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1 Estudo encomendado à COPPE pela CPTRANS Breve resumo elaborado por Antonio Pastori 25 junho 2010.

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1 1 Estudo encomendado à COPPE pela CPTRANS Breve resumo elaborado por Antonio Pastori 25 junho 2010

2 2 Características do Estudo OBJETIVO: gerar subsídios para o PDTUI - Plano Diretor de Transportes Urbanos Integrado de Petrópolis visando a Ampliação da Capacidade do Sistema de Transportes na área central (bonito nome) Início: mai 2006 Conclusão parcial: 29 nov 2006 Equipe: 7 da COPPE + 3 consultores + 5 CPTRANS O estudo dever ter umas 250 folhas. O texto vai até a folha 71. O restante são anexos com diversos modelos de formulários d pesquisas, formulários de contagem de tráfego (preenchidos), fotos, etc..

3 3 Outros objetivos dos serviços Consultoria técnica para projetos e intervenções programadas Pesquisa OD (Origem-Destino) Elaborar plano viário OBS: o documento analisado é o Relatório Parcial #2 de 4 previstos (*)

4 4 Serviços apresentados no Relatório #2 Análise crítica, com simulações, do plano de circulação viária no entorno do terminal ERIL (Estação Rodoviária Imperatriz Leopoldina) Propostas para melhorar o fluxo existente (2006): –Implantação do novo esquema de circulação (atual) –Feira-Livre atrapalha demais –Melhorar coordenação semafórica –Proibir giro a esquerda na rua do Imperador em direção ao rua Gal. Osório

5 5 Serviços apresentados no Relatório #2 Planejamento da Pesquisa OD –conhecer o perfil dos usuários e motivação das viagens –Racionalizar os fluxos viários –ajudar a planejar a oferta de ônibus para melhorar a sustentabilidade eco-financeira das operadoras OBS: a CPTRANS limitou a pesquisa aos transportes urbanos, excluindo os automóveis. Resultados não constam deste relatório (#2).

6 6 Serviços apresentados no Relatório #2 PV - Plano Viário: será elaborado após obter os resultados da pesquisa OD (27 mil entrevistas, só com usuários de ônibus. Não se saberá o que motiva - e para onde se dirigem -, os motoristas de automóveis) O PV será feito em três dimensões Cidade como um todo 1o. Distrito Área central Dificuldades: inexistência de limites entre Bairros OBS:Um dos produtos apresentados, que é o Mapa dos Pólos Geradores de Viagens na área Central, deixa muito a desejar, pois está Incompleto. Por exemplo, são apontados como pólos centrais 3 Clubs (Petro, Magnólia e Serrano),1 Hospital e o Shopping Vilarejo (que fica na Rua Tereza). Ninguém revisou!

7 7 Serviços apresentados no Relatório #2 Formulários com as contagens dos veículos (caminhões, automóveis, ônibus e motos) em 38 pontos distintos (Centro, Quitadinha, Bingem, Bonsucesso etc,..), em vários dias, sempre em 3 horários: –Entre as 7 e 10 horas –Entre as 11 e 14 horas –Entre as 16 e 19 horas OBS: não localizei os totais ou resumos das contagens, mas somente apontamentos em folhas isoladas com as contagens. Há, contudo, dezenas de fotos indicando os locais onde foram feitas as contagens. Juro que é verdade!

8 8 Resumo das sugestões e observações diversas colhidas a varejo, no Estudo 1.Modificar o fluxo no entorno do ERIL (feito) e instalar planejamento semafórico para regular o fluxo de acordo com os horários (não foi feito) 2.Proibir o giro na esquerda na Rua do Imperador antes da Dr Sá Earp, para subir a Gal Osório. Trata-se de grande bloqueador (não foi implementado) 3.Adotar fluxo divergente nas Duas Pontes, com todas as ruas em mão única, evitando cruzamentos. Eles não dizem isso claramente mas deduzi isso face à argumentação técnica sobre pontos de nó no trânsito (sabemos que não foi implementada) 4.Estabelecer os limites entre Bairros (antigo pleito do Guédon)

9 9... continuação 5.Construir um Terminal no Maloca (o colega Ivan Weinem está certo em relação a sua observação sobre a UPA Maloca). 6.A COPPE também sugere desenvolver os seguintes estudos: Melhor uso para a Fábrica São Pedro de Alcântara Centro de Apoio ao Consumidor da Rua Teresa (Fabr. D. Isabel) Planejamento semafórico da região central 7.Muitas análises foram prejudicadas por total ausência de dados (por exemplo: leitos hospitalares, renda média da população, oferta de emprego, etc) e informações confiáveis fornecidas pela CPTRANS, dentre elas, a inexistência de dados sobre a GRATUIDADE de passagens. Mais um bom motivo para implantação do Instituto Julio Koeler.

10 10 FIM

11 11 Serviços apresentados no Relatório #2 Apresenta diversas simulações do comportamento do fluxo de veículo conforme o sentido da mão. O resultado é medido em atrasos e tamanho das filas.As simulações apresentadas – dezenas – são ilegíveis...


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