A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Área: 323.877 km² Capital: Oslo População: 4,75 milhões Moeda: Coroa Norueguesa Nome Oficial: Reino da Noruega Nacionalidade: norueguesa Data Nacional:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Área: 323.877 km² Capital: Oslo População: 4,75 milhões Moeda: Coroa Norueguesa Nome Oficial: Reino da Noruega Nacionalidade: norueguesa Data Nacional:"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Área: km² Capital: Oslo População: 4,75 milhões Moeda: Coroa Norueguesa Nome Oficial: Reino da Noruega Nacionalidade: norueguesa Data Nacional: 17 de maio (Dia da Constituição) Governo: Monarquia Parlamentarista

4 Composição da População: noruegueses 96,3%, dinamarqueses 0,4%, suecos 0,3%, ingleses 0,3%, paquistaneses 0,2%, americanos 0,2%, iugoslavos 0,2%, iranianos 0,2%, outros 1,9% Idioma: norueguês (oficial) e lapão. Religião: cristianismo 87,9% (luteranos), sem filiação 3,2%, outras 8,9% IDH: 0,971

5

6 Os primeiros habitantes da Noruega foram caçadores lapões e pescadores vindos da ásia central que vieram por cerca de a.c,os segundos habitantes foram agricultores e criadores de gado que vieram em torno de 2500 a.c a 3000 a.c, estes se estabeleceram perto de lagos e fiordes. No ano 5 a.c uma frota romana alcançou a costa norueguesa, com o contato os noruegueses desenvolveram a escrita rúnica. Até ao século VI os povos construíram fortes nas colinas,de onde se atacavam, os habitantes se organizaram em 29 povos.

7

8 A era viking começou por volta de 800 d.c,os vikings da Escandinávia eram saqueadores, exploradores,comerciantes e colonizadores A economia dos vikings baseava-se na pesca (principalmente do bacalhau) e do comércio marítimo que praticavam na região norte da Europa. Os vikings não eram cristãos (somente por volta do ano 1000, com o contato com os europeus, começaram a aderir ao cristianismo), pois acreditavam em vários deuses (religião politeísta) ligados às forças da natureza. Odin (deus da sabedoria e da guerra) era a maior divindade entre este povo. Também acreditavam em outros deuses como, por exemplo, Thor (deus do trovão e filho de Odin) e Freyr (deus da paz e fertilidade).

9 Os vikings da Noruega realizaram expedições à Grã-Bretanha, à França, às ilhas Shetland, Órcadas, Hébridas, de Man e Faroe, e à Islândia. Erik, o Vermelho, conduziu os vikings até a Groenlândia a partir da Islândia; anos mais tarde, o seu filho Leif Eriksson teria se tornado possivelmente o primeiro europeu a chegar, sem saber, à costa da América do Norte(Vinland).

10

11 No século IV o chefe militar Harald I Haarfager se unificou o país depois de se tornar o primeiro rei da Noruega, pois havia derrotado vários chefes locais no ano de 872. Depois seus filhos dividiram o país. O rei Olavo I ( ) introduziu o cristianismo no país após ter se convertido na Inglaterra, mas a grande maioria da população não aderiu a nova religião. No reinado de Olavo II o cristianismo foi adotado como religião e Olavo ainda reunificou o país, mas foi morto em uma batalha contra os dinamarqueses. Os dinamarqueses dominaram a Noruega de (1028 a 1035). O rei Magnus I, o bom uniu a Dinamarca a Noruega, e os próximos reis foram de origem caseira até o último da dinastia, Sigurd I. Com a Baixa Idade Média, toda a Europa foi testemunha de um bruto crescimento populacional - até o momento em que a Peste Negra ataca o continente e diminui a sua população para cerca de um terço. Com isso, a Noruega não foi capaz de viver uma virada positiva a nível económico. Enfraquecida, entra sob domínio da Dinamarca e foi subordinada a essa até o fim das Guerras Napoleônicas quando a conquista sueca sobre os dinamarqueses faz com que a Noruega entre em união pessoal com a Suécia (ver Reino da Suécia e Noruega). Apesar do poder ter ficado na mão dos monarcas suecos, a união foi igualitária, e os noruegueses desfrutaram de grande liberdade política e sociocultural, o reino teve duas línguas (norueguês e sueco) e duas capitais (Cristiânia e Estocolmo). A união teve fim pacificamente 91 anos depois.

12 Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha Nazista,executa a operação Weserübung, que invade a Noruega e a Dinamarca simultaneamente em 9 de abril de A Dinamarca se rende, mas a Noruega, que possuía uma das maiores frotas marítimas européias, bem como sua localização próxima à costa britânica, é manipulada pelos britânicos, que encaram a resistência dos noruegueses aos nazistas como crucial. Para tal, os ingleses e franceses enviam tropas para desocupar os principais portos do país e recuperar a marinha norueguesa do poder alemão. Durante dois meses de intensa resistência aos nazistas, tropas soviéticas entram em solo norueguês para atuarem contra os finlândeses na Guerra de Inverno, e enquanto cidades como Narvik, Osloe Stavanger se viam entre o poder britânico e o nazista, cidades como Kirkenes e Vads eram disputadas pelos soviéticos e nazistas. Igualmente tensa era a situação na fronteira com a Suécia, que relutou em permanecer neutra, apesar das frequentes ameaças de invasão. Em 1949, a Noruega torna-se um dos membros fundadores da OTANbritânica

13

14 A Noruega localiza-se no norte da Europa, na península Escandinava. FRONTEIRAS: Rússia,Finlândia,Suécia a leste e Dinamarca ao sul(próxima); MARES: A costa oeste é banhada pelo mar do norte, mar da Noruega, e a costa sul é banhada pelo Mar de Skagerrak; OCEANOS: Oceano glacial ártico e Oceano atlântico; EXTENSÃO: Aproximadamente 1700 km de norte a sul; RELEVO: Glacial, formado em maior parte por platôs altos e montanhas ásperas, através dos quais aparecem vales férteis; pequenas e irregulares planícies. A costa é recortada ; VEGETAÇÃO: Taiga e Tundra.

15

16 A Noruega possui clima subpolar (podem ser encontrados outros tipos de clima)mas com temperaturas mais elevadas graças a corrente do golfo.cadeias montanhosas que dividem o território continental da Noruega proporcionam proteção a vastas áreas do interior leste do país face à precipitação, proporcionando a esta área um clima mais continental do que seria esperado à luz da sua proximidade da costa

17

18 A Noruega é uma monarquia constitucional(que reconhece um monarca eleito ou hereditário como chefe do Estado, mas em que uma constituição limita os poderes do monarca), com uma democracia parlamentar(poder não absoluto do rei). Na Noruega o primeiro ministro(statsminster) é o chefe do governo, ele nomeia um gabinete executivo com membros do parlamento norueguês que se chama assembléia grande(storting), a assembléia é formada por 169 membros.

19

20 RECURSOS NATURAIS: O país é dotado de ricos recursos naturais - petróleo, energia hidroelétrica, peixes(bacalhau), florestas, e minerais e baleias. A Noruega está altamente dependente da sua produção de petróleo e gás, já que esses dois juntos somam 35% das exportações, a Noruega é o terceiro maior exportador de petróleo do mundo perdendo somente para Rússia e Arábia Saudita QUESTÃO UNIÃO EUROPÉIA:: A Noruega não faz parte da U.E(ela recusou duas vezes, em 1972 e 1994), mas faz parte da Associação Europeia de Livre Comércio( que diz que os produtos importados de estados- membros não estão sujeitos ao pagamento de impostos aduaneiros, o que naturalmente serve para fomentar as trocas internacionais no espaço desses países), esse bloco econômico possui além da Noruega mais três países:Suíça, Liechtenstein, e Islândia CRESCIMENTO ECONÔMICO: O crescimento econômico em 2000 foi de 2,7%, comparado com os 0,8% de 1999, mas voltou a cair, para 1,3%, em O governo avançou com privatizações em 2000, vendendo um terço da companhia de petróleo Statoil, que tinha capital 100% estatal.

21

22

23 A Noruega tem uma Igreja Estatal Protestante oficial, baseada na religião luterana evangélica. Apesar de não existir separação entre a Igreja e o Estado, todos os habitantes têm o direito de praticar a sua religião livremente de acordo com uma emenda à Constituição datada de Nove em cada dez cidadãos de etnia norueguesa são membros da Igreja Estatal da Noruega. Apenas 10% da população freqüenta os serviços religiosos ou outras reuniões relacionadas com o Cristianismo mais do que uma vez por mês. A conversão da noruega para o cristianismo teve início por volta do ano e foi resultado do contato com a Europa cristã, que foi resultado de laços comerciais e excursões vikings. As atividades realizadas pela igreja anglo-saxônica ajudaram o cristianismo a ser a pricipal religião desbancando os deuses nórdicos. A Noruega foi católica até a reforma luterana de 1536.

24

25 Entre os noruegueses famosos incluem-se Anni Frid Lyngstad (ABBA), o dramaturgo Henrik Ibsen, os exploradores Roald Amundsen e Fridtjof Nansen, o pintor expressionista Edvard Munch, o compositor do romantismo Edvard Grieg e os roancistas Knut Hamsun e Sigrid Undset, vencedores do Prêmio Nobel de Literatura em 1920e Os noruegeueses celebram o dia ada constituição em 17 de maio, nesse dia muitos pessoas vestem o bunad(traje tradicional) ou participa das paradas que ocorrem.


Carregar ppt "Área: 323.877 km² Capital: Oslo População: 4,75 milhões Moeda: Coroa Norueguesa Nome Oficial: Reino da Noruega Nacionalidade: norueguesa Data Nacional:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google