A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classificação dos seres vivos. Aristóteles – Quanto ao modo de vida Teofrasto – Vegetais – caule como critério Agostinho – Utilidade ao homem Lineu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classificação dos seres vivos. Aristóteles – Quanto ao modo de vida Teofrasto – Vegetais – caule como critério Agostinho – Utilidade ao homem Lineu."— Transcrição da apresentação:

1 Classificação dos seres vivos

2

3

4 Aristóteles – Quanto ao modo de vida Teofrasto – Vegetais – caule como critério Agostinho – Utilidade ao homem Lineu – lógica da criação Darwin – evolução x classificação

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14 Os vírus - Não estão incluídos em nenhum reino - Parasitas Obrigatórios - Acelulares - Material genético pode ser um DNA ex: (raiva e varíola), ou RNA ex: (gripe, poliomielite, AIDS... ) - Citomegalovírus

15 Os vírus

16

17

18 - Os vírus podem se manter em estado latente – inatividade Temporária. - Baculovírus – lagartas de soja - Ebola – pode provocar a morte de 90% das pessoas infectadas. - Vírus oncogênicos: Hepatite B (câncer do fígado), Papilomavírus (câncer de colo de útero). Príons: Partículas de constituição protéica (bovinos – encefalopatias Espongiformes), (Humanos – Kuru, doença neurológicas progressiva E fatal).

19 DOENÇAS E AGENTES CAUSADORES Vírus DOENÇAPARASITA CONTÁGIOCICLO DE VIDAPROFILAXIA HIDROFOBIA (Raiva) Mordida de animais(cães, gatos, morcegos). Doença mortal. O vírus penetra pelo ferimento da mordida (se encontra na saliva do animal), atinge o cérebro, onde se multiplica causando danos irreversíveis aos sistema nervoso. Vacinar anualmente cães e gatos a partir de 03 meses de idade. Retirada de cães e gatos das ruas pois estes não tem donos e dificilmente serão vacinados. Gripes e Resfriados Gotículas de saliva no ar ou pelas roupas e objetos contaminados. São viroses que atacam as vias respiratórias superiores (raramente atingem os pulmões). Causam dores de cabeça. A gripe espanhola(começo do século) e asiática(anos 50), são casos de gripes que mataram milhões de pessoas. Em casos de epidemias devem ser feitas vacinações em massa como medida preventiva. DENGUE Picada do mosquito AEDES AEGIPT. Virose que provoca febres, dores musculares e hemorragias generalizas podendo ser fatal. NÃO HÁ TRATAMENTO NEM VACINA CONTRA A DENGUE. Único combate é a destruição das larvas do mosquito que se desenvolvem em água parada em pneus velhos, latas e caixas d'água destampadas.

20 FEBRE AMARELA Picada do mosquito AEDES AEGIPT. Virose grave que entra no corpo com a saliva do mosquito. O vírus entra no sangue e vai até o fígado, rins ou baço causando erupção na pele, náuseas e hemorragias nos órgãos. VACINAÇÃO e combates aos focos que favorecem o desenvolvimento das larvas do mosquito(água parada). POLIOMELITE (Paralisia Infantil) Vírus penetram pela boca e se reproduzem no intestino. Os vírus chegam ao sistema nervoso pela corrente sangüínea afetando as células nervosas causando PARALISIA E ATROFIA DA MUSCULATURA geralmente nos membros inferiores. A vacinação está acabando com essa doença no mundo inteiro. CAXUMBA Sarampo, Varíola) Gotículas de saliva no ar expelidas pelo doente,ou pelas roupas e objetos contaminados. Os vírus atacam principalmente as glândulas salivares que ficam inchadas. Pode haver agravamento da caxumba se os vírus atingirem os testículos, os ovários ou o cérebro. VACINAÇÃO é o melhor meio de se evitar a doença.

21 A I D S (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) H I V (Vírus da Imunodeficiência Humana) Retrovírus que tem uma enzima especial chamada transcriptase reversa que permite a produção de DNA a partir de RNA. O contágio se dá por relações sexuais, transfusões de sangue e uso de seringas e agulhas compartilhadas. O HIV ataca o LINFÓCITO T4(general de divisão). O vírus se liga á proteína CD4 presente no linfócito. NÃO HÁ VACINA CONTRA A AIDS. O mais novo tratamento da doença é o COQUETEL TRÍPLICE. Os doentes medicados obtiveram uma diminuição em 98,9% da quantidade de HIV no organismo. O coquetel é formado por AZT e 3TC (inibidores da enzima trascriptase reversa), e uma droga conhecida com inibidora da protease.


Carregar ppt "Classificação dos seres vivos. Aristóteles – Quanto ao modo de vida Teofrasto – Vegetais – caule como critério Agostinho – Utilidade ao homem Lineu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google