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Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital Oficina temática: Algoritmos e Programação Aula1: Revisão de conceitos básicos Professor: Sandro Rigo.

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1 Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital Oficina temática: Algoritmos e Programação Aula1: Revisão de conceitos básicos Professor: Sandro Rigo

2 Roteiro Apresentação Conceitos básicos (revisão) Arquitetura de Von Neuman Discussão: Algoritmo Linguagem de programação variáveis, expressões Exercícios

3 Apresentação Objetivo: Apresentação e revisão de conceitos básicos Discussão da noção de algoritmo Escopo da linguagem de programação Exercício com mapa conceitual Exercícios com variáveis e expressões

4 Conceitos básicos Arquitetura de Von Neumann: Entrada Teclado, mouse, joystick,.... Processamento UCP/CPU (Unidade Central de Processamento) (Placas específicas de entrada e saída) Memória Secundária (discos), Principal (RAM) Saída Vídeo, impressora,...

5 Conceitos básicos Arquitetura de Von Neumann: ou arquitetura de fluxo de controle A Memória armazena sempre um conjunto de instruções no formato conhecido como linguagem de máquina A CPU realiza ininterruptamente seu ciclo de operação Busca de instruções na memória Decodificação de instruções Execução de instruções Uso de registradores internos para manter o estado Local de memória a ler Valores temporários gerados

6 Conceitos básicos Outras arquiteturas : arquitetura de fluxo de dados A Memória armazena um conjunto de instruções no formato conhecido como tokens Operação, operandos, destino Não existe controle da memória a ser lida A execução das instruções (tokens) ocorre quando os operandos estiverem disponíveis

7 Conceitos básicos Outros recursos: placas de entrada e saída Componentes específicos para a solução de problemas em determinadas áreas Computação gráfica: renderização Implementação mais eficiente Liberação do processador para outras tarefas

8 Conceitos básicos Outros recursos: Multiprocessamento Eletrônica embarcada Componentes de entrada de dados

9 Conceitos básicos HD CPU Memória Interface de entrada e saída

10 Conceitos básicos Algoritmo Usado para a solução de problemas Descrito em diversos formalismos Seqüência de processos encadeados Formas de mapeamento dos dados envolvidos Cooperação, comparação, melhorias Independente de linguagem Dependente de recursos

11 Algoritmo Exemplo: leitura do livro X Ir até a biblioteca Acessar a lista de localização de títulos Procurar o título X Anotar o número da estante Caminhar até a estante Retirar o livro da estante Caminhar até o espaço de leitura Ler o livro

12 Algoritmo Exemplo: receita de pão Obter os ingredientes Misturar os ingredientes e fazer a massa Aguardar o crescimento da massa Colocar no forno por 35 minutos Retirar do forno

13 Algoritmo Exemplo: receita de pão Obter farinha (2 xícaras) Obter ovos (2 ovos) Obter leite (1 xícara) Obter fermento (1 colher de sopa) Misturar os ingredientes e fazer a massa Aguardar o crescimento da massa Colocar no forno por 35 minutos Retirar do forno

14 Algoritmo Diversidade: ordenação Ordenação por inserção direta Ordenação por seleção direta Ordenação por inserção através de incrementos decrescentes Ordenação por árvores Ordenação por particionamento Ordenação polifásica Bubble sort Shellsort Quicksort Mergesort Radix sort Algoritmos de ordenação paralela

15 Algoritmo Diversidade: ordenação, busca,.... Performance: comparação entre resultados obtidos Requisitos: mais memória, mais processamento Etapas, ou pré-processamento (dividir para conquistar)

16 Linguagem de programação Implementação de algoritmos Tradução em código executável (fonte => objeto => executável) Processo de tradução: dependente de máquina Java Padrões (C ANSI) Compartilhamento de módulos ou procedimentos Adequação: velocidade, sintaxe, requisitos

17 Linguagem de programação Comandos Palavras-chave de uma linguagem associadas a implementações específicas Variáveis Recursos de armazenamento de valores que podem ser modificados durante a execução de programas Constantes Recursos para armazenamento de valores estáticos durante a execução de programas

18 Linguagem de programação Programas Seqüência de comandos de uma linguagem, em formato padronizado, que permite a implementação de algoritmos Fonte: descrição original, em formato texto, pelo programador Executável: descrição na linguagem de máquina do processador em que deve ser executado Objeto: formato intermediário, usadopara composição de código com diversos módulos

19 Linguagem de programação Programas Exemplo: #include /* impressão de uma mensagem simples */ main() { printf(\n Mensagem inicial em c! \n); return 0; }

20 Linguagem de programação Tipos de dados Numéricos Lógicos Texto Expressões Conjunto de operadores e valores ou variáveis, utilizado para a implementação de cálculos

21 Linguagem de programação Expressões Exemplo: média Variável 1 -> valor da primeira prova (v1) Variável 2 -> valor da segunda prova (v2) Variável média -> média aritmética das duas (v1 e v2) Operadores: atribuição soma e divisão media = (v1 + v2) / 2;

22 Linguagem de programação Expressões Operadores Aritméticos Lógicos Atribuição

23 Introdução Algoritmo => linguagem de programação Exibir o resultado C printf(\nResultado: %d\n,valor); Mapeamento para a linguagem de programação C++ Cout<< endl<

24 Introdução Implementação de programas disco Editor de texto Gera arquivo fonte (.cpp) Compilador Lê arquivo fonte (.cpp) Gera arquivo objeto Editor de ligação (linker) Lê arquivo objeto, Lê arquivos de bibliotecas Gera arquivo executável No Visual C++: -File New -File Save -Build compile -Build build.exe

25 Introdução Implementação de programas No Visual C++: -File New -File Save -Build compile -Build build.exe

26 Introdução No Visual C++: -File New -File Save -Build compile -Build build.exe // teste in C++ #include int main() { std::cout << "Bem vindo C++!\n"; return 0; } LZ ø+A2L k.drectve b $.debug$S H B.CRT$XCU – 0À.text = À ý % P`.rdata = N N œ HB.text Ö ° # ¨$ P`.text$x D% W% P`.xdata$x ` u% Õ% & '( HB.text N Ÿ( í( ) P`.debug$S ± ) È) HB.text * Ü) * P`.debug$S Ž * š* HB.text 5 ®* ã* ÷* P`.debug$S w H B-defaultlib:libcpd -defaultlib:LIBCD -defaultlib:OLDNAMES -editandcontinue -include:___pfnBkCheck J ptrdiff_t __exString exception u size_t y _s__CatchableType ! wchar_t 6 _TypeDescriptor J FILE f _PMFN p + D + X \ k o ƒ P P œ ¯ § ³ § á å F š ¸ÌÌÌÌó«h h è å]à # 1 5 ! *, Bem vindo

27 Exercícios Mapa conceitual Variáveis Expressões Algoritmos

28 Material e recursos Bibliografia Terada, Routo. Desenvolvimento de Algoritmos e Estruturas de Dados. São Paulo: McGraw-Hill, Lee, Richard C.. Tepfenhart, William M.. Paschoa, Celso Roberto (trad.). UML e C++: Guia Prático de Desenvolvimento Orientado a Objeto. São Paulo: Makron, Wirth, Niklaus. Lee, Cheng Mei (trad.). Algoritmos e Estruturas de Dados. Rio de Janeiro: LTC, Szwarcfiter, Jayme Luiz. Markenzon, Lilian. Estruturas de Dados e seus Algoritmos. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, Preiss, Bruno R.. Gouvêa, Elizabeth Ferreira (trad.). Estruturas de Dados e Algoritmos: Padrões de Projetos Orientados a Objetos com Java. Rio de Janeiro: Campus, 2000.


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