A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dicente: Renan Pontes Cruz Orientador: Pablo Javier Alsina PETRELEV - Planta Piloto para Estudos de Elevação Artificial de Petróleo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dicente: Renan Pontes Cruz Orientador: Pablo Javier Alsina PETRELEV - Planta Piloto para Estudos de Elevação Artificial de Petróleo."— Transcrição da apresentação:

1 Dicente: Renan Pontes Cruz Orientador: Pablo Javier Alsina PETRELEV - Planta Piloto para Estudos de Elevação Artificial de Petróleo

2 Objetivo Implementar uma planta piloto de dimensões reduzidas para reproduzir o comportamento de um poço com plunger lift, a qual será utilizada para a realização de medições, experimentos, testes e coleta de dados que subsidiem a elaboração de uma modelagem dinâmica mais fiel ao comportamento de poços reais.

3 Motivação Os poços de petróleo dotados de método de elevação tipo plunger lift apresentam-se como uma boa alternativa para a produção de poços de bombeio mecânico com alta relação gás-líquido.

4 Equipamentos Lubricator: Composto por uma mola, responsável por absorver o impacto provocado pela chegada do plunger à superfície. Motor Valve: Utilizada para controlar o fluxo no tubing. Arrival sensor: Produz um sinal eletrônico indicando a chegada do plunger à superfície. Bumper Spring: Apresenta uma mola, responsável por absorver o impacto provocado pela chegada do plunger ao fundo do poço. Plunger (pistão): interface sólida entre o gás e o líquido.

5 Equipamentos Unidade de controle ACOS205 – Produzido pela HI Tecnologia. Controlador ZAP500.

6 Funcionamento O plunger se encontra no fundo do poço. O gás produzido pelo reservatório é armazenado inicialmente no espaço anular enquanto o fluido acumula-se no tubing. Após um tempo, quando a pressão na parte superior do poço é considerada adequada, o controlador envia um sinal para abrir a motor valve, reduzindo a pressão no tubing e conseqüentemente criando a pressão diferencial necessária para elevar o plunger juntamente com o fluido à superfície. No momento em que o plunger se aproxima da superfície, o fluido começa e ser produzido na linha de surgência. Ao final desse período de produção, o controlador envia um sinal para fechar a motor valve, fazendo com que o plunger caia em direção ao fundo do poço, iniciando um novo ciclo.

7 Agradecimentos


Carregar ppt "Dicente: Renan Pontes Cruz Orientador: Pablo Javier Alsina PETRELEV - Planta Piloto para Estudos de Elevação Artificial de Petróleo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google