A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenharia de Software User Interface Design Docente responsável: Isabel Sofia Brito Grupo de Trabalho: -Luis Franconº 3508 -Nuno Silvanº 2633.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenharia de Software User Interface Design Docente responsável: Isabel Sofia Brito Grupo de Trabalho: -Luis Franconº 3508 -Nuno Silvanº 2633."— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Software User Interface Design Docente responsável: Isabel Sofia Brito Grupo de Trabalho: -Luis Franconº Nuno Silvanº 2633

2 Introdução Pretende-se dar a conhecer o que é a User Interface Design, a sua evolução, quais as suas características e qual o seu relacionamento com Engenharia de Software

3 User Interface O que é? User Interface refere-se aos métodos e dispositivos que são utilizados na interacção entre maquinas e seres humanos. Pode tomar várias formas, mas sempre cumprindo dois pontos fundamentais: comunicação ou troca de informação entre a máquina e o ser humano e vice versa.

4 User Interface A sua evolução Os primeiros computadores tinham umas interfaces muito rudimentares, bem como eles próprios. O computador enviava informação ao utilizador, através de luzes e, o utilizador introduzia informação ao computador, através de interruptores. Apenas técnicos altamente especializados eram capazes de trabalhar com estas máquinas.

5 User Interface A sua evolução(2) O próximo passo da evolução trouxe consigo os monitores. O computador utilizava o monitor para imprimir a sua informação e o utilizador, através de um teclado escrevia para o monitor a informação que iria ser tratada. Utilizadores comuns já podiam utilizar computador, mas tinham que ter uma formação especializada e eram obrigados a memorizar uma série de comandos.

6 User Interface A sua evolução(3) Aparecimento das GUI - Graphic User Interfaces. A informação apresentada ao utilizador já não era só texto mas também gráficos (imagens). Era apresentada uma série de opções (botões, etc..) para facilitar a interacção do utilizador com a máquina. A partir daqui as interfaces foram-se focando nas necessidades dos humanos. O utilizador já não necessita de formação técnica para poder utilizar o computador

7 "Qualidade" das User Interfaces O objectivo de qualquer criador (developer) deve ser criar e implementar uma interface de qualidade. Algumas funcionam melhor que outras, mas nunca existe uma solução perfeita. Por isso uma quality user Interface, deve ser uma interface intuitiva, fácil de utilizar e eficiente. A melhor maneira de assegurar uma quality user interface design, é, seguindo um processo bem definido de design process, que é especificamente seguido para criar interfaces de qualidade.

8 Processo de desenho (Design Process) Design Process overview

9 Fase de requisitos Antes de se dar inicio à fase de design há que se fazer algum trabalho de casa primeiro. :) Se a aplicação é para ser aceite pelos utilizadores, há que trabalhar com eles desde o inicio (stakeholders)

10 Fase de Requisitos Alguns passos para levar ao sucesso a fase de requisitos: Equipa de design Identificar todos os grupos de utilizadores (stakeholders). Seleccionar representantes para participar na equipa de design.

11 Fase de Requisitos Recolha de requisitos Entervistar tantos stackholders, quantos forem necessários O problema (negócio, etc..) onde se insere esta aplicação Que proveitos a aplicação pode disponibilizar Quais são os factores críticos para o sucesso

12 Fase de Requisitos Definir o escopo (alcance) do projecto Rever os requisitos recolhidos Tomar decisões sobre o que ira ser necessário e o que não Se o escopo se tornar demasiado grande, dividi-lo em etapas

13 Fase de Requisitos A fase de requisitos é muito importante para o sucesso de qualquer projecto. Qualquer User Interface, não importa o bem desenhada que possa estar, não será bem recebida se os seus utilizadores sentirem que foram parte integrante do mesmo

14 A fase do desenho conceptual (Conceptual Design) Modelação da aplicação

15 A fase do desenho conceptual (Conceptual Design) O desenho Conceptual é dividido em três fases: Modelo de dados (Data Model) Identifica as entidades e o relacionamento entre elas Modelo de função de Negócio (Business function model) Define o escopo (alcance) do negocio, no que diz respeito á aplicação O Modelo de Comunicação (Data Flow Diagram) Traça as interacções entre as componentes da Business Function model e as entidades de dados (Data Model).

16 Desenho Lógico (Logical Design ) Determinar quais os eventos que o utilizador pode fazer Determinar a tecnologia (hardware e software) em que a aplicação irá ser desenvolvida Determinar a configuração mínima de hardware que a aplicação deverá suportar

17 Desenho Físico (Physical Design) A fase do Desenho físico corresponde à determinação de como o desenho lógico irá ser implementado numa plataforma especifica A tecnologia na qual a aplicação irá ser desenvolvida deve ser determinada antes da fase do desenho físico começar.

18 Construção É nesta fase que se dá inicio à programação da aplicação. Não quer dizer que o processo de desenho tenha sido concluído (processo iterativo) Disponibilizar ao utilizador uma parte funcional da aplicação. Este irá querer proceder a alterações para esta funcionar da maneira que ele quer. Quanto mais cedo o utilizador tiver um protótipo funcional nas suas mãos, mais cedo se poderá fazer as alterações que este deseja e menos re- desenhamento da mesma será necessário efectuar

19 Teste de Usabilidade (Usability Testing) Técnica que permite validar o desenho da interface e revelar áreas que necessitem de ser refinadas Consiste apenas em observar os utilizadores a operar a aplicação Os utilizadores devem ser instruídos de forma a verbalizarem todo o seu pensamento durante a interacção Ex: "Quero encontrar o botão de sair. Vejo um botão que diz exit, mas não sei se é este...!". :-)

20 Teste de Usabilidade (Usability Testing) Este teste é mais uma exercício de quão fácil é a aprendizagem de utilização da aplicação, do que propriamente a facilidade de utilização (learnability). Quantos mais utilizadores testarem a aplicação melhor. Se um ou dois utilizadores sentirem dificuldades nalguma situação, esta poderá não ser propriamente um problema, mas se por contrario, uma maioria sentir dificuldades, essa situação vai requerer uma maior atenção e provavelmente uma melhoria.

21 Usability Engineering Métodos de usabilidade na construção de um produto útil e utilizável

22 Interacção com o utilizador Todo o processo de desenvolvimento da aplicação gira em torno do utilizador

23 Conclusão Podemos concluir que a User Interface design é um processo iterativo. Este processo é sempre acompanhado de perto pelos utilizadores finais, que irão ajudar durante todo o processo de desenvolvimento da aplicação. Quanto mais cedo os utilizadores finais tiverem contacto com a aplicação mais depressa se podem fazer as alterações necessárias. Se se seguir um processo bem definido de desenho Design Process, temos assegurado um produto final de excelente qualidade.

24 Referencias ntent=10&lang=en ntent=10&lang=en

25 FIM QUESTÕES?


Carregar ppt "Engenharia de Software User Interface Design Docente responsável: Isabel Sofia Brito Grupo de Trabalho: -Luis Franconº 3508 -Nuno Silvanº 2633."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google