A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Liberalismo contemporâneo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Liberalismo contemporâneo"— Transcrição da apresentação:

1 Liberalismo contemporâneo
O primeiro governo democrático a se inspira em tais princípios foi de Margaret Thatcher na Inglaterra em (1980). Que foi precedida apenas por Augusto Pinochet e seus Chicago boys, no Chile no início da década (1970).

2 O parlamento britânico fez aprovar leis que revogavam muitos privilégios até em tão concedidos aos sindicatos, privatizou empresas estatais, além de estabilizar a moeda. O governo Thatcher acabou por criar uma tributação regressiva, chamada de imposto comunitários. Os neoliberais apontaram o modelo keynesiano como sendo responsável pela crise. Liderada pelo economistas.

3 Como Milton Friedman denunciaram a inflação como sendo resultado do aumento da oferta de moedas pelos bancos centrais. Responsabilizaram os impostos elevados e os tributos excessivos, juntamente com a regulamentação das atividades econômicas,como sendo os culpados pela queda da produção e do aumento da inflação. A solução que propunham para a crise seria a redução gradativa do poder do estados.

4 O período Ronald Reagan foi de redução de impostos e de um mais elevado crescimento econômico, mas também de significativa elevação da divida pública, o que os “neoliberais” apontam como sendo um de seus principais problema. Teorias econômicas O grau que essa teorias são aplicadas pode determinar o resultado final na política econômica como sendo classificada de neoliberal dependendo da corrente partidária avaliando a situação.

5 O governo neoliberal É importante ressaltar que a tentativa de “rotular político” é uma atitude mal colocada na análise do tema neoliberalismo econômico. Embora seja possível afirmar com segurança que um determinado economista, como por exemplo Milton Friedman é um neoliberal, não se pode fazer o mesmo com a maioria dos políticos.

6 O Chile foi o primeiro país do mundo a adotar o neoliberalismo. Quando o golpe militar derrubou Allende,o governo assumiu um plano econômico,que era conhecido como El ladrillo. O general Augusto Pinochet se baseou no El ladrillo ,para levar adiante sua reforma da econômica.

7 outros principais governo que adotaram as políticas neoliberais no mundo foram o de Margaret Thatcher que foi a primeira ministra da Inglaterra. Margaret obteve grande sucesso na estabilização da libra , na dinamização da economia britânica e na redução da carga tributária, levando por conseguinte o partido conservador a obter larga vantagem nas eleições parlamentares

8 Tony Blair adotou para corrigir essa distorção, medidas como um salário mínimo , e a criação de um programa pré- escolar para as crianças pequena e um aumento de créditos fiscais para classe trabalhadora. A proporção de crianças britânicas que viviam na pobreza caiu de 34% em 1996 a 11% no ano 2005.

9 Os partidos de oposição a Blair, e seus críticos acusam de estar sendo “assistencialista” de estar desequilibrando o orçamento a dependência da população no estado. os adversários políticos dos trabalhistas fazem vista grossas aos estudos que demonstram, o custo prejuízos diretamente causados ao agregados da economia britânica

10 A mais recente onda liberalizante , que fico conhecida como neoliberalismo , teve seu inicio com a queda do muro de Berlim. Foi promovida pelo FMI , por economistas liberais como Milton Friedman , por seguidores da Escola De Chicago , entre outros , sendo por eles apregoada como a solução que resolveria parte dos problemas econômicos mundiais , reduzindo a pobreza e acelerando o desenvolvimento global , para o Desenvolvimento Econômico , e Jacques Baudot , economista especializada em temas de globalização , analisou essas questões e está despertando grande interesse.

11 “A ‘globalização’ e ‘liberalização’ , como motores de crescimento econômico e o desenvolvimento dos países , não reduziram as desigualdades e a pobreza nas ultimas décadas”. As políticas liberais adotadas não trouxeram ganhos significativos para a melhoria da distribuição de rende , pelo contrario : A desigualdade na renda per capita aumentou em vários países da OCDE durante essas duas décadas , o que sugere que a desregulação dos mercados teve como resultado uma maior concentração do poder econômico.

12 A Alemanha resistiu a todas as pressões para “internacionalizar” seus capitais; hoje 60% da poupança da população alemã está em caixas municipais , que financiam pequenas empresas , escolas e hospitais.

13 De maneira geral “a repartição da riqueza mundial piorou e os índices de pobreza se mantiveram sem mudanças entre e 2000” , como já previra Tobin em Por outro lado os liberais afirmam que as reformas chamadas de “neoliberais” foram insuficientes e os governos fracassaram em áreas fundamentais para ter êxito e chegam afirmar que não houve nenhum governo liberal de fato. Esses liberais geralmente estão ligadas á Escola Austríaca , sendo adeptos normalmente do minarquismo ou do anarco-capitalismo. Lista Liberais Ayn Rand Friedrich Hayek Henry Hazlitt Jesus Huerta de Soto Ludwig von Mises Milton Friedman Oskar Morgenstern

14 Alunas: Janine Josimara Patrícia Paula 3° ensino médio B


Carregar ppt "Liberalismo contemporâneo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google