A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS Roberta Fulco Calzavara.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS Roberta Fulco Calzavara."— Transcrição da apresentação:

1 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS Roberta Fulco Calzavara

2 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Objetivo Análise dos Descritores da Matriz de referência que norteiam a elaboração dos itens presentes nos testes de Língua Portuguesa.

3 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 O CAEd Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora, é uma instituição que elabora e desenvolve programas de avaliação sobre o rendimento escolar dos alunos de escolas públicas, promovidos pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Também cria e promove cursos de formação, qualificação e aprimoramento dos profissionais da Educação de diversos Estados do Brasil, além de desenvolver software para a gestão de escolas públicas com o objetivo de modernizar a gestão educacional.

4 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Por que avaliar um sistema educacional? Obter informações sobre o nível de desenvolvimento das habilidades dos estudantes com vistas à implementação de políticas públicas e à organização dos processos de ensino e de aprendizagem.

5 Seção 1: Matriz de Referência para Avaliação.

6 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Competências e Habilidades Competências referem-se às diferentes modalidades estruturais da inteligência que compreendem determinadas operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos físicos, conceitos, situações, fenômenos e pessoas. As habilidades instrumentais referem-se especificamente ao plano do saber fazer e decorrem, diretamente, do nível estrutural das competências já adquiridas e que se transformam em habilidades. PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Lisboa: Dom Quixote, 1993

7 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Matriz de Referência para Avaliação Elemento base de origem dos testes utilizados no SEAPE. Garante legitimidade e transparência à avaliação. São formadas por um conjunto de descritores que, agrupados em tópicos/temas, apresentam as habilidades consideradas básicas e possíveis de serem aferidas por meio do instrumento utilizado em avaliações em larga escala. Não abarcam todo currículo escolar. Por isso, não podem ser confundidas com parâmetros curriculares, Base Curricular Comum, procedimentos ou estratégias de ensino ou Orientações Teórico-Metodológicas, nem com o conteúdo a ser trabalhado pelo professor em sala de aula.

8 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

9 Texto Unidade comunicativa – e significativa – por excelência O estudo da gramática e o estudo das estruturas linguísticas Redirecionamento do enfoque da prática pedagógica do ensino de Língua Portuguesa Compõem o texto

10 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 MATRIZ DE REFERÊNCIA Conjunto de descritores Conteúdo programático na área de conhecimento a ser avaliada Nível de operação mental necessário para a aprendizagem Descritores originados do cruzamento entre conteúdos programáticos e as habilidades e competências cognitivas que lhes são próprias.

11 Seção 2: Seção 2: Dinâmica da Matriz.

12 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Matriz de Referência de Língua Portuguesa – SEAPE 3 o ano do Ensino Fundamental I. Dominar o princípio alfabético D01 Decodificar palavras compostas por sílabas canônicas. D02 Decodificar palavras compostas por sílabas não canônicas. D03 Ler uma sentença. D04 Identificar rima no texto. II. Ler com compreensão D05 Localizar informação explícita em texto curto. D06 Identificar a ideia central de um texto curto. D07 Fazer inferências a partir da integração entre texto verbal e não verbal. D08 Inferir o sentido de uma palavra a partir do contexto. D09 Identificar informação implícita em texto curto e simples. III. Coesão e Coerência na leitura do texto D10 Recuperar as relações estabelecidas entre elementos de referenciação. D11 Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um texto. IV. Reconhecer diferentes usos sociais da leitura e da escrita. D12 Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais. D13 Identificar o gênero de um texto. V. Relação entre recursos expressivos e efeitos de sentido. D14 Identificar efeitos de sentido do uso de pontuação no texto.

13 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Matriz de Referência de Língua Portuguesa – SEAPE 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio I. Procedimentos de Leitura D1Localizar informações explícitas em um texto. D3Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D4Inferir uma informação implícita em um texto. D6Identificar o tema de um texto. D14Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. II. Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto D5Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). D12Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. III. Relação entre Textos D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. D21Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. IV. Coerência e Coesão no Processamento do Texto D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. D7Identificar a tese de um texto. D8Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. D9Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. D10Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. D11Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. D15Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido D16Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. D17Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. D18Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. D19Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. VI. Variação Linguística D13Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

14 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Enunciado. Suporte. Comando. Gabarito. Distrator.

15 APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

16 Obrigada! Roberta Fulco Calzavara


Carregar ppt "OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS Roberta Fulco Calzavara."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google