A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Senhoras e Senhores Boa Tarde! Sejam todas e todos bem-vindos a este nosso encontro informativo sobre as cerimônias de outorgas de grau de nossa Universidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Senhoras e Senhores Boa Tarde! Sejam todas e todos bem-vindos a este nosso encontro informativo sobre as cerimônias de outorgas de grau de nossa Universidade."— Transcrição da apresentação:

1

2 Senhoras e Senhores Boa Tarde! Sejam todas e todos bem-vindos a este nosso encontro informativo sobre as cerimônias de outorgas de grau de nossa Universidade Federal do Piauí. Sejam todas e todos bem-vindos a este nosso encontro informativo sobre as cerimônias de outorgas de grau de nossa Universidade Federal do Piauí. Em 1º lugar, o nosso muito obrigado por terem escolhido a nossa universidade para um CURSO SUPERIOR! Em 1º lugar, o nosso muito obrigado por terem escolhido a nossa universidade para um CURSO SUPERIOR!

3 CERIMONIAL 2007 NORMAS DIRETIVAS DE OUTORGAS DE GRAU DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

4 CAPÍTULO I As cerimônias de Colação e Grau serão presididas pelo Reitor ou por um representante designado pelo mesmo. As cerimônias de Colação e Grau serão presididas pelo Reitor ou por um representante designado pelo mesmo. Trata-se de um ato oficial, formal e legal da instituição, realizada em sessão pública e solene em dia e horário previamente agendado junto ao Cerimonial da UFPI. Trata-se de um ato oficial, formal e legal da instituição, realizada em sessão pública e solene em dia e horário previamente agendado junto ao Cerimonial da UFPI.

5 COLAÇÃO DE GRAU INDIVIDUAL : COLAÇÃO DE GRAU INDIVIDUAL : As colações de grau individuais ocorrem após a cerimônia coletiva; As colações de grau individuais ocorrem após a cerimônia coletiva;

6 Só poderá participar do ato de colação de grau o aluno que tenha integralizado o currículo do curso, portanto cumprido todas as exigências acadêmicas da UFPI; Só poderá participar do ato de colação de grau o aluno que tenha integralizado o currículo do curso, portanto cumprido todas as exigências acadêmicas da UFPI; É proibida a participação simbólica dos alunos que não estiverem aptos a colarem grau. É proibida a participação simbólica dos alunos que não estiverem aptos a colarem grau.

7 As Colações de Grau são realizadas com rigorosa observação mediante agendamento no calendário da Instituição. As Colações de Grau são realizadas com rigorosa observação mediante agendamento no calendário da Instituição.

8 Só são reconhecidas como oficiais as listagens de formandos emitidas pela Diretoria de Administração Acadêmica - DAA, as quais, após a solenidade, serão reconhecidas como atas oficiais das solenidades de Colações de Grau, juntamente com a ata da Mesa Diretora. Só são reconhecidas como oficiais as listagens de formandos emitidas pela Diretoria de Administração Acadêmica - DAA, as quais, após a solenidade, serão reconhecidas como atas oficiais das solenidades de Colações de Grau, juntamente com a ata da Mesa Diretora. Não tem validade a listagem emitida pelas empresas que trabalham com os formandos. Não tem validade a listagem emitida pelas empresas que trabalham com os formandos.

9 OPÇÃO POR EMPRESAS Tenham Tenham critérios na escolha de empresas, decoradores para seus eventos. Nós nos importamos com a COLAÇÃO DE GRAU. Esta, Esta, deve ter tratamento diferenciado, por se tratar da excelência dos eventos, portanto, tudo pensado e planejado para NADA DAR ERRRADO. OMERCADO HOJE SÓ EXISTE PARA COMPETENTES !

10 CAPÍTULO II CONVITES: É de responsabilidade dos graduandos. Façam rigorosa revisão de uma prova do prelo (gráfica), a fim de verificar a ordem e correção dos nomes de autoridades acadêmicas. CONVITES: É de responsabilidade dos graduandos. Façam rigorosa revisão de uma prova do prelo (gráfica), a fim de verificar a ordem e correção dos nomes de autoridades acadêmicas. Temos constatado erros terríveis em convites universitários, o que não pode ocorrer. Uma vergonha ! Temos constatado erros terríveis em convites universitários, o que não pode ocorrer. Uma vergonha !

11 PLACAS: PLACAS: Devem constar, obrigatoriamente, em lugar de destaque o BRASÃO da República, por se tratar de um órgão federal e a marca da UFPI. Devem constar, obrigatoriamente, em lugar de destaque o BRASÃO da República, por se tratar de um órgão federal e a marca da UFPI.

12 O posicionamento dos graduandos será sempre à frente da mesa diretora ou nas laterais, O posicionamento dos graduandos será sempre à frente da mesa diretora ou nas laterais, Mesa diretora

13 nunca atrás. Mesa diretora Concludentes Público

14 A comissão de formatura ou os formandos de um modo geral devem providenciar becas completas para: A comissão de formatura ou os formandos de um modo geral devem providenciar becas completas para: a) Os Professores homenageados, na cor da área do conhecimento do respectivo homenageado; a) Os Professores homenageados, na cor da área do conhecimento do respectivo homenageado; b) Diretor do Centro. b) Diretor do Centro. Cada formando também deverá se trajar de Beca completa; na cor preto, comprimento até próximo dos pés, faixa na cor de sua formação acadêmica. Cada formando também deverá se trajar de Beca completa; na cor preto, comprimento até próximo dos pés, faixa na cor de sua formação acadêmica.

15 Vermelho: Com. Social, Ciências Sociais e Direito. Vermelho: Com. Social, Ciências Sociais e Direito. Verde: Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Medicina, Medicina Veterinária e Serviço Social. Verde: Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Medicina, Medicina Veterinária e Serviço Social. Azul Celeste: Biologia, Ciência da Computação, Física, Matemática, e Química. Azul Celeste: Biologia, Ciência da Computação, Física, Matemática, e Química. Azul Royal: Administração, Arquitetura, Ciências Econômicas, Ed. Física, Eng. de Agrimensura, Eng. Civil, Eng. Agronômica e Pedagogia. Azul Royal: Administração, Arquitetura, Ciências Econômicas, Ed. Física, Eng. de Agrimensura, Eng. Civil, Eng. Agronômica e Pedagogia.

16 Lilás: Demais Licenciaturas - Ed. Artística, Filosofia, Geografia, História e Letras. Lilás: Demais Licenciaturas - Ed. Artística, Filosofia, Geografia, História e Letras. Amarelo: Farmácia Amarelo: Farmácia Vinho: Odontologia Vinho: Odontologia Róseo: Ciências Contábeis. Róseo: Ciências Contábeis.

17 OS FORMANDOS DEVEM FORNECER PARA O CERIMONIAL COM ANTECEDÊNCIA: OS FORMANDOS DEVEM FORNECER PARA O CERIMONIAL COM ANTECEDÊNCIA: 2 exemplares de convites produzidos por empresas. 2 exemplares de convites produzidos por empresas. Listagem dos possíveis concludentes para os convites confeccionados pela UFPI Listagem dos possíveis concludentes para os convites confeccionados pela UFPI Formulário de dados da formatura preenchido (no mínimo com 25 dias de antecedência da data da colação de grau) Formulário de dados da formatura preenchido (no mínimo com 25 dias de antecedência da data da colação de grau)

18 Neste formulário consta: Neste formulário consta: Nome da Turma, Nome da Turma, Paraninfo, (um só) Paraninfo, (um só) Patrono/ Patronesse, (um só) Patrono/ Patronesse, (um só) Homenageados outros, Homenageados outros, Orador da turma, Orador da turma, Juramentista, Juramentista, Data, local e horário confirmadíssimo para a colação de grau. Data, local e horário confirmadíssimo para a colação de grau.

19 DAS NORMAS PROTOCOLARES Será rigorosamente obedecido o horário de início da cerimônia. A tolerância é de 15 (quinze) minutos. Será rigorosamente obedecido o horário de início da cerimônia. A tolerância é de 15 (quinze) minutos. Não se atrasa a cerimônia na espera de formando, pais ou padrinhos. Não se atrasa a cerimônia na espera de formando, pais ou padrinhos.

20 O roteiro da colação de grau ficará a cargo do Cerimonial da UFPI, no entanto pode- se passar uma cópia de roteiro para as devidas providências de ensaios com as empresas. O roteiro da colação de grau ficará a cargo do Cerimonial da UFPI, no entanto pode- se passar uma cópia de roteiro para as devidas providências de ensaios com as empresas. O Mestre de Cerimônias é integrante efetivo da UFPI. No entanto outras pessoas de domínio da área do cerimonial e protocolo podem apresentar a cerimônia, com rigorosa observância por um membro do cerimonial da Instituição. O Mestre de Cerimônias é integrante efetivo da UFPI. No entanto outras pessoas de domínio da área do cerimonial e protocolo podem apresentar a cerimônia, com rigorosa observância por um membro do cerimonial da Instituição.

21 HINO NACIONAL : HINO NACIONAL : Pode ser executado por banda de música, coral ou som mecânico, neste último, deve ser veiculado em bom sistema de som. Pode ser executado por banda de música, coral ou som mecânico, neste último, deve ser veiculado em bom sistema de som.

22 Prever espaço suficiente para a mesa de autoridades e cátedra de homenageados Prever espaço suficiente para a mesa de autoridades e cátedra de homenageados Palco é espaço de autoridades universitárias. Palco é espaço de autoridades universitárias.

23 Prever espaço suficiente para acomodar todos os convidados na cerimônia. Prever espaço suficiente para acomodar todos os convidados na cerimônia.

24 Aseqüência hierárquica obedece a seguinte ordem: Reitor Reitor Vice-Reitor Vice-Reitor Pró-Reitor Pró-Reitor Diretor Diretor da Unidade de Ensino (Centro) Paraninfo Paraninfo ( 1 só) Patrono Patrono ou Patronesse (1 só) Chefe Chefe de Departamento Coordenador Coordenador de Curso Presidente Presidente de Conselho Regional (se houver) Professores Professores Homenageados Presidentes Presidentes de Associação, Sindicatos da categoria, nesta ordem.

25 OBS.: Na presença de autoridades máxima dos 3 poderes (executivo, legislativo ou judiciário), cabe ao cerimonial utilizar da precedência, junto à mesa de autoridades. OBS.: Na presença de autoridades máxima dos 3 poderes (executivo, legislativo ou judiciário), cabe ao cerimonial utilizar da precedência, junto à mesa de autoridades.

26 Os graduandos devem se posicionar em ordem alfabética para entrada solene 20 minutos antes do início da cerimônia; Os graduandos devem se posicionar em ordem alfabética para entrada solene 20 minutos antes do início da cerimônia; Quando ocorre 2 ou mais cursos, a seqüência é do curso é por ordem alfabética. Salvo bom senso de estética de posicionamento. Quando ocorre 2 ou mais cursos, a seqüência é do curso é por ordem alfabética. Salvo bom senso de estética de posicionamento.

27 DISCURSOS DISCURSOS Na cerimônia de outorga de grau da UFPI, haverá somente três discursos: Na cerimônia de outorga de grau da UFPI, haverá somente três discursos: 1- Orador da turma; 2- Paraninfo; 3- Reitor ou seu representante, nesta ordem. A exceção para prefeito da cidade ou governador.

28 Os discursos deverão ter, no máximo, 10 (dez) minutos de duração. Os discursos deverão ter, no máximo, 10 (dez) minutos de duração. É permitido somente um orador (formando) e um paraninfo a se pronunciar quando a cerimônia constar mais de um curso. É permitido somente um orador (formando) e um paraninfo a se pronunciar quando a cerimônia constar mais de um curso. Para não desfocar o conteúdo da solenidade, não é permitido a exibição de imagens dentro do recinto durante os pronunciamentos. Para não desfocar o conteúdo da solenidade, não é permitido a exibição de imagens dentro do recinto durante os pronunciamentos.

29 Caso haja apresentação artístico-cultural, esta será após o ato de declaração de encerramento da cerimônia, com saída dos membros da mesa diretora. Caso haja apresentação artístico-cultural, esta será após o ato de declaração de encerramento da cerimônia, com saída dos membros da mesa diretora.

30 Fica terminantemente proibido aos graduandos: Fica terminantemente proibido aos graduandos: I.Utilização de instrumentos de poluição sonora durante a solenidade. II. Gestos de exibicionismo ou não condizentes com a cerimônia; III. Dançarem no ato da colação de grau; IV. A utilização de fumaça de gelo seco durante a cerimônia;

31 V. Refletores de iluminação nas proximidades dos integrantes da mesa de honra; de honra; VI. Músicas cantadas que não sejam apropriadas para a cerimônia de colação de Grau,dá-se preferência a instrumentais.

32 DA DOCUMENTAÇÃO E SEUS PRAZOS DA DOCUMENTAÇÃO E SEUS PRAZOS -Nesta reunião, é entregue o formulário de preenchimento com todos os dados referentes à outorga de Grau. Este formulário servirá também para a opção de convites padronizados pela UFPI. -O formulário deve ser devolvido preenchido ao cerimonial até 25 (vinte e cinco) dias antes da data da cerimônia.

33 CONVITES CONVITES - Quanto solicitado, a UFPI confecciona convites para os formandos. Cada concludente tem o direito a 25 convites. Na devolução do formulário antes citado, os formandos devem fazer a opção da escolha, anexando a relação dos possíveis concludentes. - Cada turma deve enviar ao cerimonial 02 exemplares de convites adquiridos externo.

34 FRASES PRA NÃO ESQUECER! Acolação de grau só se realiza uma única vez! Portanto, capriche!!! Oatraso é um degrau a menos no exercício para o começo de um profissional ! Arrogância Arrogância e esnobação não têm espaço para quem conclui um curso superior ! Você Você agora faz parte de uma elite. Muitos desejam entrar numa universidade! Muitos já desistiram. Você é um vencedor.

35 EXEMPLOS DE ERROS OCORRIDOS EXEMPLOS DE ERROS OCORRIDOS Direito - faltou faixa de aluno Direito - faltou faixa de aluno Farmácia - concludente chegou às 20h40 Farmácia - concludente chegou às 20h40 Administração - faltou 1 canudo Administração - faltou 1 canudo Ciências Sociais - faltou cadeiras para professor; mesa foi servida em copos descartáveis e somente uma vez Ciências Sociais - faltou cadeiras para professor; mesa foi servida em copos descartáveis e somente uma vez Enfermagem - faltou faixas para professor Enfermagem - faltou faixas para professor

36 Agradecendo Agradecendo com prazer a presença de todos o nosso Muito Obrigado !

37 E boa Formatura !!!

38 U F P I CERIMONIAL (86) Ramal 522 SG 06


Carregar ppt "Senhoras e Senhores Boa Tarde! Sejam todas e todos bem-vindos a este nosso encontro informativo sobre as cerimônias de outorgas de grau de nossa Universidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google