A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas de transformação que podem utilizar madeira de fraca qualidade e/ou de pequena dimensão EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas de transformação que podem utilizar madeira de fraca qualidade e/ou de pequena dimensão EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably."— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de transformação que podem utilizar madeira de fraca qualidade e/ou de pequena dimensão
EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably

2 Objectivos da aula Os alunos deverão:
Compreender as principais técnicas de transformação da madeira As modalidades básicas de selecção da madeira de acordo com a técnica de transformação Como valorizar um tronco de madeira de fraca qualidade/pequena dimensão. EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably

3 Introdução A madeira pode ser utilizada tal como é (rolaria), com um corte transversal, para variadas utilizações, tais como para postes na agricultura, vedações, etc. De qualquer modo, na maioria dos casos esta deve ser transformada para ser decomposta e recomposta para constituir o produto final EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably

4 Introdução A decomposição da rolaria para produzir semi-acabados requer técnicas mecânicas específicas A recomposição de semi-acabados em produtos finais requer técnicas de montagem, na sua maioria colas. O processo completo tem por objectivo acrescentar valor ao produto final EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably

5 As primeiras técnicas de transformação da madeira
1 2 Serração Corte circular Corte em tábuas Rachar Aparas 3 4 5 EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably

6 Serração A maneira mais utilizada para produzir ou extrair tábuas, ou, da madeira com pouco diâmetro, elementos muitos finos para a produção de esquis ou folhas decorativas para soalhos laminados. Os restos são aparas e placas

7 Corte circular A maneira de produzir folheados de 1 – 2 mm de espessura. A maior parte, para a produção de contraplacado, geralmente depois da vaporização. Os folheados podem ser colados em conjunto para produzir “microlam” ou madeira laminada.

8 Corte em tábuas A maneira de produzir folheados muito finos (alguns de mm/10) maioritariamente para decoração de vários tipos de painéis. Este processo também é geralmente utilizado depois da vaporização. Os folheados podem ser colados em conjunto para produzir “microlam”.

9 Rachar Corte radial/longitudinal da madeira, sem produzir aparas como detritos. Para produzir madeira para combustível ou elementos para utilizações impermeáveis, tais como os elementos (aduelas) para barris ou telhas de madeira.

10 Aparas A partir de material de fraca qualidade/pouca dimensão, para obter aparas de madeira. As aparas de madeira podem ser processadas para produzir painéis ou energia, tal como se encontram.

11 Painéis Sólidos de Madeira
Matéria-prima: Folhosas de fraca qualidade/dimensão de talhadias. Resinosas de fraca qualidade/dimensão de desbastes. Acácia bastarda e Castanheiro Pinheiro da Áustria (Pinus nigra L.) da Toscânia EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably

12 Sistema de Produção Serração dos troncos em tábuas Calor
Secagem das tábuas em estufa

13 Sistema de Produção Ripas Cortar e serrar as tábuas em ripas
Ripas com defeitos Cortes limpos Defeitos a eliminar Corte transversal das ripas para eliminar defeitos

14 Sistema de Produção Árvore de tupia Cortes iguais Cortes iguais
COLA pura Árvore de tupia Cortes iguais Cortes iguais Ripas unidas (sem defeitos) UNIÃO DOS CORTES

15 Sistema de Produção Face Borda Borda Face
PLANEAR E SERRAR NUMA SECÇÃO TRANSVERSAL DEFINITVA COLA pura Borda Face Ripas unidas Folha única Painel de madeira sólido Largura das ripas = espessura dos painéis COLAGEM DAS BORDAS

16 Caracterização do Produto
Estabilidade dimensional Testes mecânicos Curvar Cortar

17 Do painel ao mobiliário
Exemplos de aplicação Do painel ao mobiliário

18 Mobiliário de exterior
Matéria-prima: Pinheiro-manso de fraca qualidade proveniente de tempestades de Inverno.

19 Laminado colado acabado
Sistema de Produção Semi-acabado: Serrar Laminado colado acabado Cortar Corte circular Contraplacado Selecção de folheados

20 Montagem de contraplacado e laminado colado
Sistema de Produção Produtos finais: mobiliário de exterior para parques regionais de onde provêm os pinheiros. Montagem de contraplacado e laminado colado

21 Compostos de madeira-plástico
Provenientes de rolaria de madeira de fraca qualidade. No exemplo, de uma plantação de Eucaliptos do sul da Itália. Os clones de eucalipto utilizados são caracterizados pela sua madeira densa, com visíveis retracções. Para além disso, os troncos têm um grande número de deformações, que levam à abertura de fendas aquando do abate.

22 Sistema de Produção Barrotes de fraca qualidade são lascados; as aparas são refinadas de forma a obter serradura (b). A serradura é misturada a alta temperatura (200 °C) com resinas termoplásticas, tais como o polipropileno, e extrudida (c). O produto obtido é um painel termoplástico composto onde a serradura é o enchimento.

23 Caracterização do Produto
A caracterização do produto passa por testes mecânicos (-e- é uma amostra de tensão). O desenvolvimento nos comportamentos mecânicos do propileno original é muito reduzido. O painel termoplástico permite a sua transformação através da moldagem a quente até à obtenção dos produtos finais, tais como as caixas (f) ou telhas (g).

24 Caracterização do Produto
Um telhado completamente feito com compostos madeira-plásticos. O produto obtido é menos poluente e mais reciclável do que um simples plástico. Os melhoramentos físicos e mecânicos do plástico de origem são muito poucos.

25 Baixa tecnologia/Elevado design
Carrossel construído com rolaria de castanho Rolaria de castanho: Base feita com uma rolaria de castanho; hélice horizontal feita com tábuas de castanho cruzadas. O projecto permite despender pouco dinheiro e material de pouco valor.

26 Baixa tecnologia/Elevado design
Baloiço feito com madeira de castanho Madeira de castanho serrada: Elemento vertical feito com duas tábuas de castanho unidas. O elemento horizontal de baloiço é uma tábua de castanho: a rotação é assegurada por elementos de metal.

27 Baixa tecnologia/Elevado design
Sistema de parqueamento de bicicletas com tábuas de castanho Tábuas de castanho: Os restos de madeira podem ser trabalhados com ferramentas simples (até mesmo com uma serra articulada). A utilização de madeira bastante durável, como é o castanho, é essencial para garantir uma maior longevidade dos artefactos.

28 Conclusões A transformação da madeira tem por objectivo valorizar os produtos feitos com madeira A escolha das técnicas de transformação está estritamente ligada às características da matéria-prima. A matéria-prima deve ser seleccionada antes de ser transformada, de acordo com a dimensão/qualidade. Geralmente a matéria semi-acabada deve ser recomposta para se obter o produto final.


Carregar ppt "Técnicas de transformação que podem utilizar madeira de fraca qualidade e/ou de pequena dimensão EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google