A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O UNIVERSO DE MOVIMENTA? Parte 3: tudo no universo se movimenta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O UNIVERSO DE MOVIMENTA? Parte 3: tudo no universo se movimenta."— Transcrição da apresentação:

1 O UNIVERSO DE MOVIMENTA? Parte 3: tudo no universo se movimenta

2 ASTRONÁUTICA A sonda espacial Voiager foi lançada ao espaço em A sonda espacial Voiager foi lançada ao espaço em Ela já passo pelos planetas Jupter, Saturno, Urano e Netuno, sem utilizar nenhum tipo de combustível para seu movimento, e até hoje continua viajando para fora do sistema solar! Ela já passo pelos planetas Jupter, Saturno, Urano e Netuno, sem utilizar nenhum tipo de combustível para seu movimento, e até hoje continua viajando para fora do sistema solar! LEI DA INÉRCIA Um corpo livre da ação de forças permanece com seu movimento, com a mesma velocidade e em linha reta.

3 ASTRONÁUTICA Se um astronauta não tiver nada que o prenda a sua nave, também existe o risco dele viajar para longe de sua nave para sempre. Se um astronauta não tiver nada que o prenda a sua nave, também existe o risco dele viajar para longe de sua nave para sempre. LEI DA INÉRCIA Um corpo livre da ação de forças permanece com seu movimento, com a mesma velocidade e em linha reta.

4 ASTRONÁUTICA Mas afinal, o que é inércia? Inércia é a resistência que todos os corpos materiais opõem à mudança de seu estado de movimento. Inércia é a resistência que todos os corpos materiais opõem à mudança de seu estado de movimento. (fonte: Minidicionário Escolar Aurélio) Quanto maior é a massa de um corpo, maior é a sua inércia. Quanto maior é a massa de um corpo, maior é a sua inércia. LEI DA INÉRCIA Um corpo livre da ação de forças permanece com seu movimento, com a mesma velocidade e em linha reta.

5 ASTRONÁUTICA Se um ônibus espacial se movimenta sem combustível, para que serve a força produzida pelo combustível? Para vencer forças que resistem ao movimento como: A força da gravidade. A força da gravidade. A força de resistência do ar. A força de resistência do ar. Força que o combustível faz no foguete. Força da gravidade Força de resistência do ar

6 ASTRONÁUTICA Se um ônibus espacial se movimenta sem combustível, para que serve a força produzida pelo combustível? Para mudar o movimento do ônibus espacial: Pra tirá-lo do repouso. Pra tirá-lo do repouso. Pra freia-lo. Pra freia-lo. Pra mudar o sentido do movimento. Pra mudar o sentido do movimento. forças do combustível (para frear) Acesse para fazer uma simulação de um pouso de uma sonda espacial na Lua.

7 ASTRONÁUTICA Um ônibus espacial precisa guardar um mínimo de combustível para poder mudar seu movimento e retornar à Terra. Um ônibus espacial precisa guardar um mínimo de combustível para poder mudar seu movimento e retornar à Terra. Sem a massa do tanque principal de combustível, o retorno para a Terra se torna mais fácil. Sem a massa do tanque principal de combustível, o retorno para a Terra se torna mais fácil. LEI FUNDAMENTAL DA DINÂMICA As forças apenas mudam o movimento dos corpos. Quanto maior é a massa de um corpo, maior é a força necessária pra mudar o movimento de um corpo.

8 ASTRONÁUTICA Para fazer o foguete parar é utilizada a força de resistência do ar, através de pára- quedas, e a força de resistência entre as rodas e a pista. Para fazer o foguete parar é utilizada a força de resistência do ar, através de pára- quedas, e a força de resistência entre as rodas e a pista. LEI FUNDAMENTAL DA DINÂMICA As forças apenas mudam o movimento dos corpos. Quanto maior é a massa de um corpo, maior é a força necessária pra mudar o movimento de um corpo. Força de resistênci a do ar (para frear)

9 ASTRONÁUTICA Questionário – questão 13 Por que objetos que são soltos caem na Terra? Questionário – questão 14 Por que o satélite da figura não cai na Terra? Isaac Newton deu a mesma resposta para as duas questões: Por causa da Lei da Gravitação Universal

10 GRAVITAÇÃO UNIVERSAL LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Toda matéria atrai matéria. Quanto maior é a massa dos corpos, maior é a atração. Quanto maior é a massa dos corpos, maior é a atração. Quanto maior é a distância entre os corpos, menor é a atração. Quanto maior é a distância entre os corpos, menor é a atração. Por não vemos a atração entre uma mesa e uma cadeira??? Por não vemos a atração entre uma mesa e uma cadeira??? Só conseguimos sentir a força gravitacional quando pelo menos um dos corpos tem massa grande, como a massa de um corpo celeste.

11

12 QUESTÕES RESPONDIDAS POR ISAAC NEWTON Se os satélites artificiais são atraídos pela Terra, por que eles não caem na Terra??? Se os satélites artificiais são atraídos pela Terra, por que eles não caem na Terra??? Os satélites são levados para o espaço por foguetes, e são soltos a grandes velocidades. Os satélites são levados para o espaço por foguetes, e são soltos a grandes velocidades.

13 QUESTÕES RESPONDIDAS POR ISAAC NEWTON Se os satélites artificiais são atraídos pela Terra, por que eles não caem na Terra??? Se os satélites artificiais são atraídos pela Terra, por que eles não caem na Terra??? Os satélites caem em direção a Terra, mas devido a sua grande velocidade, eles conseguem fazer uma curva em torno na Terra. Os satélites caem em direção a Terra, mas devido a sua grande velocidade, eles conseguem fazer uma curva em torno na Terra. Como no espaço não existe resistência do ar, os satélites mantém sempre a mesma velocidade (Lei da Inércia). Como no espaço não existe resistência do ar, os satélites mantém sempre a mesma velocidade (Lei da Inércia). Acesse para ver a explicação de Isaac Newton sobre a órbita de corpos celestes, ou volte na página onde você baixou esta apresentação, instale o aplicativo Modellus e depois faça o download do programa gravitação.

14 QUESTÕES RESPONDIDAS POR ISAAC NEWTON Se os satélites artificiais são atraídos pela Terra, por que eles não caem na Terra??? Se os satélites artificiais são atraídos pela Terra, por que eles não caem na Terra??? A maioria dos satélites de comunicações gira junto com a Terra, ou seja, dá uma volta em torno da Terra em 24 horas. A maioria dos satélites de comunicações gira junto com a Terra, ou seja, dá uma volta em torno da Terra em 24 horas. Estes satélites giram a uma altitude de 3500 km, com uma velocidade de km/h!!! Estes satélites giram a uma altitude de 3500 km, com uma velocidade de km/h!!!

15 QUESTÕES RESPONDIDAS POR ISAAC NEWTON Se a Lua é atraída pela Terra, por que ela não caem na Terra??? Se a Lua é atraída pela Terra, por que ela não caem na Terra??? A Velocidade da Lua é tão grande que em vez dela cair na Terra ela dá voltas em torno da Terra. VELOCIDADE DE TRANSLAÇÃO DA LUA: 1 km/s Se a Terra é atraída pelo Sol, por que ela não cai no Sol??? Se a Terra é atraída pelo Sol, por que ela não cai no Sol??? A velocidade da Terra é tão grande que em vez de cair no Sol, ela dá voltas em torno do Sol. VELOCIDADE DE TRANSLAÇÃO DA TERRA: 30 km/s

16 Se não existisse a força da gravidade, qual seria o movimento dos corpos celestes??? QUESTÕES RESPONDIDAS POR ISAAC NEWTON

17

18 TUDO NO UNIVERSO SE MOVIMENTA Todas as estrelas da Via-Láctea giram ao redor do núcleo da galáxia. Todas as estrelas da Via-Láctea giram ao redor do núcleo da galáxia. Como toda matéria atrai matéria, tudo o que existe no universo se movimenta!!! O Sol gira com uma velocidade de 225 km/s, e dá uma volta completa pela galáxia a cada duzentos milhões de anos.

19 TUDO NO UNIVERSO SE MOVIMENTA As galáxias do universo também se movimentam. As galáxias do universo também se movimentam. O telescópio espacial Hubble já captou dezenas de imagens de galáxias se encontrando! O telescópio espacial Hubble já captou dezenas de imagens de galáxias se encontrando! Como toda matéria atrai matéria, tudo o que existe no universo se movimenta!!!

20 TUDO NO UNIVERSO SE MOVIMENTA Como toda matéria atrai matéria, tudo o que existe no universo se movimenta!!! A nossa galáxia (Via Láctea) e a galáxia de Andrômeda estão se atraindo a uma velocidade de mais ou menos 130 km/s, e podem se encontrar daqui a 3 bilhões de anos. Concepção artística do encontro da galáxia de Andrômeda com a Via Láctea, vista da Terra.

21 Em resumo Tudo o que existe no universo se movimenta!!!


Carregar ppt "O UNIVERSO DE MOVIMENTA? Parte 3: tudo no universo se movimenta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google