A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Primórdios da Colonização de Mato Grosso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Primórdios da Colonização de Mato Grosso"— Transcrição da apresentação:

1 Primórdios da Colonização de Mato Grosso
1- A capitania de São Vicente e o surgimento das bandeiras. No século XVII, a Capitania de São Paulo era uma das capitanias mais pobre da colônia. Com a decadência da economia açucareira, os habitantes do planalto de Piratininga resolveram buscar a sua sobrevivência nas bandeiras. As bandeiras eram expedições particulares que partiam em direção ao interior da colônia e com isso adentraram em território espanhol. Tipos de bandeiras: Apresamento ou caça ao índio: aprisiona no ‘sertão” índios para a escravidão. Prospecção ou mineração: bandeiras que vinham a procura de metais preciosos. Sertanismo de Contrato: bandeiras alugadas, especializadas na captura de índios e negros foragidos do cativeiro.

2 O BRASIL COLONIAL Domingos Jorge Velho e Seu Lugar-tenente Antonio Fernandes, de Benedito Calixto ( ). que nasceu em São Paulo e decorou muitos teatros e igrejas.

3 Em 1718, chega a Mato Grosso, a bandeira de Antonio Pires de Campos
Em 1718, chega a Mato Grosso, a bandeira de Antonio Pires de Campos. Essas bandeira veio buscar índios para a escravidão. Índia Apiaká. Hercule Florence (1827). Acervo da Academia de Ciências de São Petersburgo, Rússia. Indígenas das missões espanholas de Chiquitos, em Casalvasco. Aimé-Adrien Taunay (1827). Acervo da Academia de Ciências de São Petersburgo, Rússia. “Índio cabixi”. Hercule Florence (1827). Acervo da Academia de Ciências de São Petersburgo, Rússia.

4 1719: A bandeira de Pascoal Moreira Cabral chegou nas barrancas do rio Coxipó descobrindo ouro na região. Com essas descoberta surgiu um importante núcleo populacional; o Arraial da Forquilha. O arraial da Forquilha localizava-se na confluência de dois ribeirões, que, ao juntar-se, davam continuidade ao rio Coxipó. Daí a origem do nome. Supõe-se que o fundador do arraial tenha sido o bandeirante Antônio de Almeida Lara, que, em 1720, estava explorando o rio Coxipó. Forquilha teve vida efêmera. Manteve-se como principal arraial das minas cuiabanas por apenas um ano e meio, até a descoberta das Lavras do Sutil, quando entrou em plena decadência. Fonte: Silva & Freitas (2000). O Arraial da Forquilha. Moacyr Freitas (2000). Acervo da Fundação Cultural de Mato Grosso.

5 1722: Miguel Sutil descobre ouro no Córrego Da Prainha, na região da Colina do Rosário e por isso a região foi denominada de “Lavras do Sutil”. A descoberta destas minas trouxe aventureiros de varias regiões e do Arraial da Forquilha dando origem a Atual cidade de Cuiabá. 1731: Os irmão Paes de Barros encontraram ouro na região do Guaporé e devido a dificuldade encontrada para penetra-la chamaram-na de “Mato Grosso.”

6 2- Administração das Minas de Cuiabá.
Em 1719, depois do combate com os índios e a fundação do Arraial da Forquilha, a população elegeu Pascoal Moreira Cabral como guarda-mor do arraial.Entretanto, o governo português não aceitou a eleição. 1724: Foi nomeado como guarda-mor da região o paulista Fernão dias Falcão. 1726: Rodrigo César de Menezes, governador da Capitania de São Paulo interessado em fiscalizar as minas e combater o contrabando resolveu mudar para Cuiabá, porém sabia que antes era preciso combater o poder local. Poder Local: Irmãos Leme e Pascoal Moreira Cabral. 1727: Cuiabá é elevada a categoria de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Ale disso, para cuidar da administração das minas foi criado a Intendência das Minas.O governo de Rodrigo César foi marcado por uma pesada carga de impostos, dentre eles, o mais importante foi o quinto (20%).

7 Espaço urbano da Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá: Câmara Municipal, Pelourinho, a cadeia, a Igreja do Senhor Bom Jesus de Cuiabá (Igreja da Matriz) As Câmaras eram o local do exercício do poder colonial, dentre outras funções, cabia a elas: fiscalizar a transmissão das heranças; aplicar a lei e efetuar prisões; administrar o espaço urbano e a área rural; cobrar impostos; assim como manter crianças abandonadas em residência de mulheres, denominadas “criadeiras”, que para isso recebiam um pecúlio trimestral. Fonte: VENANCIO, Renato Pinto. Estrutura do Senado da Câmara ( ). Termo de Mariana: história e documentação. Ouro Preto: EDUFOP, 1998, pp

8 A arquitetura republicana
A Catedral e a praça da República. Acervo do Arquivo Público do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá.

9 3- Abastecimento das Minas:
1) Monções: expedições fluviais que abasteciam as minas de Cuiabá. Principais rotas: : rio Tietê, Campo das Vacarias, rio Cuiabá. Problema da rota: espanhóis. 1724: rio Tietê- rio Cuiabá. Problema: índios caiapós, paiaguás e guaicurus.

10

11 2) Agricultura de subsistência: Rio Abaixo e Serra Acima
2) Agricultura de subsistência: Rio Abaixo e Serra Acima. Produção de Cana-de-Açucar: Engenhos 3) Pecuária: monções terrestres Vila Maria de Cáceres: Fazenda Jacobina.


Carregar ppt "Primórdios da Colonização de Mato Grosso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google