A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matemática: por que temer?. Por que temos medo da matemática? Disciplina com escassez de professores na rede pública; A disciplina que é vista como a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matemática: por que temer?. Por que temos medo da matemática? Disciplina com escassez de professores na rede pública; A disciplina que é vista como a."— Transcrição da apresentação:

1 Matemática: por que temer?

2 Por que temos medo da matemática? Disciplina com escassez de professores na rede pública; A disciplina que é vista como a mais difícil, principalmente para as meninas, e abstrata, sem relação com a realidade; Porque a matemática é uma linguagem monopolizada por determinadas classes sociais e um instrumento de poder;

3 Matemática como instrumento de poder Engenheiros que governaram e governam a cidade de São Paulo: Maluf, Kassab, Serra... As finanças do mundo são controladas por poucas pessoas especializadas em uma liguagem cifrada (Documentário Trabalho interno); Os cidadãos se convertaram em números das políticas públicas (IBGE, Censo, Pesquisa eleitoral);

4 Outra matemática é possível? A matemática pode ser um instrumento de libertação!!! Para tornar a matemática uma linguagem acessível e transformadora, precisamos contextualiza-la, trazê-la para o cotidiano; Para conseguir entrar na universidade e transformá-la, é necessário dominar essa linguagem, e pensar em outras formas de ser economista...

5 Diferentes matemáticas Não há uma única forma de resolver os exercícios de matemática – cada um pode encontrar seu caminho para a resposta, ainda que existam alguns conhecimentos e fórmulas que nos ajudam nesse percurso;

6 (ENEM – 2005) As 23 ex-alunas de uma turma que completou o Ensino Médio há 10 anos se encontraram em uma reunião comemorativa. Várias delas haviam se casado e tido filhos. A distribuição das mulheres, de acordo com a quantidade de filhos, é mostrada no gráfico abaixo. Um prêmio foi sorteado entre todos os filhos dessas ex-alunas. A probabilidade de que a criança premiada tenha sido um(a) filho(a) único(a) é: A) 1/3. B) 1/4. C) 7/15. D) 7/23. E) 7/25.

7 (ENEM – 2005) As Olimpíadas são uma oportunidade para o congraçamento de um grande número de países, sem discriminação política ou racial, ainda que seus resultados possam refletir características culturais, socioeconômicas e étnicas. Em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sydney, o total de 300 medalhas de ouro conquistadas apresentou a seguinte distribuição entre os 196 países participantes como mostra o gráfico Esses resultados mostram que, na distribuição das medalhas de ouro em 2000, (A) cada país participante conquistou pelo menos uma. (B) cerca de um terço foi conquistado por apenas três países. (C) os cinco países mais populosos obtiveram os melhores resultados. (D) os cinco países mais desenvolvidos obtiveram os melhores resultados. (E) cerca de um quarto foi conquistado pelos Estados Unidos.

8 (ENEM – 2005) Foram publicados recentemente trabalhos relatando o uso de fungos como controle biológico de mosquitos transmissores da malária. Observou-se o percentual de sobrevivência dos mosquitos Anopheles sp. Após exposição ou não a superfícies cobertas com fungos sabidamente pesticidas, ao longo de duas semanas. Os dados obtidos estão presentes no gráfico abaixo. Análise de Gráficos No grupo exposto aos fungos, o período em que houve 50% de sobrevi- vência ocorreu entre os dias (A) 2 e 4. (B) 4 e 6. (C) 6 e 8. (D) 8 e 10. (E) 10 e 12.

9 (ENEM-2005) Moradores de três cidades, aqui chamadas de X, Y e Z, foram indagados quanto aos tipos de poluição que mais afligiam as suas áreas urbanas. Nos gráficos abaixo estão representadas as porcentagens de reclamações sobre cada tipo de poluição ambiental. Considerando a queixa principal dos cidadãos de cada cidade, a primeira medida de combate à poluição em cada uma delas seria, respectivamente:

10 (ENEM – 2005) A escolaridade dos jogadores de futebol nos grandes centros é maior do que se imagina, como mostra a pesquisa abaixo, realizada com os jogadores profissionais dos quatro principais clubes de futebol do Rio de Janeiro Análise de Gráficos De acordo com esses dados, o percentual dos jogadores dos quatro clubes que concluíram o Ensino Médio é de aproximadamente: (A) 14%. (B) 48%. (C) 54%. (D) 60%. (E) 68%.

11 Quais foram os conhecimentos mobilizados para responder as questões? Leitura atenta do enunciado; Interpretação de gráficos; Conhecimento de porcentagem e de fração; Regra de três básica; Conhecimentos de outras disciplinas: biologia, geografia, física, química...

12 Porcentagem O Conceito de Porcentagem está relacionado com dividir em 100 partes iguais.Onde cada parte corresponde a 1% (ou 0,01).Diariamente vemos as porcentagens presentes em noticiários divulgados pelos meios de comunicação. Ex: 65% = 0,65 45% = 0,45 10% = 0,1

13 Os Eixos Cognitivos os quais provavelmente irão requerir do aluno a habilidade em saber lidar com a Porcentagem são: Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações- problema. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

14 Por intermédio do histórico de provas do ENEM.A porcentagem é um assunto de grande valia,entretanto em tal abordagem também requer do aluno conhecimento de regra de três simples e interpretação de dados. Exercícios de Aula 1. Uma conta de luz ao ser pago com acréscimo de 20% deu um total de R$ 48,00. Qual era o valor da conta sem o acréscimo?Resp=40 2. De 800 candidatos, 20% foram aprovados. Qual o número de aprovados? alunos aprovados, representam 25% do total do total de alunos. Qual o número total de alunos? 4. Calcular (3%)de

15 Leitura de gráficos Os gráficos são de uso cotidiano para expressar informações e permitir que o interlocutor faça afirmações por intermédio de Tabelas, Gráficos e Histogramas.

16 Na Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias o conhecimento referente a gráficos e como utiliza-los esta associado a seguinte área : Competência de área 6 - Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.

17

18

19 Duas coisas instruem o homem, qualquer que seja a sua natureza: o instinto e a experiência. (Blaise Pascal)


Carregar ppt "Matemática: por que temer?. Por que temos medo da matemática? Disciplina com escassez de professores na rede pública; A disciplina que é vista como a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google