livres Principalme nte dor


Carregar ppt "Ciências – 6ª Série Profª. Daniela Benaion Barroso Filo dos Cordados Os Vertebrados Classe dos Mamíferos Reino Animal Profª. Daniela Benaion Barroso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google