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Gino Cammarota PS COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL Cursos, treinamentos, workshops, palestras e programas de apoio que abordam.

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1 Gino Cammarota

2 PS COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL Cursos, treinamentos, workshops, palestras e programas de apoio que abordam a Comunicação Comportamental e os Relacionamentos Interpessoais no ambiente de trabalho. Desenvolvemos temas como linguagem corporal, habilidades de escutar, técnicas de atendimento, comunicação em vendas e cursos de Business English. Nos programas de apoio, temos também realizado trabalhos de formação de líderes e team building. Comunicação = ferramenta utilizada pelo ser humano para compartilhar ideias, pensamentos, emoções, convencer o outro etc. Comportamento = conjunto de estímulos e respostas que dão à Comunicação caráter dinâmico e determina a qualidade dos relacionamentos interpessoais.

3 O LÍDER E A LIDERANÇA Lead: conduzir, dirigir. Leader: aquele que conduz, dirige.

4 LÍDER Dentre as várias definições de líderes já concebidas, chegamos a três características que melhor descrevem o líder moderno [idealizado ou não]: - Tem sonhos e objetivos - Sabe o que quer e como fazer para obter. - Envolve e compromete as pessoas no compartilhamento de seus sonhos e objetivos.

5 DOIS TIPOS DE LÍDER Em todos os âmbitos da vida, a imitação faz parte de nosso aprendizado e determina nosso comportamento: no início, imitamos nossos pais, irmãos; depois, professores, ídolos; e, quando atingimos o estágio profissional, nos espelhamos em nosso chefe. Emocionalmente, amadurecemos até os dois anos de idade. Enquanto crescemos, aprendemos ou não a amadurecer os comportamentos que expressam nossas emoções. As emoções são contagiosas, isto é, elas têm a capacidade de influenciar o ambiente e as pessoas. Por isso, existem dois tipos de líder: - Ressonante: emocionalmente, ele tem comportamentos positivos e cria um clima de harmonia na empresa e na equipe; - Dissonante: emocionalmente, ele tem comportamentos negativos e cria um clima tenso e improdutivo.

6 DOIS TIPOS DE LÍDER A melhor maneira para ilustrar a Ressonância e a Dissonância de um líder é utilizar o exemplo do maestro e da orquestra: o maestro conduz a orquestra, sem necessariamente saber tocar todos os instrumentos, de maneira que, com seu entusiasmo e paixão, faz com que o resultado seja uma peça harmônica, sonoramente agradável e que contagia de forma positiva as emoções dos músicos e da plateia.

7 SEIS ESTILOS DE LIDERANÇA No livro Primal Leadership, Daniel Goleman, famoso pelo conceito de Inteligência Emocional, descreve seis estilos de líderes: - Visionário: aquele que estabelece metas e as expõe de forma clara; - Afiliativo: coloca em primeiro lugar as pessoas e suas emoções; seu objetivo principal é criar um clima de harmonia no trabalho; - Autoritário: modelo clássico do líder; a frase que o define é faça o que eu mando; estilo indicado para situações específicas; - Democrático: a opinião dos integrantes da equipe é valiosa para esse estilo de líder e o consenso é sua prioridade; - Coach: como o próprio nome diz, este líder preocupa-se em investir no crescimento a longo prazo do integrante da equipe; - Marca-passo: este líder é altamente competente e exige que sua equipe seja formada por profissionais com níveis similares de competência; neste caso, a equipe deve ser automotivada.

8 SEIS ESTILOS DE LIDERANÇA Embora tenhamos sempre um estilo que prevalece em nós, o ideal é aprendermos a fazer uso de cada um deles, na hora certa, com a pessoa certa. Todos os estilos têm seu lado positivo e seu lado negativo, por isso, o líder deve também fazer uso de cada um deles com inteligência.

9 O 1º. PASSO DO LÍDER Para identificar o estilo de liderança que prevalece e desenvolver os demais e, assim, se tornar um líder completo, o primeiro passo a ser dado é: - Autoconhecimento O autoconhecimento tem um valor para o indivíduo. Uma pessoa que se torna consciente de si mesma está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento. (B.F. Skinner, Sobre o Behaviorismo)

10 AUTOCONHECIMENTO O iceberg é a melhor forma de comparar nossa estrutura psíquica, quando entramos num processo de autoconhecimento. Utilizada, a princípio, por Sigmund Freud, a parte acima da água representa nosso consciente; enquanto a parte submersa é o inconsciente com todos os conteúdos que desconhecemos a nosso respeito.

11 AS PERGUNTAS BÁSICAS QUE UM LÍDER DEVE FAZER PARA SE AUTOCONHECER 1)Como estou me sentindo? [Tomar contato com os sentimentos] 2)Por que estou me sentindo assim? [Descobrir o que causa certos sentimentos] 3)Por que me comporto/comportei assim? [As respostas que damos aos estímulos são fundamentais] 4)(Por que) isso me incomoda? [É importante descobrirmos se existe algo que nos incomoda e porque nos incomoda, pois algo que nos perturba pode nos tornar dissonantes]

12 OS QUESTIONAMENTOS MAIS AVANÇADOS PARA O AUTOCONHECIMENTO 1)Quais são meus pontos fortes e fracos? 2)Quais são meus medos e minhas resistências? 3)O que admiro nos outros? 4)O que desprezo nos outros? As quatro perguntas acima ajudam a identificar os limites que nos impomos, os preconceitos que carregamos, as zonas de conforto que impedem nosso progresso e crescimento etc.

13 Agora que você já se conhece, qual é seu estilo?

14 Agora que você já se conhece, que tal conhecer sua equipe?

15 OS 2º. PASSO: CONHECER SUA EQUIPE Cada ser humano é único, por isso, o papel do líder é conhecer cada um dos integrantes de sua equipe.

16 OS INTEGRANTES DA EQUIPE 1)Perfil pessoal 2)Perfil social [como são seus relacionamentos interpessoais] 3)Perfil profissional -Histórico profissional -Conhecimentos e Habilidades -Talentos Para conhecermos bem nossa equipe, devemos realizar um trabalho de conhecimento de cada integrante dela, levantando os seguintes perfis:

17 A INTEGRAÇÃO Autoconhecimento + Conhecimento de cada integrante da equipe Além de tudo, esta integração se completa com o feedback dado pelo líder. Muitos se enganam ao acharem que feedback é crítica ou a avaliação feita anualmente. O feedback é realizado quando constatações sobre desempenho e comportamento são sinalizadas sem julgamento. A Comunicação eficaz compreende mensagens enviadas e recebidas de maneira clara.

18 O RESULTADO DA INTEGRAÇÃO Equalização de talentos Compartilhamento de objetivos Retenção de talentos Sucessão R E S U L T A D O S

19 Gino Cammarota Obrigado!


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