A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Marketing para o Centro de Atendimento e Apoio Ao Adolescente da Universidade Federal de São Paulo Ana Paula Gines Geraldo, Daniela Tegani,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Marketing para o Centro de Atendimento e Apoio Ao Adolescente da Universidade Federal de São Paulo Ana Paula Gines Geraldo, Daniela Tegani,"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Marketing para o Centro de Atendimento e Apoio Ao Adolescente da Universidade Federal de São Paulo Ana Paula Gines Geraldo, Daniela Tegani, Juliana Lumi Ueda, Patrícia Gatthas Orientadora: Roseli Ueno Ninomiya Coordenadora do CAAA: Isa de Pádua Cintra Setembro 2005

2 Objetivo Geral Elaborar um plano de marketing para melhorar o conhecimento sobre nutrição dos adolescentes no Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA) da Universidade Federal de São Paulo.

3 Metas Incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes pelos adolescentes. Ensinar os adolescentes a compreender a informação nutricional dos rótulos de alimentos. Aumentar o conhecimento dos adolescentes sobre o valor nutricional de alguns alimentos presentes em sua alimentação habitual. Incentivar os adolescentes a experimentar alimentos não consumidos habitualmente.

4 Cronograma

5 Análise SWOT Pontos fortes (Strenghts)Pontos Fracos (Weaknesses) Equipe multiprofissional especializada no atendimento ao adolescente. Atendimento diferenciado dependendo do objetivo (obesidade, esportes...). Desenvolvimento de estratégias para motivar os pacientes. Aplicação de atividades de apoio ao atendimento ambulatorial como elaboração de materiais para uso em consultório. Nome vinculado a UNIFESP. Atendimento realizado por profissionais ligados à Universidade. Localização de fácil acesso. Proximidade do metrô. Serviço gratuito. Tempo de permanência na sala de espera longo. Pouca disponibilidade de horários para atendimento de alguns ambulatórios. Falta de recursos financeiros. Falta de materiais informativos. Falta de materiais de apoio como equipamentos para atendimento, xerox, tinta para impressora. Pouca divulgação do ambulatório de nutrição. Desmotivação e perda de interesse por parte dos pacientes por causa da demora para perceber resultados. Oportunidades (Opportunities)Ameaças (Threats) Reajuste salarial. Ano eleitoral. Criação do Bilhete único. Implantação do Passa rápido. Captura dos estupradores da região. Concorrência de outros serviços públicos especializados como postos de saúde e centros saúde escola. Probabilidade de impeachment afetando a economia. Crise política denúncias de corrupção no Governo. Aumento no preço das tarifas de transporte público. Probabilidade de furtos e assaltos comuns na região. Falta de verba por parte do governo para a saúde e educação.

6 Resultado da pesquisa Perfil dos adolescentes: Idade Sexo

7 Resultado da pesquisa Motivo para escolha dos alimentos:

8 Resultado da pesquisa Alimento preferido: Alimento que menos gosta:

9 Resultado da pesquisa Alimentos considerados saudáveis:

10 Plano de Ações Elaborar material visual incentivando o consumo de frutas, verduras e legumes para apoio no atendimento nutricional no CAAA. Elaborar atividades de educação nutricional para a sala de espera do CAAA, abordando os seguintes temas: consumo de frutas, verduras e legumes, informação nutricional dos rótulos de alimentos e valor nutricional de alimentos preferidos pelos adolescentes.

11 Análise Financeira

12 Material visual para consultório 4 folhas de cartolinaR$ 1,40 2 folhas de impressãoR$ 0,20 1 cola em bastãoR$ 0,63 RevistaR$ 0,00 TotalR$ 2,23 Folder Preço por unidadeR$ 0,55

13 Atividades da sala de espera Forca Objetivo: Incentivar os adolescentes a consumirem e/ ou experimentarem frutas, verduras e legumes. Alimentos: berinjela, tomate, cenoura, couve e mamão. Dinâmica: Os adolescentes escolhiam as letras e tentavam adivinhar o nome dos alimentos da forca, quando o alimento era descoberto, iniciava-se uma discussão sobre a importância desse alimento e era questionado qual dos adolescentes consumiam o alimento e o modo de consumo. Após a atividade foi entregue um receituário com preparações fáceis e rápidas com os alimentos da forca.

14 Atividades da sala de espera Descobrindo o alimento Objetivo: Esclarecer que alguns dos alimentos preferidos por eles, apesar de saborosos, quando consumidos em excesso podem causar malefícios à saúde. Os alimentos foram: chocolate, sorvete, refrigerante,chiclete, leite, salgadinho, coxinha, batata frita e bolacha recheada. Dinâmica: Um papel com o desenho de cada alimento era colado nas costas de cada um dos adolescentes que deveriam adivinhar qual era o alimento afixado em suas costas, através de dicas de características ruins e boas dadas pelos colegas.

15 Atividades da sala de espera Rótulos Objetivo: Ensinar os adolescentes a compreenderem a tabela nutricional presente nos rótulos dos alimentos. Dinâmica: Foi realizada uma palestra utilizando como material uma tabela nutricional desenhada em uma cartolina e rótulos de alimentos.

16 Material visual para consultório O material foi elaborado com o objetivo de incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes. Foram elaborados cartazes utilizando-se cartolinas, figuras recortadas de revistas e frases com exemplos de como incluir frutas, verduras e legumes durante o dia, cada cartaz será afixado em um consultório.

17 Folder Foi elaborado para freqüentadores e profissionais que tiverem o interesse de conhecer o trabalho realizado pelo CAAA e as funções de cada profissional. O formato do folder foi escolhido de modo que as informações fossem passadas de forma clara e objetiva sem muita poluição visual.

18 Conclusão A estratégia de marketing elaborada atingiu as metas propostas no presente trabalho. Os adolescentes mostraram-se interessados em aprender e motivados a começarem aos poucos realizar pequenas mudanças em sua alimentação, como experimentar frutas, verduras e legumes. Para verificar a eficácia da estratégia seria necessária a aplicação de pesquisa para avaliar a assimilação do conteúdo passado nas atividades.

19 Muitos acreditam que o marketing existe somente para ajudar a descobrir maneiras inteligentes de se descartar o que foi produzido. Na verdade, marketing é a arte de agregar valor próprio de um produto ou serviço para os clientes.

20


Carregar ppt "Projeto de Marketing para o Centro de Atendimento e Apoio Ao Adolescente da Universidade Federal de São Paulo Ana Paula Gines Geraldo, Daniela Tegani,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google