A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CULTURA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CULTURA."— Transcrição da apresentação:

1 A CULTURA

2 CULTURA E EDUCAÇÃO A cultura de uma sociedade é transmitida das gerações adultas às gerações mais jovens pela educação. Educar é transmitir aos indivíduos os valores, os conhecimentos, as técnicas, o modo de viver, a cultura do grupo. Bronislaw Malinovski cultura compreende artefatos, bens, processos técnicos, idéias, hábitos e valores herdados A aquisição e a perpetuação da cultura são um processo social, não biológico, resultante da aprendizagem. Cultura é também chamada de herança cultural

3 São os indivíduos que compartilham a mesma cultura.
IDENTIDADE CULTURAL

4 ASPECTOS MATERIAL E NÃO MATERIAL DA CULTURA
A cultura material consiste em todo tipo de utensílios, ferramentas, instrumentos máquinas ,hábitos alimentares, tipo de habitação. A cultura não material abrange todos os aspectos não material da sociedade, tais como normas, sociais, religião, costumes, ideologia, ciência, arte folclore. Existe uma interdependência entre essas duas produção. O desequilíbrio entre os diferentes aspectos da cultura, chama-se de retardamento ou demora cultural.

5 Os elementos da cultura
Traços culturais – elementos mais simples, são traços de uma cultura, que só tem significado quando considerados dentro dela. Complexo cultural – é a combinação dos traços culturais em torno de uma atividade básica. Área cultural – região (geográfica) em que predominam determinados complexos culturais. Padrão cultural – é a norma de comportamento estabelecida pela sociedade, que levam os indivíduos a agir de acordo com eles. Subcultura – ocorre no interior de uma cultura, sendo diferenças significativa.

6 O CRESCIMENTO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
Ocorre a partir da capacidade que tem os grupos de perpetuar a cultura que reside a possibilidade de progresso. Ocorre através de dois processos; a invenção e a difusão. A invenção é a combinação de traços culturais já existentes, dando como resultado um traço cultural novo. Difusão quando alguns traços culturais, recentemente inventados, difundem-se, geralmente pelos meios de comunicação.

7 Assim, cultura é o somatório de todas as realizações das gerações passadas que se sucedem no tempo, mais as realizações da geração presente.

8 ACULTURAÇÃO: CONTATO E MUDANÇA CULTURAL
Quando dois ou mais grupo diferentes entram em contato direto e contínuo ocorre o processo de aculturação. A contestação de certos valores culturais vigentes, opondo-se radicalmente é denominado de contracultura.

9 SOCIALIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
A socialização é o ato de transmitir ao indivíduo, de inculcar em sua mente os padrões culturais da sociedade. O controle social funciona como maior instrumento de socialização, já que são as formas pelas quais as sociedades inculcam os valores do grupo na mente de seus membros, para evitar que adotem um comportamento divergente.

10 TIPOS DE CONTROLE SOCIAL
O controle social pode ser difuso ou informal e institucionalizado ou formal. A função do controle social é de: 1. dar ordem a sociedade 2. a de proteção social 3. a de eficiência social


Carregar ppt "A CULTURA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google