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Encontro com os Coordenadores de Avaliação das Diretorias de Ensino: Articulando as Dimensões Técnico-Operacionais.

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Apresentação em tema: "Encontro com os Coordenadores de Avaliação das Diretorias de Ensino: Articulando as Dimensões Técnico-Operacionais."— Transcrição da apresentação:

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2 Encontro com os Coordenadores de Avaliação das Diretorias de Ensino: Articulando as Dimensões Técnico-Operacionais

3 Saresp 2013: seus instrumentais, procedimentos e equipes envolvidas Maria Conceição Conholato

4 Principais Aspectos da Avaliação

5 SARESP Informações Julgamento Decisão Ação Uso dos resultados Melhoria do ensino Divulgação dos resultados Finalidade e desenho da avaliação Instrumentos de avaliação Treinamento das equipes envolvidas Aplicação da avaliação

6 Abrangência da Avaliação

7 Rede de Ensino AlunoTurmaEscola Estadual ETE* Municipal ** Particular*** Total * Centro Paula Souza ** 537 Municípios aderiram *** 174 Escolas do SESI Base de dados: 30 de agosto/2013 – SEE/Cadastro de alunos

8 Calendário das Provas DataProva Anos/ Série 26/11 Língua Portuguesa 2º, 3º e 5º anos EF Redação (amostra por rede de ensino) 5º ano EF Língua Portuguesa e Matemática 7º e 9º anos EF e 3 a série EM

9 DataProva Anos/ Série 27/11 Matemática 2º, 3º e 5º anos EF Redação (amostra por rede de ensino) 7º e 9º anos EF e 3 a série EM Ciências Ciências Humanas (Geografia e História) 7º e 9º anos EF e 3 a série EM

10 Horário das Provas Horário de Início das Aulas Período de Aplicação Turmas que iniciam entre 6h45 e 10h59 Manhã Turmas que iniciam entre 11h e 16h59 Tarde Turmas que iniciam a partir das 17h Noite Turmas de horário integralManhã

11 Duração das provas para o aluno: 3h Permanência mínima: 1º dia: 2h 2º dia: 1h e 30 minutos Alunos c/necessidades educacionais especiais e alunos que farão Redação: acrescentar 1 hora.

12 Instrumentos Avaliação Controle Orientação Cadernos de Provas e Folhas de Respostas Questionários de Contexto Manuais Formulários e SIS

13 Instrumentos de Avaliação

14 Matrizes de Referência para a Avaliação Referenciais das Provas do SARESP Habilidades Conteúdos Competências Por disciplina e ano/série avaliadas Currículo do Estado de São Paulo – SEE Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs

15 Itens pré-testados: habilidade avaliada, adequação da linguagem (enunciado, alternativas, suporte do item) ao ano/série avaliada, grau de dificuldade e de discriminação do item. Novidade para 2013: resultados do 3º EF na mesma escala do 5º EF à 3ª EM.

16 Cadernos de Provas Língua Portuguesa Matemática 2º e 3º anos do Ensino Fundamental

17 Características das provas: Questões abertas 2 Cadernos de Provas diferentes por turno (manhã e tarde) e área avaliada LP: 6 questões (2º EF) e 8 (3º EF) MAT: 15 questões (2º EF e 3º EF)

18 Folhas de Respostas pré-identificadas separadas do Caderno de Prova Serão utilizadas no trabalho de correção das provas Exemplar do Caderno de Prova do Professor: LP e MAT e por turno

19 Língua Portuguesa Matemática Ciências Humanas (Geografia e História) 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM

20 Características das provas: Questões objetivas de múltipla escolha Diferentes Cadernos de Provas: - 26 Cadernos para LP e MAT - 21 Cadernos para Geografia/História - 7º e 9º EF e 3ª EM: Cadernos de nº ímpar começam com LP e Cadernos de nº par com MAT; esse mesmo procedimento ocorre com Geo e Hist

21 Caderno de Prova e Folha de resposta são pré-identificados com o nome do aluno. Folha de resposta é parte integrante do Caderno de Prova – última capa do Caderno de Prova.

22 Cadernos de Redação Gêneros avaliados: Carta de leitor – 5º ano EF Narrativa de aventura – 7º ano EF Artigo de opinião – 9º ano EF e 3ª série EM 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM

23 Redação: amostra de 10% de alunos por rede de ensino. Caderno de Prova e Folha da Redação são pré-identificados com o nome do aluno.

24 Cadernos de Provas Especiais 3º, 5º, 7º e 9º anos do EF e 3ª série EM

25 Versão em braile - (267 provas) Ampliada - (2.941 provas) Nº turmas: envolvendo todas as rede de ensino Provas especiais: alunos cadastrados no CIE/Prodesp (Agosto/13) Por ano/série e disciplina

26 Aplicação das Provas 2º e 3º anos EF Professores do 1º, 2º e/ou 3º ano EF da escola trocando de turma.

27 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM Professores trocando de escola (Convocação – Rede Estadual). Escolas municipais e particulares que não comportem a troca de professores de escola: - Professores de turma, ano/série diferentes e, preferencialmente, de disciplinas diferentes.

28 Durante a realização da prova, somente o aplicador e os alunos devem permanecer na sala de aula. Exceção: outro professor para auxiliar alunos com necessidades educacionais especiais.

29 Correção das Provas

30 2º e 3º EF – correção descentralizada Provas: L. Portuguesa e Matemática: PCOPs de Ciclo I Professores coordenadores Professores do Ciclo I Roteiros de Correção – LP e MAT/Vídeo Apresenta as orientações para correção das provas e transcrição das respostas dos alunos.

31 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM Prova de Redação: Vunesp Provas objetivas: Vunesp

32 Questionários de Contexto Coletar informações sobre características socioeconômicas dos pais e alunos e perfil da gestão escolar realizar estudos dos fatores associados ao desempenho dos alunos.

33 Questionários de Pais e Alunos e folhas de respostas: 3 tipos 2º, 3º e 5º anos EF 7º e 9º anos EF 3ª série EM Aplicação: respondido em casa pelos pais e alunos - Informativo aos diretores - Devolução somente das Folhas de Respostas lacradas

34 Questionários da Equipe Escolar: (somente para a rede estadual) Diretor Professor coordenador Professores das áreas avaliadas Aplicação: on-line em plataforma web no site da SEE

35 Instrumentos de Orientação

36 Agenda de Trabalho Destinada aos coordenadores de avaliação e diretores de escola.

37 Características da avaliação. Calendário das provas. Instrumentos da avaliação. Estrutura das equipes. Cronograma do Saresp (ações de capacitação e principais atividades). Relação dos municípios participantes. Resolução do Saresp.

38 Manual de Orientação Destinado aos coordenadores de avaliação, diretores de escolas, agentes Vunesp e apoios regionais.

39 Três partes: Orientações: etapas do processo avaliativo, atribuições das equipes, materiais destinados aos treinamentos e à aplicação, processamento e divulgação dos resultados.

40 Logística: procedimentos operacionais e de logística e cronograma. Suporte e Comunicação: plantão para esclarecimentos de dúvidas e contatos.

41 Manual do Aplicador

42 Destinado aos aplicadores – 3 tipos: 2º EF 3º EF 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM

43 Detalha as atribuições do aplicador e os procedimentos de aplicação das provas. Anexos: modelos de folhas de respostas, formulário de controle da aplicação, termo de compromisso e sigilo do aplicador e lista de presença.

44 Manual do Fiscal Detalha as atribuições e atividades do fiscal. Anexos: carta de apresentação, formulário do fiscal e o roteiro de retomada dos procedimentos básicos da aplicação. Destinado aos fiscais

45 Manual do Apoio Regional e Agente Vunesp Destinado ao apoio regional e agente Vunesp.

46 Detalha as atribuições e atividades do apoio regional e agente Vunesp. Anexos: carta de apresentação do fiscal e formulário do fiscal.

47 Manual do Sistema Integrado do Saresp Destinado ao agente Vunesp, fiscal, coordenador de avaliação, apoio, diretor de escola e aplicador. Detalha o Sistema Integrado do SARESP (SIS) para cada um de seus usuários.

48 Instrumentos de Controle

49 Sistema Integrado do Saresp – on-line Cadastro e alocação de todos os colaboradores envolvidos na avaliação; Controle do recebimento e devolução de materiais de aplicação; Instrumentos de Controle

50 Registra o Plano de Aplicação das Provas – a ser elaborado pela DE/SME –, detalha por ano/série, turma, o nome dos aplicadores e local de aplicação; Controla on-line a aplicação das provas (por meio de planilhas/ questionários);

51 Relatórios gerenciais para acompanhamento de todas as etapas envolvidas na avaliação; Disponibiliza materiais para download; Relatório Regional de Acompanhamento da realização da Avaliação (novo).

52 Carta de apresentação do fiscal Autoriza e comprova a presença do fiscal na escola. Instrumentos de Controle

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54 Formulário do fiscal Registra as atividades desenvolvidas pelo fiscal durante a aplicação das provas.

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56 Termo de compromisso e sigilo do aplicador Preenchido e assinado pelo aplicador antes do início das provas.

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58 Formulários de controle da aplicação – 2º e 3º anos EF Para registrar as ocorrências durante a aplicação das provas, pelo aplicador.

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60 Formulários de Controle da Aplicação – 5º, 7º e 9º EF e 3ª EM Para registrar as ocorrências durante a aplicação das provas, pelo aplicador.

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62 Formulário de observação dos pais Coleta opinião dos pais ou responsáveis dos alunos sobre a aplicação das provas – cinco pais por período/escola.

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64 Lista de presença dos alunos por turma Preenchida com o nome dos alunos, nº do Registro do Aluno (RA) e nº do Caderno de Prova.

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66 Relatório Regional de Acompanhamento da Realização da Avaliação – disponibilizado no SIS Objetivo: colher informações e opiniões sobre o contexto em que a avaliação estadual foi planejada e aplicada.

67 Compreende duas partes: monitoramento da DE na realização do Saresp 2013; monitoramento da DE no treinamento dos aplicadores. Responsáveis pelo relatório: coordenadores da avaliação em conjunto com os corresponsáveis da avaliação nas DE.

68 Estrutura das Equipes Envolvidas

69 Ações de Treinamento Dimensões técnico-operacionais – (Coordenadores das DE e SME-Polo) Uso dos Aplicativos do SIS – (Diretores) Aplicação das provas do 2º e 3º EF Correção das provas do 2º e 3º EF Multiplicação das vídeos Videoconferências Centralizadas

70 c/suporte dos manuais e vídeo de treinamento Retransmissão das videoconferências: Dimensões técnico-operacionais Aplicação e correção das provas do 2º e 3º EF Videoconferências Descentralizadas regionais

71 c/suporte dos manuais e vídeos Divulgação do Saresp Procedimentos e preparação para aplicação Retomada dos procedimentos de aplicação das provas (diretores e fiscais em todos os períodos da escola ) Presencial Descentralizadas – Escolas

72 Apresentando o Saresp definindo papéis Procedimentos e preparação para o desenvolvimento dos trabalhos Preparação para a aplicação das redes municipais Preparação dos fiscais Presencial Descentralizadas – Vunesp c/suporte dos manuais e vídeos

73 Aplicação dos Questionários dos Pais e Alunos

74 AtividadeResponsávelData Recebimento dos questionários entregues pela Vunesp DE/SME-Polo 15 a 18 de outubro Retirada dos questionários Escola e SME 21 de outubro Aplicação dos questionários (respondidos em casa) Escola 22 a 28 de outubro Devolução para a escola das folhas de respostas lacradas preenchidas pelos pais e alunos Alunos/Pais 29 a 31 de outubro Entrega das folhas de respostas lacradas para a DE/SME-Polo Escola 1º a 4 de novembro Recolhimento das folhas de respostas lacradas na DE/SME-Polo Vunesp 5 a 8 de novembro

75 Aplicação dos Questionários da Equipe Escolar Rede Estadual Aplicação escalonadaDatas Diretores de escola, professores coordenadores e professores dos 2º, 3º e 5º anos EF 18 de outubro a 1º de novembro Professores de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História – 7º e 9º anos EF e 3ª série do EM 2 a 14 de novembro Repescagem para todos 15 a 20 de novembro

76 Endereço: acesso com senha do GDAE e orientações de preenchimento e acompanhamento no site. Dúvidas: Central de Atendimento da SEE:

77 Maria Conceição Conholato Gerente de Avaliação e Indicadores de Rendimento Escolar – Gaire/FDE Desejo Excelente Trabalho para Todos


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