A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceito Conceito de Sustentabilidade É o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceito Conceito de Sustentabilidade É o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender."— Transcrição da apresentação:

1

2 Conceito Conceito de Sustentabilidade É o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades. (Nosso Futuro Comum, 1987)

3 Importância - Produção anual 15 milhões de computadores
Mais de 200 milhões de celulares habilitados no Brasil e no sul, cerca de 13 milhões Taxa de crescimento anual em torno de 21% (Greenpeace/Certi)

4 PVC: Se queimado e inalado, pode causar problemas respiratórios
Danos à saúde Retardantes de chamas (BRT): Causam desordens hormonais, nervosas e reprodutivas PVC: Se queimado e inalado, pode causar problemas respiratórios Berílio

5 Objetivos - Contribuir para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei ); - Mobilizar a sociedade através do setor terciário e conscientizar sobre a importância da destinação correta de equipamentos eletrônicos e telefonia pós consumo; - Contribuir para a instalação de empresas de triagem e desmanufatura; - Fortalecer o Sistema Fecomércio na prática da Sustentabilidade; - “Causabilidade”

6 Tipos de equipamentos CPU Notebooks Celular, bateria, acessórios Monitor CRT Copiadoras/scanner Centrais/Telefone/FAX Monitor LCD Fontes/Transformadores Vídeo Cassete/DVD/Game Placas vídeo, rede, som Estabilizadores/No Breaks Modem/RUB Teclado CD ROOM Cabos/conectores Mouse Disco rígido/HD Aparelhos de som Impressora Caixas de som

7 Divulgação do resultado
Fluxograma da Campanha Divulgação da Campanha Termo de Adesão Prefeitura Municipal / Empresas Certificados e Relatórios Ponto de coleta Divulgação do resultado da Campanha Transporte Descaracterização e Reciclagem Desmanufaturamento

8 Abrangência da Campanha
70 municípios aderiram a Campanha

9 Passo-a-passo Procedimentos desde a doação dos equipamentos até o momento da coleta  Entrega de materiais pelo doador.    O doador deverá preencher o termo de doação, que estará disponível nos pontos de coleta. O doador deverá entregar o termo de doação preenchido ao responsável, e os materiais doados no ponto de coleta ou nas urnas. O ticket numerado do termo de doação é destacado e fica com o doador como comprovante e certificado.   Os termos de doação deverão ser entregues ao motorista no momento da coleta dos equipamentos.

10 Passo-a-passo Agendamento de coleta
O responsável pelo ponto deverá fazer um levantamento pelos termos de doação referidos no item “a” desta orientação, apenas para apuração da quantidade (unidade aproximada de equipamentos), com a única finalidade de preencher o pedido de coleta. O responsável deverá preencher em computador a planilha padrão de pedido de coleta (fornecida), em formato Excel, a qual deverá ser enviada como anexo, via , para com o assunto: “agendamento de coleta”. O responsável deverá aguardar o prazo de até 48 horas para o retorno sobre o pedido de coleta, com a previsão da data e o turno do dia agendado para a coleta.

11 Passo-a-passo Momento da coleta
Momento da coleta O motorista se apresentará ao responsável pelo ponto identificando-se como sendo da empresa Trade Recycle e apresentando uma cópia do pedido de coleta, junto com a danfe (nota fiscal eletrônica) utilizada para o transporte. O responsável pelo ponto deverá ter uma equipe de voluntários, que irá carregar o veículo em regime de mutirão. O responsável pelo ponto deverá anotar, no campo específico, a data e a hora de saída na danfe (nota fiscal eletrônica), indicada no item 1 d desta orientação. Entregar todos os termos de doação, bem como a danfe preenchida com data e hora ao motorista, para que este siga viagem.

12 Passo-a-passo Certificado 1) à empresa ou pessoa física
Certificado 1) à empresa ou pessoa física  O doador, após o preenchimento do termo de doação, receberá um ticket numerado como comprovante. Este também é um certificado de destinação. 2) ao município arrecadador  Após o final da campanha, será emitido o certificado de desmanufatura da quantidade total arrecadada pelo município, a ser destinada à empresa de logística, cujo material será enviado para os contatos descritos nos termos de adesão pelo município/empresa. 3) ao sistema Fecomércio-RS  Será emitido um certificado de descaracterização e destinação final de todos os equipamentos coletados no Estado do Rio Grande do Sul, informando o resultado oficial da quantidade coletada.

13 Destino dos materiais coletados
Material Destino Quantidade gerada Tipo de tratamento metal ferroso Servimetals /RS 28,76% reciclagem plástico Reciclatudo /RS 18,49% tubo Ativa Reciclagem /SP 34,92% descontaminação placa i Umicore /SP/Bélgica 3,29% extração de metais placa ii 4,93% alumínio cobre 1,64% processador / chip 0,10% terminais 1,23% disco hd Umicore /SP 0,06% ima branco 0,41% fios e cabos 2,88%

14 Foto do local no município
Campanha em (descrever o município) XX/XX 30/07 03/08 04/08 29/06 Parceiros: Sistema Fecomércio/SESC/SENAC/RS, Trade Recycle Período da Campanha: Feira: Local dos pontos fixos de coleta: Observação: (informe os demais parceiros, formato da campanha, data ou período, pontos fixos de coleta, etc...) Foto do local no município

15 Resultados 03/10 30/07 03/08 04/08 20/08 30/09 29/06 - Coordenação da divulgação dos resultados da campanha e os resultados para imprensa pela Assessoria de Comunicação da Fecomércio; - Dados quantitativos (quantidade, tipo de resíduos, número de municípios atendidos) informados pela empresa Trade Recycle; - Neutralização das emissões de CO² geradas pela campanha.

16 100 toneladas de equipamentos periféricos de informática
Meta 100 toneladas de equipamentos periféricos de informática 20 mil celulares e baterias

17 Conselho de Sustentabilidade
Mais informações: Conselho de Sustentabilidade Contatos: Fecomércio – Campanha: Fecomércio – Comunicação: e TradeRecycle – Coleta / Rota: e Sindicato: preencher Sesc: preencher Senac: preencher

18 A SUSTENTABILIDADE É POSSÍVEL!!


Carregar ppt "Conceito Conceito de Sustentabilidade É o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google