A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

-Foco da observação - Procedimentos para observação - Indicadores de observação - Construção do instrumento de observação - Fazendo a observação - Análise.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "-Foco da observação - Procedimentos para observação - Indicadores de observação - Construção do instrumento de observação - Fazendo a observação - Análise."— Transcrição da apresentação:

1 -Foco da observação - Procedimentos para observação - Indicadores de observação - Construção do instrumento de observação - Fazendo a observação - Análise das principais descobertas

2

3 É uma metodologia colaborativa de trabalho e um instrumento poderoso para a formação e desenvolvimento de professores.

4 Antes - Sensibilizar os professores sobre a importância desta ação para apoiá-los nos desafios encontrados no dia a dia da sala de aula. - Definir um foco de observação e criar um protocolo com indicadores de observação junto com os professores envolvidos. - Planejar a entrada em aula, combinando dia e horário com o professor.

5 Durante - Registrar as observações, a partir do foco estabelecido, usando o Histórico de Colaboração. - Realizar intervenções com os alunos, apenas se combinado com o professor antecipadamente, cuidando para não perder o foco da observação.

6 Depois Agendar um feedback (escrito e presencial) com o professor, socializando os pontos observados e compartilhando sugestões de encaminhamentos para as próximas aulas. Registrar os encaminhamentos no Histórico de Colaboração.

7 A observação deve ser uma prática, principalmente do PC, mas que pode ser promovida por outros profissionais da equipe gestora; Deve ter como foco o ensino e não a pessoa dos professores; Não deve ser aleatória ou acidental, mas parte de um programa de formação de professores e de aperfeiçoamento da escola;

8 Por sua própria especificidade, a observação em sala de aula é a estratégia que mais dados nos fornece para a intervenção junto aos professores em processo de formação, pois nela não se verifica o desenvolvimento do trabalho exclusivamente no plano do discurso falado ou escrito, mas essencialmente no plano das interações, tendo, por isso um papel fundamental no processo de transformação da prática. (SCARPA, 1998, p.95)

9 Os resultados prévios devem ser compartilhados com a equipe gestora, bem como os encaminhamentos, pós-seção de feedback; Todos os professores devem ter oportunidade de serem observados. A periodicidade vai depender da disponibilidade da equipe gestora e dinâmica de cada escola;

10 Os encaminhamentos gerais devem fazer parte de um plano de ação que contemple todas as ações pensadas para apoio aos professores, bem como prazos para execução e responsáveis.


Carregar ppt "-Foco da observação - Procedimentos para observação - Indicadores de observação - Construção do instrumento de observação - Fazendo a observação - Análise."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google