A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Slide baseado em Ana Bock.. Ciência e o Senso Comum O senso comum e o conhecimento da realidade: – Nos afastamos do cotidiano para pensar sobre ela e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Slide baseado em Ana Bock.. Ciência e o Senso Comum O senso comum e o conhecimento da realidade: – Nos afastamos do cotidiano para pensar sobre ela e."— Transcrição da apresentação:

1 Slide baseado em Ana Bock.

2 Ciência e o Senso Comum O senso comum e o conhecimento da realidade: – Nos afastamos do cotidiano para pensar sobre ela e conhecer além das aparências (NÃO é Senso Comum). Cair a fruta Formular a lei da gravidade (fato do cotidiano) (explicação cientifica) O senso comum e o conhecimento espontâneo e intuitivo do conhecimento – É aprendido por gerações (ex.: água com açúcar deixa a pessoa calma ).

3 Ciência e o Senso Comum O senso comum e a absorção de noções da ciência: – Ela mistura outros saberes e o simplifica, com isso cria uma visão-de-mundo. Outras áreas de conhecimento: – Ciência; – Filosofia; – Religião; – Arte; – Senso Comum.

4 A Psicologia Científica O que é ciência: suas características – Compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre o objeto adquiridos de uma maneira programática, sistemática e controlada. Desta forma o saber pode ser transmitido, verificado, utilizado e desenvolvido; – Ela aspira a objetividade, isenta de emoções; – Objeto especifico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas especificas, processo cumulativo do conhecimento e objetividade fazem da ciência uma forma de conhecimento.

5 A Psicologia Científica Os objetos de estudo da Psicologia – Comportamento, inconsciente, personalidade (depende da abordagem); – Sendo uma ciência nova, muitos dizem que não há um paradigma, por se tratar de um ser humano que está em constante mudanças; – Dificulta-se definir o objeto também pelo fato de muitos cientistas se confundirem com o objeto; – No sentido mais amplo, o objeto de estudo é o ser humano.

6 A Psicologia Científica A constituição da subjetividade no ser humano: – Nossa matéria-prima, portanto, é o ser humano em todas as usas expressões, as visíveis (o comportamento) e as invisíveis (os sentimentos), as singularidades (porque somos o que somos) e as genéricas (porque somos todos assim) – é o ser humano-corpo, ser humano-pensamento, ser humano-afeto, ser humano-ação e tudo isso está sintetizado no termo subjetividade. – A subjetividade é a síntese singular e individual que construirmos de acordo com nossas vivências;

7 A Psicologia Científica – O mundo social e cultural possibilita a construção do mundo pessoal e singular; – A subjetividade é a maneira de pensar, sentir, fantasiar, se comportar, sonhar, amar e cada um; – O movimento e a transformação são os elementos básicos de toda essa história.

8

9 As pessoas não estão sempre iguais. Ainda não foram terminadas. Mas porquê? Como? Simplesmente porque a subjetividade ainda não cessará de se modificar, pois as experiências sempre trarão novos elementos para renová-la.

10 A Psicologia e o Misticismo Criação do 1º Laboratório de Experimentos em Psicologia em 1879 com Wundt; Com isso houve um desligamento das ideias psicológicas de ideias abstratas e espiritualistas;

11 Tarô, astrologia, quiromancia, a numerologia e outras praticas adivinhatórias NÃO SÃO praticas de saberes psicológicos, pois não possuem um método cientifico e que foge da visão Psicológica, que enxerga o sujeito como um ser autônomo e sem destino. Não se deve misturar a Psicologia com as praticas advinhatórias ou místicas.

12 Referencia BOCK, Ana. FURTADO, Odair. TEIXEIRA, Maria. Psicologias. 14ª edição. São Paulo: Saraiva, 2008.

13 DICAS Esse slide foi inteiramente baseado no livro da Bock, chamado Psicologias, mas você deve aprimorar os estudos pesquisando mais LIVROS: Filosofando – Introdução à Filosofia (ARANHA) A construção da realidade (BERGER & LUCKMANN) A psicologia dos psicólogos (JAPIASSU) As aventuras do Barão de Münchhaussen na Psicologia (BOCK) As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas (FOUCAULT)

14 Contato Facebook: facebook.com/carla.madeira Blog: aquariopsicologico.wordpress.com Lá você encontrará mais slides e textos na área de Psicologia. BONS ESTUDOS! ;)


Carregar ppt "Slide baseado em Ana Bock.. Ciência e o Senso Comum O senso comum e o conhecimento da realidade: – Nos afastamos do cotidiano para pensar sobre ela e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google