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1 PROMOÇÃO. 2 Promoção Propaganda; Venda Pessoal; Promoção de Vendas; Merchandising; Relações Públicas.

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1 1 PROMOÇÃO

2 2 Promoção Propaganda; Venda Pessoal; Promoção de Vendas; Merchandising; Relações Públicas

3 3 Comunicador Meio Receptor A Comunicação codificação decodificação mensagem feedback

4 4 Propaganda No Brasil, o termo propaganda confunde-se com publicidade. Na realidade, publicidade ( publicity ) refere-se à divulgação não paga; portanto é uma atividade englobada pela área de Relações Públicas.

5 5 Propaganda Segundo a Associação Americana de Marketing, propaganda é qualquer forma paga de apresentação não pessoal de idéias, produtos ou serviços, levada a efeito por um patrocinador identificado.

6 6 Mídia Termo aportuguesado do inglês mass media. Canais de comunicação impessoal que incluem a: mídia impressa (jornais, revistas, mala direta), mídia falada (rádio, televisão) e a mídia eletrônica (outdoors, cartazes e pôsters). Dicionário de Termos de Marketing – Atlas 1997

7 7 Vantagens e Desvantagens das principais Mídias MídiaVantagemDesvantagem Jornais Rádio Outdoor Televisão Revistas Mala Direta Cinema Outras

8 8 Briefing Resumo de uma discussão. Geralmente, é aquilo que o cliente transmite, como expressão do trabalho que necessita, ao contato ou a um grupo de agências.

9 9 Briefing – modelo simplificado 1.Dados da Empresa (CNPJ, endereço, tels, diretores, etc) 2.Principal ramo de negócio 3.Rede de distribuição (nacional, estadual, local, internacional) 4.Trabalha com (vendas diretas, ponto de vendas, etc) 5.Pretende uma campanha que se refira a (imagem da marca, imagem da instituição, venda do produto) 6.Sobre o Produto (descrição, quantidade anual de produção, quantidade ideal a ser alcançada, concorrentes, etc) 7.Geral (o que já foi feito em termos de propaganda, em que veículos e quais os resultados, previsão de prazos pretendidos para retorno)

10 10 Venda Pessoal Consiste na comunicação direta da empresa com seus clientes através de vendedores. Vantagens: Desvantagens:

11 11 Planejamento As atividades de vendas como qualquer outra ferramenta do composto promocional também devem ser planejadas de acordo com os objetivos do plano de marketing. A partir dos objetivos estipulados que direcionarão as demais atividades, o administrador estabelece planos e metas específicos..

12 12 Organização Cabe aos administradores estabelecer territórios no momento que estiverem organizando, ou seja, preparando-se para cumprir com a quilo que foi planejado. Territórios – são divisões geográficas que delimitam o trabalho de um vendedor.

13 13 Promoção de Vendas É outro importante recurso, do qual as empresas se utilizam para comunicar-se com seus mercados. Segundo a AMA – (Associação Americana de Marketing) – promoção de vendas abrange as atividades que suplementam as vendas pessoais e a propaganda coordenando-as e ajudando a torná-las efetivas tais como o uso de amostras, exposições, demonstrações e outros esforços que não estejam incluídos na rotina diária.

14 14 Promoção de Vendas EXPOSIÇÃO E FEIRAS AMOSTRAS PRÊMIOS E VALES-BRINDES CUPONS CONCURSOS E JOGOS Etc...

15 15 Merchandising Segundo a AMA, merchandising é definido como uma operação de planejamento necessária para se por no mercado o produto certo no lugar certo no tempo certo em quantidades certas e a preço certo.

16 16 São operações de Merchandising Exposições e apresentações adequadas dos produtos; Verificação dos níveis de estoques; Verificação dos preços; Verificação da data de validade dos produtos; Treinamento adequado nos locais; Comunicação adequada nos locais; Atenção de área de vendas compatíveis; Certificação do estado do material no ponto- de-venda; Amostragem e demonstração de produtos no ponto-de-venda.

17 17 Relações públicas EMPRESA FORNECEDORES DISTRIBUIDORES CLIENTES IMPRENSA FUNCIONÁRIOS ACIONISTAS


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