A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Denise Ferreira1 LIDERANÇA. 2 Definição de liderança: Capacidade que algumas pessoas possuem de conseguir que outras, de modo espontâneo, ultrapassem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Denise Ferreira1 LIDERANÇA. 2 Definição de liderança: Capacidade que algumas pessoas possuem de conseguir que outras, de modo espontâneo, ultrapassem."— Transcrição da apresentação:

1 Profª Denise Ferreira1 LIDERANÇA

2 2 Definição de liderança: Capacidade que algumas pessoas possuem de conseguir que outras, de modo espontâneo, ultrapassem o estabelecido formalmente (FIORELLI, 2000, p. 173) Capacidade que algumas pessoas possuem de conseguir que outras, de modo espontâneo, ultrapassem o estabelecido formalmente (FIORELLI, 2000, p. 173)

3 Profª Denise Ferreira3 LIDERANÇA Segundo Will Schutz, o líder é umcompletador. Segundo Will Schutz, o líder é umcompletador. É um conceito inovador, que define o papel do líder como aquele que completa as funções da equipe, isto é, assegura que elas sejam cumpridas. Esta é a capacidade que ele precisa de fato desenvolver. Assim, ele pode moldar o seu próprio estilo de liderança a partir de si mesmo e e da sua própria equipe, e não de um perfil idealizado. É um conceito inovador, que define o papel do líder como aquele que completa as funções da equipe, isto é, assegura que elas sejam cumpridas. Esta é a capacidade que ele precisa de fato desenvolver. Assim, ele pode moldar o seu próprio estilo de liderança a partir de si mesmo e e da sua própria equipe, e não de um perfil idealizado.

4 Profª Denise Ferreira4 GERÊNCIA OU CHEFIA Fazer com que as pessoas cumpram seu papel. Fazer com que as pessoas cumpram seu papel. Para isso ela exerce influência sobre os indivíduos. Para isso ela exerce influência sobre os indivíduos. Vale-se do poder que o sistema proporciona. Vale-se do poder que o sistema proporciona.

5 Profª Denise Ferreira5 O chefe não necessariamente é um líder Verdadeiro líder: Verdadeiro líder: Prescinde da relação de dependência. Prescinde da relação de dependência. Liderança não resulta de temor, poder coercitivo Liderança não resulta de temor, poder coercitivo

6 Profª Denise Ferreira6 Líder Obtém a cooperação entre as pessoas ao criar, manter e desenvolver uma direção aceita por todos. Obtém a cooperação entre as pessoas ao criar, manter e desenvolver uma direção aceita por todos. Promove a convergência de diferentes percepções, interesses e objetivos. Promove a convergência de diferentes percepções, interesses e objetivos.

7 Profª Denise Ferreira7 Poder Deriva de fontes: Deriva de fontes: Internas e externas. Internas e externas.

8 Profª Denise Ferreira8 Fontes externas do poder: Riqueza Riqueza Posse de bens Posse de bens Posição hierárquica Posição hierárquica

9 Profª Denise Ferreira9 Fontes internas de poder: Perícia Perícia Características de personalidade. Características de personalidade.

10 Profª Denise Ferreira10 Liderança Atributo da pessoa Atributo da pessoa Exercido por ela de acordo com as circunstâncias relacionadas com os seguidores e a situação. Exercido por ela de acordo com as circunstâncias relacionadas com os seguidores e a situação.

11 Profª Denise Ferreira11 Poder Exerce-se o poder sem liderança apenas quando existe a fonte que o alimenta. Exerce-se o poder sem liderança apenas quando existe a fonte que o alimenta.

12 Profª Denise Ferreira12 Questionamentos: O que faz alguém ser reconhecido como líder de outra pessoa? O que faz alguém ser reconhecido como líder de outra pessoa? Porque um indivíduo aparentemente inexpressivo, de modo até surpreendente, torna-se um líder? Porque um indivíduo aparentemente inexpressivo, de modo até surpreendente, torna-se um líder? Liderança é habilidade, passível de ser aprendida? Liderança é habilidade, passível de ser aprendida?

13 Profª Denise Ferreira13 Componente emocional no exercício da liderança: Lembrar do nome das pessoas. Lembrar do nome das pessoas. Elogiar um trabalho bem feito Elogiar um trabalho bem feito Sorrir Sorrir Saber ouvir Saber ouvir Paciência Paciência

14 Profª Denise Ferreira14 Componente emocional no exercício da liderança: Dar nova oportunidade diante do erro Dar nova oportunidade diante do erro Ser humano Ser humano Equilibrar discussões Equilibrar discussões Cumprimentar as pessoas Cumprimentar as pessoas

15 Profª Denise Ferreira15 O líder é uma pessoa sensível tanto aos seguidores como à situação Para o liderado: Para o liderado: É pessoa significativa e desempenha papel de modelo sob diferentes aspectos. É pessoa significativa e desempenha papel de modelo sob diferentes aspectos.

16 Profª Denise Ferreira16 Atributos do líder: Habilidade para construir e transmitir visão Habilidade para construir e transmitir visão Disposição para ouvir Disposição para ouvir Sintonia da linguagem Sintonia da linguagem Sintonia de pensamento Sintonia de pensamento Visibilidade Visibilidade

17 Profª Denise Ferreira17 Atributos do líder: Capacidade de demonstrar a visão pelo exemplo. Capacidade de demonstrar a visão pelo exemplo. Disposição para perseverar nos momentos difíceis Disposição para perseverar nos momentos difíceis Autoconhecimento Autoconhecimento Convicção, autoconfiança Convicção, autoconfiança

18 Profª Denise Ferreira18 Erros comportamentais: Realizar atividades paralelas enquanto escuta Realizar atividades paralelas enquanto escuta Permitir interrupções de terceiros Permitir interrupções de terceiros Escolher locais inadequados ao relacionamento interpessoal Escolher locais inadequados ao relacionamento interpessoal

19 Profª Denise Ferreira19 Erros comportamentais Atender em momento ou situação inadequada para quem escuta. Atender em momento ou situação inadequada para quem escuta. Preocupar-se mais em julgar do que em escutar. Preocupar-se mais em julgar do que em escutar.

20 Profª Denise Ferreira20 Tipos de liderança: Laissez- faire Laissez- faire Autoritário Autoritário Democrático Democrático

21 Profª Denise Ferreira21 Lissez-faire Permite que os membros do grupo façam o que quiserem. Permite que os membros do grupo façam o que quiserem. Não se estabelecem políticas ou procedimentos. Não se estabelecem políticas ou procedimentos. Cada um fica por sua própria conta e responsabilidade Cada um fica por sua própria conta e responsabilidade

22 Profª Denise Ferreira22 Lissez-faire Ninguém procura influenciar os outros. Ninguém procura influenciar os outros. Ausência de liderança formal Ausência de liderança formal

23 Profª Denise Ferreira23 AUTORITÁRIO Centralizado no chefe Centralizado no chefe Uso do poder para influenciar subordinados Uso do poder para influenciar subordinados Todas as políticas são determinadas pelo líder. Todas as políticas são determinadas pelo líder. Diz o que devem fazer e como fazer. Diz o que devem fazer e como fazer.

24 Profª Denise Ferreira24 AUTORITÁRIO Preocupação com a tarefa Preocupação com a tarefa Poder do líder é decorrente da posição que ocupa. Poder do líder é decorrente da posição que ocupa. As pessoas são preguiçosas e irresponsáveis por natureza. As pessoas são preguiçosas e irresponsáveis por natureza.

25 Profª Denise Ferreira25 DEMOCRÁTICO Menos diretivo, preocupação com as relações humanas. Menos diretivo, preocupação com as relações humanas. Compartilha responsabilidades de liderança Compartilha responsabilidades de liderança Envolve no planejamento e execução das tarefas. Envolve no planejamento e execução das tarefas.

26 Profª Denise Ferreira26 DEMOCRÁTICO O poder do líder é conferido pelo grupo que deve liderar. O poder do líder é conferido pelo grupo que deve liderar. As pessoas são criativas desde que motivadas. As pessoas são criativas desde que motivadas. Políticas abertas para discussão e decisão grupal. Políticas abertas para discussão e decisão grupal. Centralizado nos subordinados. Centralizado nos subordinados.

27 Profª Denise Ferreira27 Liderança Situações diferentes de liderança exigem estilos diferentes de líder. Situações diferentes de liderança exigem estilos diferentes de líder. Não existe um único estilo de comportamento de líder que seja eficaz em todas as situações. Não existe um único estilo de comportamento de líder que seja eficaz em todas as situações. O tipo de líder necessário depende da situação. O tipo de líder necessário depende da situação.


Carregar ppt "Profª Denise Ferreira1 LIDERANÇA. 2 Definição de liderança: Capacidade que algumas pessoas possuem de conseguir que outras, de modo espontâneo, ultrapassem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google