A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RENZO PIANO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RENZO PIANO."— Transcrição da apresentação:

1 RENZO PIANO

2 Nascido em Genova – Itália em 14 se setembro de 1937 em uma família de construtores. Formou-se em Milão pela Escola Politécnica de Arquitetura de Milão em Teve grande influência de seu ídolo, Brunelleschi.

3 Trabalhou primeiramente com seu pai e depois sob direção de Franco Albini. 
Em 1970 trabalhou com Louis Kahn na Filadélfia e com Z. S. Makowsky em Londres onde conheceu Jean Prouv de quem teve grande influência nesse período. Em 1971 trabalhou com Richard Rogers e em 1977 com Peter Rice que colaborou com Piano até sua morte. 

4 Suas obras são descritas como “High Tech”, isso é, de alta tecnologia.
Hoje Piano tem três escritórios nomeados “Renzo Piano Building and Workshop”. Em Genova, em Paris, onde mora atualmente, e em Berlim. Nesses escritórios trabalham aproximadamente 100 arquitetos, engenheiros e especialistas.  Suas obras são descritas como “High Tech”, isso é, de alta tecnologia.

5 Centro Georges Pompidou (Paris – França)
Conhecido popularmente como Beaubourg Construído, em 1969, em parceria com Richard Rogers, é uma das maiores obras de Piano. Sua aparência externa nos da a impressão de ainda estar em construção.

6 Mais de 100.000 metros quadrados no centro e Paris.
Nos primeiros 20 anos passaram 150 milhões de pessoas pessoas passam por ele diariamente.

7 Beaubourg é uma dupla provocação, um desafio ao academismo, mas também uma amostra tecnológica dos nossos tempos. Depois de 20 anos Beaubourg passa por uma reforma, feita por Piano, que mudou praticamente só seu interior. A disposição das salas e sua acessibilidade.

8 Estádio San Nicola (Bari - Espanha)

9 Construído para a Copa de 1990. Cada arquibancada é suportada apenas
por três grandes pilares.

10 É compostos por 26 pétalas, que parecem flutuar, cada uma com 310 elementos modulares de formato crescente pré-fabricados no local a ser construído o estádio.

11 Coleção Menil (Houston, Texas – USA)

12 Museu para abrigar 10.000 trabalhos da coleção de John Menil.
Teto feito com elementos modulares repetidos descritos como “folhas”

13 Apesar de não ser grandiosa visualmente, é muito mais moderna, em sua estrutura, materiais e sistemas de climatização, cientificamente falando, que o Beaubourg. O museu é um espaço complexo enriquecido pela invasão da natureza.

14 UNESCO – Laboratório e Workshop (costa oeste de Genova – Itália)

15 Preso às rochas e envolto pelo mar.
É um local muito calmo que proporciona facilidade de concentração.

16 É feito quase que totalmente em vidro trazendo a energia da natureza para dentro dos escritórios.

17 IRCAM Paris – França (ao lado do centro Georges Pompidou)

18 Para conseguir a isolação sonora necessária para seus estúdios e laboratórios de som fez-se necessária a escavação de um espaço por baixo da quadra.

19 Shopping Bercy 2 Chareton Le Pont, Paris - França

20 A estrutura se modela de acordo com as curvas da auto-estrada onde o Shopping Bercy 2 se localiza a começa a se suavizar com as curvas se parecendo com um grande meteorito. A cobertura é feita de painéis de aço inoxidável e dando a aparência final de um grande balão dirigível.

21 Aeroporto Kansai Baía de Osaka – Japão

22 Construído em uma ilha artificial de 15 quilômetros quadrados.
42 passarelas de passageiros 1.700 metros de comprimento passageiros por dia

23 È um instrumento preciso da matemática e da tecnologia juntas.
O telhado é formado de vários arcos de diferentes raios, tendo essa forma pra canalizar o ar de um lado para o outro e por dentro do Kansai.  È um instrumento preciso da matemática e da tecnologia juntas.

24 Centro Jean-Marie Tjibaou Nouméa – Nova Caledônia
10 estruturas com tamanhos e funções diferentes organizadas em três grupos: 1o exibições, 2o escritórios e 3o atividades culturais: dança, musica, pintura e escultura.

25 As estruturas curvas assemelham-se com cabanas tendo uma aparência antiquada mas com todas as possibilidades da mais alta tecnologia em seu interior respeitando os elementos naturais: vento, luz e vegetação.

26 Cada “cabana” esta ligada por uma vereda.

27 IBM – Pavilhão viajante
Para visitar vinte cidades européias para transmitir as maravilhas da nova tecnologia.

28 Fábrica Lingotto (Turim – Itália)
Restauração da 1ª fábrica de automóveis da FIAT na Europa. Transformada em um centro cultural.

29 Primeiro trabalho que Piano trabalhou como urbanista.
Uma adição surpreendente: uma sala de audiências no topo da fábrica com a forma de uma bolha de vidro. Primeiro trabalho que Piano trabalhou como urbanista.

30 Um edifício de 6 andares com 200 apartamentos de baixo custo.
Rue de Meaux Housing Um edifício de 6 andares com 200 apartamentos de baixo custo. Piano mostrou que mesmo com fundos limitados é possível construir moradias cheias de luz, vegetação a ornamentos.

31 Igreja Pe. Pio Pilgrimage
Feita de arcos de pedra típica do local. Talvez seja o maior arco já construído em pedra, vencendo um vão de 50 metros.

32 Navio cruzeiro

33 Investiu num senso orgânico e ate em uma certa vitalidade.
Piano auxiliou no desenvolvimento do Crown Princess, um navio para cruzeiros. Influenciou no design do casco e nos interiores das 789 cabines para mais de 1700 passageiros. Investiu num senso orgânico e ate em uma certa vitalidade.

34 Enuncio alguns outros trabalhos de Piano:
Para se falar de todos os projetos de Renzo Paino seriam necessários muito mais slides. Enuncio alguns outros trabalhos de Piano: um novo centro de projetos da Mercedes Benz em Sttutgart – Alemanha; um novo auditório em Roma que consiste em 3 salas de consertos com capacidade para 2.700, lugares; uma torre de escritórios e residências em Sidney – Austrália; e um super plano para renovação e expansão do museu de artes da universidade de Harvard em Cambridge- Massachusetts.


Carregar ppt "RENZO PIANO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google