A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PENSANDO A INCLUSÃO A PARTIR DAS TICS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PENSANDO A INCLUSÃO A PARTIR DAS TICS"— Transcrição da apresentação:

1 PENSANDO A INCLUSÃO A PARTIR DAS TICS
Vanessa de Cassia Pistóia Mariani Pedagoga Mestre em Educação nas Ciências Docente do IFSUL- Santana do Livramento

2 LEGITIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
Declaração de Salamanca (1994)- Proclama que as escolas regulares devem ser inclusivas; LDB (1996)- Confirma o direito dos alunos com deficiência frequentarem classes comuns; PCNs (1998)- Cria estratégias para o atendimento de alunos com deficiências na Educação Básica; Diretrizes Nacionais da Educação Especial (2011)-Define as normas do atendimento;

3 A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos , que conjuga a igualdade e diferença como valores indissociáveis. Dutra (2008,p.28)

4 Deficiência Intelectual
DADOS DA INCLUSÃO EDUCACIONAL: 23,9 % ( ) da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência segundo IBGE (Censo 2010) Deficiência Visual Deficiência Auditiva Deficiência Motora Deficiência Intelectual Neste mesmo ano, o Censo do MEC apontou que tínhamos alunos com deficiência matriculados nas escolas.

5 FRENTE A ISSO: As escolas precisam ser ambientes inclusivos, que acolham as diversidades e trabalhem na perspectiva de estimular as potencialidades de cada um; Necessitam abordar os conhecimentos pautados em questões da vida, situações problemas, mesclando recursos diversificados que propiciem a interação do aluno.

6 PARA AUXILIAR SURGIRAM AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS:
Legitimadas pelo Decreto de Lei 5296/2004; Art 8º V- Tecnologia Assistivas: os produtos, instrumentos, equipamentos ou tecnologia adaptados ou especialmente projetados para melhorar a funcionalidade da pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida, favorecendo a autonomia pessoal, total ou assistida.

7

8 Ferramentas de acessibilidade; Objetos de aprendizagem;
TICS INCLUSIVAS: Ferramentas de acessibilidade; Objetos de aprendizagem; Através da utilização de softwares que promovam a acessibilidade, a inclusão, a interação dos alunos com o computador, com a internet, com o mundo...

9 ACESSIBILIDADE: Deficientes Visuais: Deficientes Físicos:
Headmouse e Teclado Virtual

10 Deficientes Auditivos:
Deficientes Intelectuais: Hagáquê - Criador de Histórias em Quadrinhos

11

12 Bibliografias: DUTRA, C.P. Política Nacional de educação Especial na perspectiva de Educação Inclusiva. Inclusão: Revista de Educação Especial, v.4,n.1,p18-32, 2008. CAPELLINI, V.L.M.F. Marcos históricos, conceituais, legais e éticos da educação inclusiva. UNESP/FC/MEC. Bauru, 2010. MACHADO, L.S. Tecnologias Assistivas. Tecnologia Assistiva, projetos de acessibilidade. UNESP, São Paulo, SANTOS, Boaventura de Souza.Uma concepção multicultural de Direitos Humanos. Lua Nova Revista de Cultura e Política. Governo e Direitos – CEDEC, n° 39, p. 122, 1997.

13 Obrigada!


Carregar ppt "PENSANDO A INCLUSÃO A PARTIR DAS TICS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google