A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENERGIA FONTES ALTERNATIVAS 13/05/2013. FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA CONCEITO: São os tipos de energia utilizadas para suprir a falta de energia das.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENERGIA FONTES ALTERNATIVAS 13/05/2013. FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA CONCEITO: São os tipos de energia utilizadas para suprir a falta de energia das."— Transcrição da apresentação:

1 ENERGIA FONTES ALTERNATIVAS 13/05/2013

2 FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA CONCEITO: São os tipos de energia utilizadas para suprir a falta de energia das matrizes energéticas de um país. AS PRINCIPAIS FONTES ALTERNATIVAS SÃO; 1.ENERGIA SOLAR 2.ENERGIA GEOTÉRMICA 3.ENERGIA EÓLICA 4.ENERGIA BIOMASSA

3 1.ENERGIA SOLAR CONCEITO: É o tipo de energia que consiste na captação de energias luminosa e térmica oriundas do sol. O PROCESSO: Esse tipo de energia se obtem por maio de painéis com células fotovoltáticas que geram energia elétrica. É um tipo de energia renovável e não poluente INCONVENIENCIAS: Esse tipo de energia é: a. De difícil armazenagem E; b.Países situados em médias e altas latitudes não dispõem de luz solar abundantes durante todos os meses do ano

4

5 2. ENERGIA GEOTÉRMICA CONCEITO: É o tipo de energia que pode ser obtida aproveitando-se o calor do interior da terra, em áreas que contenham água subterrânea aquecida como por exemplo, em regiões vulcânicas e gêiseres ou perfurando- se poços profundos, aproveitando-se o calor das rochas do interior da terra. São comuns na Islândia, Finlândia, Itália dentre outros. INCONVENIÊNCIAS: Do ponto de vista ambiental, o maior problema é que esse tipo de fonte só poderá ser obtida em regiões vulcânicas o que o vapor gerado pode conter substâncias tóxicas como gases venenosos como enxofre e outros gases, além de fulígens.

6

7

8 3. ENERGIA EÓLICA CONCEITO: É o tipo de energia oriunda dos ventos. Sempre foi utilizada para mover vela de barcos ou pás de moinhos É uma fonte de energia renovável que e não poluente Atualmente é utilizada para mover aero geradores que se agrupam em grandes parques eólicos que transformam a energia eólica em energia elétrica através de turbinas. INCOVENIÊNCIAS: esse tipo de energia é muito irregular, haja vista que, sua utilização precisa ser combinada com a de fontes convencionais.

9

10

11

12 4. ENERGIA BIOMASSA CONCEITO: É o tipo de energia gerada a partir de qualquer tipo de matéria orgânica não fóssil, animal ou vegetal, que possibilitem a obtenção de energia. Dentre os produtos mais utilizados destacam-se: I.ÁLCOOL: obtido da cana-de-açúcar, da beterraba, do milho e da madeira; II.LIXO ORGÂNICO que através de sua decomposição se produz o biogás III.BIODIESEL: que pode ser obtido através de lenha, carvão vegetal, mamona, milho e até mesmo de vísceras de peixe atualmente IV.Muitos países possuem legislação que obriga a mistura de álcool e biodiesel na gasolina e óleo diesel; V.EUROPA: até 2020,10% dos combustíveis usados no setor de transportes deverão ter origem agrícola, percentual que também é utilizado na Colômbia, Tailândia e Venezuela; VI.BRASIL: desde 2009, é misturado à gasolina 25% de álcool e 5% de biodiesel ao diesel de petróleo e era o único país do mundo com carros flex.

13

14

15

16

17

18


Carregar ppt "ENERGIA FONTES ALTERNATIVAS 13/05/2013. FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA CONCEITO: São os tipos de energia utilizadas para suprir a falta de energia das."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google