A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METAIS INTRODUÇÃO: A ULTILIZAÇÃO DE METAIS PELO HOMEM TEVE INÍCIO NO PERIODO COMPREENDIDO ENTRE 5000 e 4000 anos a.C. COM DESTAQUE PARA O OURO E O COBRE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METAIS INTRODUÇÃO: A ULTILIZAÇÃO DE METAIS PELO HOMEM TEVE INÍCIO NO PERIODO COMPREENDIDO ENTRE 5000 e 4000 anos a.C. COM DESTAQUE PARA O OURO E O COBRE."— Transcrição da apresentação:

1 METAIS INTRODUÇÃO: A ULTILIZAÇÃO DE METAIS PELO HOMEM TEVE INÍCIO NO PERIODO COMPREENDIDO ENTRE 5000 e 4000 anos a.C. COM DESTAQUE PARA O OURO E O COBRE. O COBRE POR SUAS PROPRIEDADES ESTRUTURAIS COMO DUCTILIDADE E MALEABILIDADE FOI MAIS EXPLORADO PELA SUA APLICAÇÃO EM ARMAS E FERRAMENTAS. O BRONZE (LIGA DE COBRE E ESTANHO) APARECEU CERCA DE 3000 anos a. C COM NOTÁVEL EVOLUÇÃO DOS PROCESSOS DE FUNDIÇÃO E METALURGIA O QUE ACARRETOU NO NOTÁVEL CRESCIMENTO DO IMPÉRIOL ROMANO. O FERRO SURGIU EM TORNO DE 1500 anos a. C TODAVIA JÁ ERA CONHECIDO PELOS EGÍPICIOS E CHINESES. O FERRO FOI MATERIA-PRIMA FUNDAMENTAL PARA A HUMANIDADE E A BUSCA PELA SUA MELHORIA RESULTOU NA OBTENÇÃO DO AÇO. O SURGIMENTO DO AÇO E SUA PRODUÇÃO EM ESCALAS APRECIÁVEIS, PROPICIOU NO SÉCULO XIX, EVANÇOS E SOLUÇÕES DE PROJETOS NO CAMPO DA ENGENHARIA E ARQUITETURA.

2 OS METAIS SÃO DOTADOS DE ELEVADA DUREZA, GRANDE RESISTÊNCIA À TRAÇÃO, À COMPRESSÃO, ELEVADA PLASTICIDADE SENDO TAMBÉM BONS CONDUTORES ELÉTRICOS E TÉRMICOS. OS METAIS PODEM SER CLASSIFICADOS EM FERROSOS E NÃO FERROSOS. METAIS FERROSOS. METAIS FERROSOS. O ELEMENTO FERRO CONSTITUI A BASE DE TODOS OS MATERIAIS METÁLICOS FERROSOS. FERRO FUNDIDO FERRO FUNDIDO (É EM GERAL DESTINADO AO PROCESSO DE FUNDIÇÃO) FERRO FUNDIDO BRANCO (RESISTÊNCIA À CORROSÃO, BAIXA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO AO IMPACTO E A COMPRESSÃO) FERRO FUNDIDO CINZENTO (BAIXA DUREZA, BOA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO). FERRO FUNDIDO MALEÁVEL (ELEVADA DUCTILIDADE, ELEVADA RESISTÊNCIA MECÂNICA E MALEABILIDADE). AÇO (DENOMINA-SE AÇO TODA LIGA DE FERRO E CARBONO) AÇO (DENOMINA-SE AÇO TODA LIGA DE FERRO E CARBONO) AÇO CARBONO – É O AÇO MAIS COMUM DISPONÍVEL NO MERCADO. AÇO CARBONO – É O AÇO MAIS COMUM DISPONÍVEL NO MERCADO. AÇO CROMO – É A COMBINAÇÃO DO AÇO CARBONO COM O CROMO. AÇO CROMO – É A COMBINAÇÃO DO AÇO CARBONO COM O CROMO. AÇO BORO – É A COMBINAÇÃO DO AÇO CARBONO COM BORO AÇO BORO – É A COMBINAÇÃO DO AÇO CARBONO COM BORO

3 AÇO INOXIDÁVEL É A COMBINAÇÃO DO AÇO CARBONO COM O CROMO (de 11 a 20 %) O QUE LHE CONFERE UMA NOTÁVEL RESISTÊNCIA À OXIDAÇÃO. OBS: O CROMO NESTA QUANTIDADE, EM CONTATO COM O OXIGÊNIO, PROPICIA O SURGIMENTO DE UMA FINA CAMADA DE ÓXIDO DE CROMO EM TODO O CONTORNO DA PEÇA IMPEDINDO A OXIDAÇÃO DO FERRO. METAIS NÃO FERROSOS: METAIS NÃO FERROSOS: É UM GRUPO DE METAIS ONDE A PRESENÇA DO ELEMENTO FERRO EM SUA COMPOSIÇÃO É MUITO PEQUENA. ENTRE ELES TEMOS: É UM GRUPO DE METAIS ONDE A PRESENÇA DO ELEMENTO FERRO EM SUA COMPOSIÇÃO É MUITO PEQUENA. ENTRE ELES TEMOS: O ALUMÍNIO, O COBRE, O BRONZE ENTRE OUTROS MENOS IMPORTANTE. O ALUMÍNIO, O COBRE, O BRONZE ENTRE OUTROS MENOS IMPORTANTE. 1 – ALUMÍNIO: 1 – ALUMÍNIO: PROPRIEDADES: AUTOPROTEÇÃO À CORROSÃO,BAIXA DENSIDADE, BOA CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA, ELEVADA CONDUTIBILIDADE TÉRMICA, NÃO MAGNÉTICO, BOA ELASTICIDADE, MÉDIA A FRACA RESITÊNCIA À TRAÇÃO, ALTA REFLETIVIDADE À LUZ E CALOR. PROPRIEDADES: AUTOPROTEÇÃO À CORROSÃO,BAIXA DENSIDADE, BOA CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA, ELEVADA CONDUTIBILIDADE TÉRMICA, NÃO MAGNÉTICO, BOA ELASTICIDADE, MÉDIA A FRACA RESITÊNCIA À TRAÇÃO, ALTA REFLETIVIDADE À LUZ E CALOR. APLICAÇÕES: RADIADORES, REFLETORES DE LUMINÁRIAS, COMPONENTES DE COMPUTADORES, ESTRUTURAS DE BICICLETAS, RODAS ESPECIAIS P/ AUTOMÓVEIS, AVIÕES ETC. APLICAÇÕES: RADIADORES, REFLETORES DE LUMINÁRIAS, COMPONENTES DE COMPUTADORES, ESTRUTURAS DE BICICLETAS, RODAS ESPECIAIS P/ AUTOMÓVEIS, AVIÕES ETC.

4 BRONZE: BRONZE: LIGA DE COBRE E ESTANHO E OUTROS ELEMENTOS EM MENOR PROPORÇÃO. PROPRIEDADES: BOA A EXCELENTE DUREZA, RESISTÊNCIA AO DESGASTE, RESISTENTE A CORROSÃO. COBRE: COBRE: O MAIS ANTIGO DOS METAIS ALÉM DO OURO É O ÚNICO METAL COM COR. (AMARELO-AVERMELHADO) O MAIS ANTIGO DOS METAIS ALÉM DO OURO É O ÚNICO METAL COM COR. (AMARELO-AVERMELHADO) PROPRIEDADES: EXCELENTE CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA (APENAS INFERIOR A DA PRATA), ELEVADA CONDUTIBILIDADE TÉRMICA, FLEXIBILIDADE. PROPRIEDADES: EXCELENTE CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA (APENAS INFERIOR A DA PRATA), ELEVADA CONDUTIBILIDADE TÉRMICA, FLEXIBILIDADE. APLICAÇÕES: FIOS P/ TRANSMISSÃO DE ELETRICIDADE, TUBULAÇÕES DE ÁGUA QUENTE, CONEXÕES HIDRÁULICAS, SOLDAS. APLICAÇÕES: FIOS P/ TRANSMISSÃO DE ELETRICIDADE, TUBULAÇÕES DE ÁGUA QUENTE, CONEXÕES HIDRÁULICAS, SOLDAS. CROMO: CROMO: METAL DE COR BRANCA LEVEMENTE AZULADA COM BRILHO, NÃO É ENCONTRADO PURO NA NATUREZA. É EXTREMAMENTE QUEBRADIÇO POR ISSO É EMPREGADO COMO ELEMENTO DE LIGA COM OUTROS METAIS PARA CONFERIR RESISTÊNCIA À CORROSÃO. METAL DE COR BRANCA LEVEMENTE AZULADA COM BRILHO, NÃO É ENCONTRADO PURO NA NATUREZA. É EXTREMAMENTE QUEBRADIÇO POR ISSO É EMPREGADO COMO ELEMENTO DE LIGA COM OUTROS METAIS PARA CONFERIR RESISTÊNCIA À CORROSÃO.

5 PROPRIEDADES: PROPRIEDADES: CARACTERÍSTICAS MAGNÉTICAS, ELEVADA DUREZA, MALEABILIDADE, BOA CONDUTIBILIDADE TÉRMICA E ELÉTRICA. APLICAÇÕES: FABRICAÇÃO DE RESISTÊNCIAS ELÉTRICAS, DECORAÇÃO DE PEÇAS EM PLÁSTICOS (METALIZAÇÃO), INDUSTRIA DE FILMES FOTOGRÁFICOS ETC. LATÃO: LATÃO: LIGA DE COBRE E ZINCO E PEQUENAS QUANTIDADES DE OUTROS ELEMENTOS (Al, Fe, etc.) LIGA DE COBRE E ZINCO E PEQUENAS QUANTIDADES DE OUTROS ELEMENTOS (Al, Fe, etc.) PROPRIEDADES: FLEXIBILIDADE, RESITÊNCIA A CORROSÃO E DUREZA, BAIXA RESITÊNCIA À COMPRESSÃO, ALTAS TEMPERATURAS. PROPRIEDADES: FLEXIBILIDADE, RESITÊNCIA A CORROSÃO E DUREZA, BAIXA RESITÊNCIA À COMPRESSÃO, ALTAS TEMPERATURAS. OBS: OS LATÕES SÃO FRACOS QDO SUBMETIDOS A MEIOS FORTEMENTE ÁCIDOS. OBS: OS LATÕES SÃO FRACOS QDO SUBMETIDOS A MEIOS FORTEMENTE ÁCIDOS. APLICAÇÕES: PEÇAS DECORATIVAS, TUBULAÇÕES FRIAS OU QUENTES, CONEXÕES DE REDES PRESSURIZADAS (COMPRESSORES) VÁLVULAS DE PEQUENOS DIÂMETROS ETC. APLICAÇÕES: PEÇAS DECORATIVAS, TUBULAÇÕES FRIAS OU QUENTES, CONEXÕES DE REDES PRESSURIZADAS (COMPRESSORES) VÁLVULAS DE PEQUENOS DIÂMETROS ETC.

6 OURO: OURO: METAL NOBRE, DE COR AMARELO BRILHANTE, COMERCIALIZADO EM FORMA DE LINGOTES, LÂMINAS, BARRAS, FIOS, PÓ. OBS: GRANDE PARTE DO OURO OBTIDO É DESTINADO ÀS RESERVAS DE LASRO DOS PAISES. EM SEU ESTADO NATURAL É MUITO MOLE, SENDO NECESSÁRIO A ADIÇÃO DE OUTROS ELEMENTOS NO SENTIDO DE TORNA-LO MAIS ESTÁVEL (COBRE, PRATA, NÍQUEL, PLATINA E PALÁDIO), CONFEREM ALÉM DA ESTRUTURA, A ALTERAÇÃO DA COLORAÇÃO E REDUÇÃO DO CUSTO. O OURO É COMERCIALIZADO NA UNIDADE DE ONÇA (=30 Gramas) E CATEGORIZADO DE ACORDO COM O GRAU DE PUREZA MEDIDO EM QUILATES. O MAIOR NÍVEL ALCANÇADO É O DE 24 QUILATES (100 % DE PUREZA) O MAIS COMUM É O DE 18 QUILATES (70 % DE PUREZA) PROPRIEDADES: ELEVADA DENSIDADE, ELEVADA RESISTÊNCIA À CORROSÃO, EXCELENTE CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA. DENSIDADE: 19,3 g/cm³. APLICAÇÕES: PRÓTESE DENTÁRIA, JÓIS, SOLDA, MOEDAS MEDALHAS ETC.

7 PRATA: PRATA: METAL NOBRE DE COR BRANCA E BRILHO INTENSO, MELHOR CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA E TÉRMICA ENTRE TODOS OS METAIS EXISTENTES. PROPRIEDADES: ELEVADA DUCTIBILIDADE, MALEABILIDADE, EXCELENTE CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA E TÉRMICA. SUA RESITÊNCIA QUÍMICA É BOA, SENDO DISSOLVIDA APENAS POR ÁCIDO CLORÍDRICO, NÍTRICO E SULFÚRICO. DENSIDADE: 10,7 g/cm³ APLICAÇÕES: APARELHOS ELETRÔNICOS, ESPELHOS E REFLETORES, ELEMENTOS PARA FILMES, REVESTIMENTOS, FILMES RADIÓLÓGICOS, JOALHERIAS, SOLDAS, PRÓTESE DENTÁRIA, MOEDAS. TITÂNIO: NÃO É ENCONTRADO NA SUA FORMA ELEMENTAR NA NATUREZA, MAS SEMPRE LIGADO A OUTROS ELEMENTOS (RUTILO e o ANATESE). PROPRIEDADES: LEVEZA, MALEABILIDADE, É UM METAL QUE NÃO PODE SER SOLDADO FACILMENTE EM VIRTUDE DO SEU ELEVADO PONTO DE FUSÃO (1648°-1704°c). APLICAÇÕES: CONSTRUÇÃO DE AERONAVES, PRÓTESE DENTÁRIA, PEDRAS PRECIOSAS (DIAMANTE ARTIFICIAL)


Carregar ppt "METAIS INTRODUÇÃO: A ULTILIZAÇÃO DE METAIS PELO HOMEM TEVE INÍCIO NO PERIODO COMPREENDIDO ENTRE 5000 e 4000 anos a.C. COM DESTAQUE PARA O OURO E O COBRE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google