A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÉTODO CIENTÍFICO (aula 01)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÉTODO CIENTÍFICO (aula 01)"— Transcrição da apresentação:

1 MÉTODO CIENTÍFICO (aula 01)
Capítulo 01, páginas 2 à 5 (A Biologia como ciência). Exercícios: pág. 20 (1 ao 3); pág. 21 (30 ao 32); pág. 22 (33 ao 35); pág. 23 (45). Texto complementar: arquivo disponível no site do professor Entre os heróis da ciência – Fernando Reinach Objetivos Gerais: 1) Caracterizar Ciência, reconhecendo os papéis da observação, da formulação de hipóteses e da experimentação na produção do conhecimento científico. Referências Bibliográficas Amabis, J. M. Fundamentos da Biologia Moderna: volume único/José Mariano Amabis, Gilberto Rodrigues Martho. 4. ed. São Paulo: Moderna, (livro didático) Campbell, N. Biologia. Neil A. Campbell, Jane B. Reece. Tradução: Anne D. Villela... (et al.) – Porto Alegre: Artmed, 2010. Bibliografia Complementar 1) Mendes, F. R. Iniciação Científica para Jovens Pesquisadores. Fábio Ribeiro Mendes, Porto Alegre: Autonomia

2 Para que serve uma pesquisa científica? Qual é o objetivo da Ciência?
É fornecer explicações para os fenômenos da Natureza. Primeiro mapa do desenvolvimento de células sexuais humanas. Estudo representa um avanço na direção do tratamento de infertilidade com células-tronco. Mudança do clima é apenas um dos problemas ambientais. A humanidade terá que se adaptar à mudança do clima, como nossa espécie já fez no passado. Cientistas registram sinais de cultura em orangotangos. Pesquisas recentes detectam aprendizagem social e indícios de capacidade de abstração.

3 ≠ ou Por onde começa o conhecimento científico? OBSERVAÇÃO de um FATO
O que esses 4 personagens tem em comum? São observadores, investigadores, por consequência, podem ser considerados “cientistas”! Sherlock Homes Hercule Poirot PERGUNTA Por que tal “coisa” acontece ou ocorre? ou Horatio Caine Prof. Quevedo HIPÓTESE TEORIA É um palpite sobre a resposta; apoia-se em informações já existentes sobre o assunto. Só é considerada se houver a possibilidade de ser TESTADA. É um conjunto de conhecimentos que procura explicar fenômenos abrangentes da Natureza. São RESULTADOS de hipóteses.

4 Exercícios sobre Método Científico
Teste os seus conhecimentos. Questão 1 Explique o que é e qual a finalidade da hipótese científica. Resposta Questão 1 Hipóteses científicas são prováveis respostas a um fenômeno, mas que ainda não foram comprovadas cientificamente. Elas precedem estudos prévios sobre o assunto, não sendo, portanto, somente um palpite. Além disso, uma hipótese só pode ser considerada se houver possibilidade de ser testada. O levantamento de hipóteses é importante porque a partir dele é que serão feitas previsões sobre as hipóteses, sendo comprovadas ou não por meio de experimentos.

5 Questão 2 (FUVEST) O tema “teoria da evolução” tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da América, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termo teoria que, no entanto, tem significado bem definido para os cientistas. Sob o ponto de vista da ciência, teoria é: (A) Sinônimo de lei científica, que descreve regularidades de fenômenos naturais, mas não permite fazer previsões sobre eles. (B) Sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda sem comprovação experimental. (C) Uma ideia sem base em observação e experimentação, que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano. (D) Uma ideia, apoiada no conhecimento científico, que tenta explicar fenômenos naturais relacionados, permitindo fazer previsões sobre eles. (E) Uma ideia, apoiada pelo conhecimento científico, que, de tão comprovada pelos cientistas, já é considerada uma verdade incontestável. Exercícios sobre Método Científico Teste os seus conhecimentos.

6 5 2 4 1 3 Exercícios sobre Método Científico
Teste os seus conhecimentos. Questão 3 A partir das informações dadas, enumere as informações, em ordem sequencial, de acordo com as etapas do método científico: ( ) Conclusões. ( ) Possíveis respostas para a pergunta em questão (hipótese). ( ) Etapa experimental. ( ) Dúvida sobre determinado fenômeno da natureza. ( ) Levantamento de deduções. 5 2 4 1 3

7 Os passos básicos adotados pelos cientistas, em geral, seguem os seguintes passos:
1. Proposição de uma pergunta com base em uma teoria, a partir de uma observação. O que está sendo observado? O não funcionamento da lanterna. 2. Formulação de uma hipótese (ou mais). 3. Levantamento de deduções ou predições a partir da hipótese. 4. Teste das deduções ou predições, por meio de novas observações ou experimentos. 5. Conclusões sobre a validade ou não (refutação ou não refutação) da hipótese.

8 TIPOS DE DADOS Dados são informações registradas a partir das observações em que se baseia a pesquisa científica. DADOS QUALITATIVOS: são descrições. Não envolvem medidas numérica. São atributos, características. Tipo de bicicleta: Time trail ou contra relógio, triathlon Marca: Cervélo (canadense). Material: carbono e alumínio. Quadro: carbono. Rodas: alumínio Grupo: shimano ultegra. A documentação pode ser registrada por escrito, fotos, filmagens, desenhos, esboços, etc. Freios: V-Break FSA

9 A documentação pode ser registrada por escrito, fotos, filmagens, desenhos, esboços, etc.

10 Registro: é feito em tabelas, quadros, gráficos, etc.
Dados quantitativos: são dados volumosos registrados sob forma de medidas. A D Registro: é feito em tabelas, quadros, gráficos, etc. B C E A: Comprimento do quadro. D: Altura do quadro. B: Distância entre eixos. E: Comprimento da frente da bike C: Comprimento da traseira.

11 Exercícios sobre Método Científico
Teste os seus conhecimentos. Questão 4 Qual das alternativas a seguir é um exemplo de dado qualitativo? (A) A temperatura decresceu de 20ºC para 15ºC. (B) A planta mede 25cm de altura. (C) O peixe nadou em movimento de zigue zague. (D) Ao seis pares de pardais chocaram em média três filhotes cada par. (E) O conteúdo do estômago é misturado a cada 20 segundos.

12 Exercícios sobre Método Científico
Teste os seus conhecimentos. Questão 5 Qual das alternativas a seguir é um exemplo de dado quantitativo? (A) O padrão de colorido é azul com amarelo. (B) O ninho é confeccionado com folhas e galhos secos de pinheiro. (C) O peixe nadou em movimento de zigue zague. (D) O comprimento das asas tem média de 15cm. (E) Os machos apresentam esporões enquanto que as fêmeas não.


Carregar ppt "MÉTODO CIENTÍFICO (aula 01)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google