A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1ª Aula de Html Íria Albuquerque.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1ª Aula de Html Íria Albuquerque."— Transcrição da apresentação:

1 1ª Aula de Html Íria Albuquerque

2 O que é HTML É uma linguagem de programação específica para a construção (criação) e publicação de uma home page na Internet. A linguagem html (Hipertext Markup Language) é a junção dos padrões SGML e HyTime. Ela foi projetada para facilitar a criação e visualização das páginas na Web (Internet). SGML (Standard Generalized Markup Language) é umas linguagens bastante complexas, tendo características próprias para traduzir os comandos para um formato particular de texto. Sua aplicação não era padronizada e dificultava muita a navegação pela Internet. O padrão HyTime (Hypermedia \ Time - Based) é uma linguagem estruturada de hipermídia, que funciona de maneira particular, baseando – se no tempo aplicado para áudio e vídeo. Um programa HTML nada mais é do que um arquivo de texto simples, contendo códigos (comandos) denominados também de tags, que indicam o que é cada elemento de texto, por exemplo, um título, parágrafo, tabela e âncoras de ligação com outras páginas (hipertexto), definindo assim a estrutura da página. É a linguagem de hipertexto mais utilizada para publicar informações na Internet por meio de um site (home page), que se interliga com outros sites e recursos multimídia, formando a teia que liga o mundo, conhecida como WWW (World Wide Web).

3 Planejamento da Home page.
Antes de começar a criar a home page, é preciso planejar como será sua estrutura, definindo de forma clara e coerente a seqüência das informações. A única regra de vinculação de páginas a ser criada é a lógica do assunto. O objetivo de uma página pode variar desde um curriculum vitae até mesmo uma pesquisa de mercado. Então determine claramente o objetivo da página a ser criada e os assuntos que devem ser abordados. Outra questão a ser observada é o tamanho das páginas. Se forem muito extensas, geram uma série de inconvenientes, como levar muito tempo para serem carregados e formatados na tela, podendo inclusive ter seu objetivo distorcido devido à devido grande quantidade de informações e ainda podem cansar o usuário que na maioria das vezes desiste de ver a sua home page. Já páginas muito reduzidas não conseguem transmitir a informação imediatamente. E o usuário terá que ficará abrindo páginas e mais páginas para chegar ao fim do assunto. Isto também é muito desgastante, podendo levá –los a desitir de ver sua home page. Quando for começar a programar perca o tempo necessário para projetar como será sua home page, e conseqüentemente economizará tempo na confecção, tendo a certeza que não esquecerá de nada.

4 Estrutura de um Documento HTML
Antes de começar à criar uma página em html, precisar falar um pouco sobre os códigos que forma a estrutura desta linguagem , esses códigos recebem o nome de tags, que nada mais são do que comandos de marcação de texto disposto de forma seqüencial que assim definirão a estrutura da página. Essas tags precisam ser colocadas de forma organizada, e sempre dentro dos sinais de maior e menor (<> “inicia a tag”), (</>finalizar), para finalizar dentro do sinal de maior e menor deverá ter uma barra dentro para indicar o final da tag exemplo. <html> </html> Por regra as tags devem ser escritas com letras minúsculas, porém se forem digitadas com letras maiúsculas também serão reconhecidas pelo navegador Conhecendo a estrutura Básica em HTML. <html> </html>Este comando é a estrutura principal do programa HTML, ele marca o ínicio e o final de um programa, ele é obrigatório. <head>...</head>Marca a área do cabeçalho, ele é opcional pois um programa funciona sem ele <title>...</title> É obrigado quando se colocar a tag cabeçalho, serve para definir um título. <body>...</body> Este comando marca o início do corpo do documento, nele será colocada todas as tags responsáveis pela formatação da página que será exibida no browser.

5 Conhecendo a estrutura Básica em HTML.
Criando uma estrutura html. Abra o bloco de notas e digite o código abaixo. INICIAR – PROGRAMAS-ACESSÓRIOS – BLOCO DE NOTAS. <html> <head> <title> Curso de Web. </title> </head> <body> <p>Existem vários editores HTML, que permitem a criação de páginas de razoável qualidade, mesmo sem nenhum conhecimento da linguagem. Ainda assim é importante aprender HTML, pois será necessário fazer alterações no programa, já que esse editores têm limitações, não contendo alguns dos recursos existentes e você, com certeza vai querer inclui – los para melhorar sua home page. </body> </html> Depois de digitado, salve o arquivo : ARQUIVO – SALVAR COMO, digite o nome da página.htm, em seguida clique no item SALVAR COMO TIPO, escolha a opção TODOS OS ARQUIVOS. Clique em salvar e execute a página, para ver como ficou a formatação.


Carregar ppt "1ª Aula de Html Íria Albuquerque."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google