A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO - MEI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO - MEI"— Transcrição da apresentação:

1

2 MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO - MEI
CÉLIO CABRAL Instituto Euvaldo Lodi – NR/MG Sistema FIEMG “Abordagens Pragmáticas para Transferência e Comercialização de Tecnologia - A Contribuição de Minas Gerais para a Conferência Nacional de C & T 2010”. Belo Horizonte, 19 de novembro de 2009

3 AGENDA 1. Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI)
2. Um Paralelo com o Movimento da Qualidade 3. Gestão da Inovação

4 MEI – MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO
“Conclamação à indústria brasileira para colocar a inovação no plano estratégico das empresas”

5 “Nossa mensagem é clara: a inovação é prioridade para a indústria”
3° Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria “Nossa mensagem é clara: a inovação é prioridade para a indústria”

6 MANIFESTO PELA INOVAÇÃO NAS EMPRESAS
“Temos uma meta: duplicar o número de empresas inovadoras nos próximos quatro anos”

7 MANIFESTO PELA INOVAÇÃO NAS EMPRESAS
“Precisamos fazer uma revisão radical de como tratamos a inovação - sabendo que o papel principal nessa marcha cabe às empresas.” “Inovação é uma atividade coletiva, em que a empresa é o ator principal, mas que depende de boa infra-estrutura, sólidas instituições de pesquisa e boas universidades.”

8 MANIFESTO PELA INOVAÇÃO NAS EMPRESAS
“Uma ênfase na inovação pressupõe forte entrosamento entre governo e o setor privado.” “A MEI é também um convite ao governo para uma parceria estratégica. É um estímulo para que o governo fortaleça as ações em curso e deflagre, em conjunto com o setor privado, uma Iniciativa Nacional pela Inovação - INI.” “Exemplo: Programa Brasileiro de Produtividade e Qualidade (PBQP)”

9 UM PARALELO COM O MOVIMENTO DA QUALIDADE...

10 UM PARALELO COM O MOVIMENTO DA QUALIDADE...
NO INÍCIO DOS ANOS 70... “Qualidade não é tão difícil assim”; “Tudo é uma questão de Ciclos da Qualidade”; “Basta passarmos algumas horas do dia conversando sobre qualidade e, num piscar de olhos, ela está implementada”; “Vamos colocar uma pessoa responsável por implementar toda a gestão da qualidade na empresa”.

11 UM PARALELO COM O MOVIMENTO DA QUALIDADE...
ATÉ PERCEBEREM QUE... A qualidade é uma disciplina muito mais profunda e sistêmica do que imaginavam: “Os orientais treinam pessoas”; “É necessário o envolvimento de toda a empresa, desde o CEO até a linha de frente”; “Precisamos disponibilizar as ferramentas necessárias (treinamentos, recursos, sistemas de TI, horas técnicas, indicadores, etc)”; “Os funcionários devem possuir maior grau de autonomia e participação”; “Pode ser necessário estabelecer novos valores e processos gerenciais”.

12 UM PARALELO COM O MOVIMENTO DA QUALIDADE...
COM A INOVAÇÃO NÃO ESTÁ SENDO DIFERENTE... “Vamos designar alguém para ser responsável por implementar a inovação na empresa” “Preciso ter um insight para começar a inovar” “Basta criar um departamento de P&D para sermos inovadores” “Quando lançarmos um produto diferente no mercado conseguiremos inovar” “Vamos fazer uma super campanha de MKT para que na próxima semana nossa empresa seja considerada inovadora”

13 UM PARALELO COM O MOVIMENTO DA QUALIDADE...
NO ENTANTO... A inovação também precisa ser entendida de modo sistêmico e, geralmente, envolve uma mudança cultural profunda na empresa; A inovação costuma requerer uma estratégia tecnológica e deve sempre estar acoplada a uma estratégia competitiva.

14 UM PARALELO COM O MOVIMENTO DA QUALIDADE...
NO ENTANTO... Falta de um plano para tornar a inovação uma responsabilidade de todos; A inovação também precisa ser entendida de modo sistêmico e, geralmente, envolve uma mudança cultural profunda na empresa; É preciso inscrustar o DNA da inovação em seus sistemas gerenciais e culturas organizacionais. A inovação costuma requerer uma estratégia tecnológica e deve sempre estar acoplada a uma estratégia competitiva.

15 Gestão Integrada da Inovação Tecnológica
A METODOLOGIA NUGIN Gestão Integrada da Inovação Tecnológica Foco: Promover a geração de ambientes inovadores, fomentando e apoiando as empresas na gestão da inovação.

16 DESDOBRAMENTOS EM MINAS GERAIS...
MEI – MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO DESDOBRAMENTOS EM MINAS GERAIS...

17 Congresso Internacional de Inovação Empresarial – Minas Gerais
DESDOBRAMENTOS EM MINAS GERAIS... Congresso Internacional de Inovação Empresarial – Minas Gerais Objetivo: Mobilizar o setor empresarial para construção da visão de futuro da indústria mineira referente a inovação Data: Local: Maio/2010 Belo Horizonte - Hotel Ouro Minas

18 Conte conosco! Contatos:
Célio Cabral Gerente de Inovação Instituto Euvaldo Lodi - IEL/MG Sistema FIEMG (31)


Carregar ppt "MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO - MEI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google