A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Eu Creio” - “Nós Cremos”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Eu Creio” - “Nós Cremos”"— Transcrição da apresentação:

1 “Eu Creio” - “Nós Cremos”
A Profissão da Fé Cristã

2 O símbolo da fé é também chamado de “profissões de fé”
A Igreja desde sua origem, expressou de modo sintético e transmitiu a própria fé com uma linguagem normativa e comum a todos os fiéis.

3 Símbolo dos Apóstolos é o antigo símbolo batismal da Igreja de Roma.
E o símbolo Niceno- Constantinopolitano, fruto dos primeiros dois Concílios Ecumênicos de Nicéia (325) e de Constantinopla (381); ainda hoje comum a todas as grandes Igrejas do Oriente e do Ocidente.

4 Nós professamos um só Deus, porque ele se revelou ao seu povo como único: “Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor” ( cf.Dt6,4) Ele se revela como o Deus vivo, o “Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó.(cf.Ex3,6) Ao mesmo Moisés, Deus revela o seu nome misterioso: “Eu Sou Aquele que Sou- YHWH”.

5 Somente Deus é: Plenitude do ser e de toda perfeição. “Aquele que é”. Sem Origem E sem Fim. Ao revelar o seu nome, Deus dá a conhecer as riquezas contidas no seu mistério inefável. Somente Ele é, desde sempre e para sempre.

6 Crer em Deus, o Único, comporta: conhecer sua grandeza e majestade; viver sua ação de graças; confiar Nele sempre.

7 Jesus Cristo nos revela que Deus é “Pai”.

8 Jesus revela quem é o Espírito Santo: Terceira pessoa da Santíssima Trindade. É o Deus,uno igual ao Pai e ao Filho. Ele “procede do Pai” ( cf.Jo15,26), o qual, princípio sem princípio, é a origem de toda a vida trinitária. E procede também do Filho ( Filioque), pelo dom eterno que o Pai faz ao Filho.

9 A Igreja exprime a sua fé trinitária ao confessar um só Deus em três pessoas. Pai, Filho e Espírito Santo. Inseparáveis na sua única substância, as Pessoas divinas são inseparáveis também em suas operações.

10 “ Ó meu Deus, trindade que adoro
“ Ó meu Deus, trindade que adoro... Pacífica a minha alma; faz dela o teu céu, a tua morada amada e o lugar do teu repouso. Que eu não te deixe jamais só, mas que eu esteja ali, toda inteira, completamente vigilante na minha fé, toda adoradora, toda entregue á tua ação criadora”

11 O Criador. A criação é o fundamento de todos os desígnios salvíficos de Deus.
“No princípio, Deus criou o céu e a terra”. O símbolo da fé retoma estas palavras confessando Deus Pai como o Criador do céu e da terra.

12 Creio no Espírito Santo
Creio no Espírito Santo. Aquele que “falou pelos profetas”, faz-nos ouvir a Palavra do Pai. O Espírito prepara os homens, antecipa-se a eles por sua graça, para atraí-los a Cristo.

13 “Creio na Santa Igreja Católica
“Creio na Santa Igreja Católica .” A Igreja não tem outra luz senão a de Cristo.

14 A palavra “Igreja”- ekklésia, do grego “ekkaléin” – chamar- convocação
A palavra “Igreja”- ekklésia, do grego “ekkaléin” – chamar- convocação. Designa assembléia do povo. Deus convoca seu povo de todos os confins da terra a pertencer ao Senhor.

15 A Igreja é a lavoura ou campo de Deus
A Igreja é a lavoura ou campo de Deus.Nesse campo cresce a oliveira antiga, cuja raiz santa foram os Patriarcas.

16 “Ela foi plantada pelo celeste Viticultor como vinha eleita”.
Cristo é a verdadeira Vide, que dá vida e fecundidade aos ramos, quer dizer, a nós que pela Igreja permanecemos nele, sem o qual nada podemos fazer. “Ela foi plantada pelo celeste Viticultor como vinha eleita”.

17 Toda a Igreja é apostólica na medida em que, por meio dos sucessores de S.Pedro e dos apóstolos, permanece em comunhão de fé e de vida com sua origem. Toda Igreja é apostólica na medida em que é “enviada” ao mundo inteiro. A vocação cristã é também por natureza vocação ao apostolado.

18 Cremos que Deus nos escolheu antes da fundação do mundo,para sermos Santo e irrepreensíveis diante d’Ele no amor. Cremos que Cristo nos julgou dignos de confiança, tomando-nos para seu serviço. Cremos que devemos nos comportar de maneira digna da vocação a que fomos chamados: com toda humildade, mansidão e paciência, procurando crescer em tudo em direção a Ele. Cremos e temos plena certeza de que aquele que começou em nós a boa obra, á de leva-la a perfeição, porque aquele que nos chamou é fiel. Amém.


Carregar ppt "“Eu Creio” - “Nós Cremos”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google