A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração Estratégica de Tecnologia da Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração Estratégica de Tecnologia da Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Estratégica de Tecnologia da Informação
02/04/2017 Administração de Empresas - Escola de Engenharia de Piracicaba Apresentação da Disciplina Administração Estratégica de Tecnologia da Informação Prof. Wladimir da Costa

2 Administração Estratégica de TI
02/04/2017 Administração Estratégica de TI Objetivo da disciplina Pretendemos ajudar o aluno a se posicionar como um Gestor Estratégico de Informação dentro de uma organização . No final da disciplina espera-se que o aluno seja capaz de identificar, recuperar, analisar, disseminar e usar informação relevante e prioritária para a tomada de decisão, minimizando as lacunas de informação e de comunicação em um ambiente de negócios.

3 Administração Estratégica de TI
02/04/2017 Administração Estratégica de TI Como atingir esse Objetivo Será necessário entender alguns princípios básicos sobre informação, conhecimento, inteligência competitiva, estratégia, tecnologia, projeto, gerencia de risco, gestão de pessoas e minuciar uma metodologia para a elaboração de um planejamento estratégico para implantação de Tecnologia da Informação em um ambiente corporativa.

4 Administração Estratégica de TI
02/04/2017 Administração Estratégica de TI Como atingir esse Objetivo Será apresentada uma metodologia para realizar o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação com o propósito de tratar informações competitivas dos ambientes interno e externo da empresa, para transformá-las em produtos e comunicá-las ao tomador de decisão. O maior desafio das organizações e dos gestores atualmente é justamente obter a informação relevante em tempo real e a tempo para a tomada de decisão.

5 Administração Estratégica de TI
02/04/2017 Administração Estratégica de TI Justificativa para está disciplina Na sociedade do conhecimento, a gestão estratégica da informação e a inteligência competitiva estão entre os principais fatores críticos para o sucesso das organizações. A economia do conhecimento deslocou o eixo da riqueza e do desenvolvimento dos setores tradicionais intensivos em mão de obra, matéria prima e capital, para setores intensivos em “mentes de obra”, comunicação estratégica, tecnologia da informação e inteligência empresarial.

6 Administração Estratégica de TI
02/04/2017 Administração Estratégica de TI Justificativa para está disciplina Segundo Philip Kotler, só existem três tipos de empresas: as que fazem as coisas acontecerem, as que ficam observando o que acontece e as que ficam se perguntando o que aconteceu. Esta disciplina justifica-se no curso de Administração de Empresas para ajudar a entender o processo da Gestão Estratégica da Informação, para que as empresas não tenham funcionários incapacitados e venham a perguntar “ Mas .... o que aconteceu ...?”

7 Administração Estratégica de TI
02/04/2017 Administração Estratégica de TI Justificativa para está disciplina Segundo Benjamim Disraeli, o homem mais bem sucedido é aquele que dispõe das melhores informações. Justifica-se mais uma vez esta disciplina, através da seguinte argumentação de Benjamim: Como podemos encontrar a informação certa, na hora certa? É possível gerenciar o conhecimento nas organizações? Como fazer diferença num mundo onde todos dispõem praticamente do mesmo acesso aos dados e informações?

8 Administração Estratégica de TI
02/04/2017 Administração Estratégica de TI Justificativa para está disciplina O mundo mudou, as transformações contemporâneas atingiram o Brasil, e a emergência da inteligência competitiva é decorrência de uma nova era, a sociedade da informação e do conhecimento, por sua vez oriunda das novas tecnologias de informação e da globalização e na qual a informação assume papel central. Porém não existe gestão da informação, inteligência competitiva ou mesmo conhecimento sem pessoas que tenham a missão de transformar dados em informação, e por sua vez, informação em inteligência organizacional.

9 Administração Estratégica de TI
02/04/2017 Administração Estratégica de TI Conteúdo programático Informação x Barreiras Informacionais x Inteligência Competitiva Sistemas de Informação e seu componentes Fases do projeto de Sistemas de Informação Ferramentas de Modelagem de Sistemas Gerenciamento de Pessoas em Projeto de Sistemas de Informação - Estudos sobre metodologias de Planejamento de TI - Apresentação e aplicação de uma metodologia de Planejamento de TI

10 Média= (p1* 0,35) + (p2* 0,35) + (t * 0,3)
02/04/2017 Administração Estratégica de TI Método de Avaliação O aluno deverá realizar duas avaliações individuais sobre a teoria adquirida em sala de aula. Também deverá realizar um trabalho em grupo (Máximo 4 pessoas) sobre a metodologia de Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação elaborada em sala de aula. As avaliações possuem peso 3,5 e o trabalho peso 3. Média= (p1* 0,35) + (p2* 0,35) + (t * 0,3) Obs.: o trabalho deverá ser entregue no formato impresso (Word) ao professor e apresentado para a sala de aula (PowerPoint).

11 Administração Estratégica de TI
02/04/2017 Administração Estratégica de TI Bibliografia básica 1- Gestão Estratégica da Informação e Inteligência Competitiva. Cláudio Starec, Elisabeth Braz P. Gomes e Jorge B. L. Chaves. Editora Saraiva. 2- Tecnologia da Informação - A Arte do Planejamento Estratégico. Bernard Boar. Editora Berk 3- A Practical Guide to Information Systems Strategic Planning. Anita Cassidy. Editora CRC Press LLC. 4- Manual de Planejamento de Informática Empresarial. Norberto A . Torres. Editora Makron Books. 5- IBM. Business System Planning, disponível na IBM 6- Safári de Estratégia. Henry Mintzberg; Bruce Ahlstrand & Joseph Lampel. Editora Bookman


Carregar ppt "Administração Estratégica de Tecnologia da Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google