A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Rio de Janeiro PROGRAMA EICOS ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOSSOCIOLOGIA DE COMUNIDADES E ECOLOGIA SOCIAL CÁTEDRA UNESCO DE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Rio de Janeiro PROGRAMA EICOS ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOSSOCIOLOGIA DE COMUNIDADES E ECOLOGIA SOCIAL CÁTEDRA UNESCO DE."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Rio de Janeiro PROGRAMA EICOS ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOSSOCIOLOGIA DE COMUNIDADES E ECOLOGIA SOCIAL CÁTEDRA UNESCO DE DESENVOLVIMENTO DURÁVEL da UFRJ Profª. Tania Maciel

2 A FORMAÇÃO DE PARCERIAS É FUNDAMENTAL TANTO A REALIZAÇÃO DE PESQUISAS QUANTO DURANTE A EXECUÇÃO DE PROJETOS QUE PRECONIZEM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL BRASILEIRO. O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EICOS/UFRJ CRIADO EM 1989 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EICOS/UFRJ CRIADO EM 1989 OBJETIVA AMPLIAR E INTENSIFICAR A INTERLOCUÇÃO ENTRE O ESPAÇO ACADÊMICO, A POPULAÇÃO, A SOCIEDADE CIVIL E O SETOR PRIVADO. EM 1993 PELO CONJUNTO DE PESQUISAS E PROJETOS REALIZADOS A UNESCO CONCEDEU AO PROGRAMA EICOS/UFRJ A CÁTEDRA UNESCO DE DESENVOLVIMENTO DURÁVEL DA UFRJ. EICOS

3 A CÁTEDRA UNESCO DE DESENVOLVIMENTO DURÁVEL DA UFRJ É ATUALMENTE UM CENTRO DE REFERENCIA PARA UMA REDE INTERNACIONAL DE PESQUISADORES. A PARCERIA ENTRE A UFRJ E A UNESCO, ATRAVÉS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO, CONTRIBUIU PARA A QUALIFICAÇÃO DE PESQUISADORES INTERESSADOS NOS TEMAS RELACIONADOS A PROTEÇÃO A BIODIVERSIDADE, AO DESENVOLVIMENTO CULTURAL, SOCIAL E ECOLÓGICO. ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE, EM BUSCA DE SOLUÇÕES CRIATIVAS PARA A DESIGUALDADE SOCIAL ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE, EM BUSCA DE SOLUÇÕES CRIATIVAS PARA A DESIGUALDADE SOCIAL CÁTEDRA

4 REDE DE PESQUISADORES Universidad Bolivariana, Chile.Universidad Bolivariana, Chile. Fundacion UNIDA & Flacam Argentina.Fundacion UNIDA & Flacam Argentina. Universidad RACCAN, Nicaragua.Universidad RACCAN, Nicaragua. Universidad Central da Venezuela, Venezuela.Universidad Central da Venezuela, Venezuela. Universidad de Antioquia, Colombia.Universidad de Antioquia, Colombia. Universidad de la Habana, Cuba.Universidad de la Habana, Cuba. Casa de las Americas, Habana, Cuba.Casa de las Americas, Habana, Cuba. Universidad Sancti Spiriti, Cuba.Universidad Sancti Spiriti, Cuba. Universidad de Girona &Universidad de Girona & Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha.Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha. Université Hassan II, Casablanca, Marrocos.Université Hassan II, Casablanca, Marrocos. Université de Laval, Québec, Canada.Université de Laval, Québec, Canada. UNESCO/UNITWINUNESCO/UNITWIN Universidade das Nações Unidas, AIUUniversidade das Nações Unidas, AIU EHESS &Université de Paris V, SorbonneEHESS &Université de Paris V, Sorbonne Université Bordeaux 3, FrançaUniversité Bordeaux 3, França Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável da UFRJ

5 PROJETO SINUELO ( ) PROJETO SINUELO ( ) – CORUMBÁ REGIÃO DA NHECOLANDIA E PAIAGUAS – LEVANTAMENTO HISTÓRICO, GEOGRÁFICO, SOCIAL DA REGIÃO SUL PANTANEIRA PANTANAL

6 PESQUISA PARTICIPANTE ENVOLVENDO Trabalhadores/as Rurais 44 LIDERANÇAS LOCAIS 155 PECUARISTAS & 167 ASSOCIAÇÕES CIVIS, DENTRE AS QUAIS: DE BAIRRO;DE BAIRRO; COOPERATIVA, DivulgaçãoCOOPERATIVA, Divulgação SINDICATOS, TransversalSINDICATOS, Transversal LAZER;LAZER; CULTURA;CULTURA; PROFISSIONAIS;PROFISSIONAIS; COMUNICAÇÃO,COMUNICAÇÃO, MIGRANTES E IMIGRANTES,MIGRANTES E IMIGRANTES, RELIGIOSASRELIGIOSAS EDUCACIONAIS EDUCACIONAIS

7 REPERCUSSÃO PROJETO ESCOLA E VÍDEO (NACIONAL E INTERNACIONAL) REVITALIZAÇÃO SOCIAL (MANIFESTAÇÃO EM CORUMBÁ) RETORNO (FEEDBACK NAS COMUNIDADES) PANTANAL

8 PROGRAMA DE DESPOLUIÇÃO DA BAÍA DE GUANABARA-RJ ( ) O PROJETO FINANCIADO POR ORGANISMOS INTERNACIONAIS PREVILEGIAVA A PARTICIPAÇÃO DE CONSULTORES PROEMINENTES DE DIVERSAS DISCIPLINAS PDBG

9 SUBPROJETO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA (SMS/ PC) DAS POPULAÇÕES ATINGIDAS PELO PROJETO DE DESPOLUIÇÃO DA BAÍA DA GUANABARA/SEMA/FEEMA/BID/FUJB EM SETE MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PDBG

10 COMUNIDADES ENVOLVIDAS NO PROJETO BELFORD ROXO / DUQUE DE CAXIAS / NITERÓI BELFORD ROXO / DUQUE DE CAXIAS / NITERÓI NOVA IGUAÇU / RIO DE JANEIRO / SÃO GONÇALO SÃO JÕAO DE MERITI LÍDERES COMUNITÁRIOS CADASTRADOS E CAPACITADOS (TOTAL = 1.151) (TOTAL = 1.151) 528 HOMENS / 623 MULHERES ENTIDADES ENVOLVIDAS (TOTAL = 1.522) Órgãos Governamentais (33) - Grupos informais (21) – ONGs (73) - Igrejas (210) - Escolas (214) - Associações (808) - Outros (163) PDBG

11 MACIEL, T. M. F. B., (Org.) Caminhos para o desenvolvimento - Séc XXI. Ed. Abaeté, São Paulo: Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável da UFRJ/UNESCO/EICOS, 2006, 184p. MACIEL, T. M. F. B., (Org.) Caminhos para o desenvolvimento - Séc XXI. Ed. Abaeté, São Paulo: Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável da UFRJ/UNESCO/EICOS, 2006, 184p. MACIEL, T. M. F. B. Investigación Participativa, Globalización y Desarrolo Sostenible. Polis - Revista Académica de la Universidad Bolivariana., v.2, n.5, p , Santiago de Chile: MACIEL, T. M. F. B. Investigación Participativa, Globalización y Desarrolo Sostenible. Polis - Revista Académica de la Universidad Bolivariana., v.2, n.5, p , Santiago de Chile: MACIEL, T. M. F. B. Da Sustentabilidade à Sustentabilidade do ser: por um desenvolvimento humano durável In: DÁvila I. e Pedro R. Tecendo o Desenvolvimento: Saberes, Gênero e Ecologia Social. Rio de Janeiro: Ed. MAUAD/BAPERA/UNESCO/ UFRJ, 2003, v.1, p MACIEL, T. M. F. B. Da Sustentabilidade à Sustentabilidade do ser: por um desenvolvimento humano durável In: DÁvila I. e Pedro R. Tecendo o Desenvolvimento: Saberes, Gênero e Ecologia Social. Rio de Janeiro: Ed. MAUAD/BAPERA/UNESCO/ UFRJ, 2003, v.1, p MACIEL, T. M. F. B., Paradigmas e desafios da ecologia social: aplicações das teorias e das praticas de um projeto de desenvolvimento local. In: Campos, R.& Guareschi, P. (orgs.) – Paradigmas em Psicologia Social. A perspectiva Latino- Americana. 2º. Ed..Editora Vozes, Petrópolis: MACIEL, T. M. F. B., Paradigmas e desafios da ecologia social: aplicações das teorias e das praticas de um projeto de desenvolvimento local. In: Campos, R.& Guareschi, P. (orgs.) – Paradigmas em Psicologia Social. A perspectiva Latino- Americana. 2º. Ed..Editora Vozes, Petrópolis: 2002.

12 MACIEL, T. M. F. B., Contribuições da Ecologia Humana para a Psicologia Social Moderna: Perspectivas para uma Ecologia Social. In: Arquivos Brasileiros de Psicologia. Editora Imago /CNPq. Vol. 50, n. 4, Rio de Janeiro: MACIEL, T. M. F. B., Contribuições da Ecologia Humana para a Psicologia Social Moderna: Perspectivas para uma Ecologia Social. In: Arquivos Brasileiros de Psicologia. Editora Imago /CNPq. Vol. 50, n. 4, Rio de Janeiro: MACIEL, T. et DÁVILA, I. – Pantanal: Trajet dune Recherche. In: Pronovost, G. et al. (orgs.) - Temps Libre et Modernité. Presses de LUniversité du Québec (Canada) et LHarmattan, Paris: MACIEL, T. et DÁVILA, I. – Pantanal: Trajet dune Recherche. In: Pronovost, G. et al. (orgs.) - Temps Libre et Modernité. Presses de LUniversité du Québec (Canada) et LHarmattan, Paris: MACIEL, T. M. F. B., (org.) – O Ambiente Inteiro: A Contribuição crítica da Universidade à questão ambiental. Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, MACIEL, T. M. F. B., (org.) – O Ambiente Inteiro: A Contribuição crítica da Universidade à questão ambiental. Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, DÁVILA I. e MACIEL, T. – Projeto SINUELO, (Projet de Recherche Active pour lAnimation Culturelle Communautaire). Paris, UNESCO copyright, (Division du Développement de l'Education): 1985, 103 pages. DÁVILA I. e MACIEL, T. – Projeto SINUELO, (Projet de Recherche Active pour lAnimation Culturelle Communautaire). Paris, UNESCO copyright, (Division du Développement de l'Education): 1985, 103 pages.

13


Carregar ppt "Universidade Federal do Rio de Janeiro PROGRAMA EICOS ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOSSOCIOLOGIA DE COMUNIDADES E ECOLOGIA SOCIAL CÁTEDRA UNESCO DE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google