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R ESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA : O QUE EU FAÇO COM ESSA IDEIA ? Lar Center, maio.2011 Fabiana Dias.

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1 R ESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA : O QUE EU FAÇO COM ESSA IDEIA ? Lar Center, maio.2011 Fabiana Dias

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3 T EMAS DO ENCONTRO Responsabilidade Social Corporativa

4 A GENDA Contexto econômico, social e ambiental Novas posturas Do mundo que temos para o mundo que queremos Evolução do pensamento das empresas Responsabilidade social corporativa – Valores, política e governança – Públicos de interesse – Filantropia x investimento social privado – Avaliação e demonstração de boas práticas O que eu faço com essa ideia?

5 C HECK I N -Nome? -Loja? -Causa pessoal (social ou ambiental)? -Por que esta causa?

6 O MUNDO QUE TEMOS Responsabilidade Social Corporativa

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8 Dos 6,2 bilhões de habitantes do planeta, apenas 1,7 consegue consumir além de suas necessidades básicas. Enquanto isso, 65% da população americana é considerada obesa. 1/3 da população não tem acesso à energia, como eletricidade e combustíveis fosseis. 24,7 milhões de brasileiros são considerados indigentes, vivendo com menos de R$ 75 de renda familiar por mês. O Brasil é o quarto país em desigualdade de renda no mundo depois da Namíbia, Lesoto e Serra Leoa. O consumo atual dos recursos naturais superam em 20% a capacidade da Terra de se regenerar. A falta de água limpa e de saneamento mata quase 1,7 milhões de pessoas por ano. Desastres ambientais, agravados por mudanças climáticas, geraram 50 milhões de refugiados ambientais. Até 50% das espécies podem desaparecer ou ficar em risco de extinção até o final do século. Globalização da economia. Acirramento da competitividade e busca por produtividade. Mudança na estrutura de consumo / diminuição da classe consumidora. Acordos internacionais, legislação e certificações (ISO14000, SA8000, AA1000, FSC). Crescente preocupação com a imagem institucional e a reputação da empresa. Crises econômicas. C ONTEXTO

9 Q UESTÕES CENTRAIS Alta transferência de renda no sentido da acumulação e não da distribuição Uso insustentável e predatório dos recursos naturais Crescente exclusão social Negócios que visam redução de pobreza Crise econômica de 2008 Consumidores mais informados e críticos Medição de felicidade

10 O MUNDO QUE QUEREMOS Responsabilidade Social Corporativa

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12 O PAPEL DAS EMPRESAS NESTE CONTEXTO Responsabilidade Social Corporativa

13 E AS EMPRESAS NESTE CENÁRIO ? Por muito tempo, não tenho nada com isso Com a redemocratização, assumiram o conceito de cidadania Fazer o bem, unilateralmente Ampliação de compromissos

14 Geração de lucro? Recolhimento de impostos? Cumprir obrigações legais? E com a sociedade? P ORÉM, QUAIS SÃO OS COMPROMISSOS DAS EMPRESAS ?

15 Desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades Relatório da Comissão Brundtland, 1987 Sustenta bilidade Recursos naturais Recursos sociais Recursos econômicos Para as empresas: Assegurar o sucesso do negócio a longo prazo e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade, um meio ambiente saudável e uma sociedade estável

16 Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética, transparente e solidária da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona – acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, clientes, comunidade, governo, sociedade e meio ambiente – e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, de forma a preservar recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitar a diversidade e promover a redução das desigualdades sociais. (INSTITUTO ETHOS, 2006) R ESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

17 O LHAR DA R ESPONSABILIDADE S OCIAL Reconhecer sua identidade e sua cultura e estabelecer seus princípios objetivamente Sucesso do negócio Assumir compromissos com sua cadeia produtiva e seu entorno Postura em relação ao meio ambiente e à sociedade

18 Meio Ambiente Governo e Sociedade Comunidade Fornecedores Consumidores e Clientes Público Interno Valores, Transparência e Governança Fonte: Instituto Ethos O S SETE TEMAS DE RSC

19 Auto-regulação da Conduta Compromissos éticos Enraizamento na cultura organizacional Governança corporativa Relações Transparentes com a Sociedade relações com a concorrência diálogo e engajamento com as partes interessadas balanço social V ALORES, TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA

20 Diálogo e Participação relações com sindicatos gestão participativa Respeito ao Indivíduo compromisso com o futuro das crianças compromisso com o desenvolvimento infantil valorização da diversidade e promoção de equidade compromisso com a equidade racial compromisso com a equidade de gênero relações com trabalhadores terceirizados Trabalho Descente política de remuneração, benefícios e carreira cuidados com saúde, segurança e condições de trabalho compromisso com o desenvolvimento profissional e empregabilidade comportamento frente a demissões preparação para a aposentadoria P ÚBLICO INTERNO

21 Seleção, Avaliação e Parcerias com Fornecedores critérios de seleção e avaliação de fornecedores trabalho infantil na cadeia produtiva trabalho forçado (ou análogo ao escravo) na cadeia produtiva apoio ao desenvolvimento de fornecedores FORNECEDORES

22 Dimensão Social do Consumo política de comunicação comercial excelência do atendimento conhecimentos e gerenciamento dos danos potenciais dos produtos e serviços C ONSUMIDORES E CLIENTES

23 Relações com a Comunidade Local gerenciamento do impacto da empresa na comunidade de entorno relações com organizações locais Ação Social financiamento de ação social envolvimento da empresa com ação social COMUNIDADE

24 Responsabilidade Frente às Gerações Futuras Comprometimento da empresa com a melhoria da qualidade ambiental Educação e conscientização ambiental Gerenciamento do Impacto Ambiental Gerenciamento do impacto no meio ambiente e do ciclo de vida dos produtos e serviços Sustentabilidade da economia florestal Minimização de entradas e saídas de materiais M EIO A MBIENTE

25 Transparência Política contribuições para campanhas políticas construção da cidadania pelas empresas práticas anticorrupção e antipropina Liderança Social liderança e influência social participação em projetos sociais governamentais G OVERNO E S OCIEDADE

26 O uso de indicadores de avaliação: Perfil social Perfil social – modelo IBase Betinho Indicadores Ethos Global Reporting Initiative (GRI) A apresentação de dados em: Balanços Sociais Relatórios de Sustentabilidade A VALIANDO ATUAÇÃO DE RESPONSABILIDADE

27 Investimento social privado é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. Incluem-se neste universo as ações sociais protagonizadas por empresas, fundações e institutos de origem empresarial ou instituídos por famílias ou indivíduos. A preocupação com o planejamento, o monitoramento e a avaliação dos projetos é intrínseca ao conceito de investimento social privado e um dos elementos fundamentais na diferenciação entre essa prática e as ações assistencialistas. Diferentemente do conceito de caridade, que vem carregado da noção de assistencialismo, os investidores sociais privados estão preocupados com os resultados obtidos, as transformações geradas e o envolvimento da comunidade no desenvolvimento da ação. Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE) I NVESTIMENTO S OCIAL P RIVADO

28 Valorização da imagem institucional Reconheci- mento e fidelidade do consumidor Aumento da motivação dos funcionários Atração e retenção de talentos Acesso a capitais e a mercados Maior longevidade B ENEFÍCIOS PARA O N EGÓCIO

29 B ENEFÍCIOS PARA A SOCIEDADE Preservação dos recursos ambientais Redução das desigualda- des sociais Promoção da diversidade Preservação da cultura local Geração de valor para todos os públicos Contribuiçã o para uma sociedade justa e sustentável

30 Q UEM FAZ, FAZ BEM ?

31 O QUE EU FAÇO COM ESSA IDEIA ? Responsabilidade Social Corporativa

32 O TEMA DO MEU NEGÓCIO

33 R EPENSANDO MINHA IDENTIDADE E MINHA PRÁTICA

34 E U NUM MUNDO EM REDE Responsabilidade Social Corporativa

35 JOGO DOS AUTÓGRAFOS


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