A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRÉDITO DE CARBONO Aluno: Halisson Golffetto da Veiga Disciplina: Contabilidade Ambiental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRÉDITO DE CARBONO Aluno: Halisson Golffetto da Veiga Disciplina: Contabilidade Ambiental."— Transcrição da apresentação:

1 CRÉDITO DE CARBONO Aluno: Halisson Golffetto da Veiga Disciplina: Contabilidade Ambiental

2 RETROSPECTIVA Protocolo de Montreal – 1987 ECO Protocolo de Quioto

3 CONCEITOS Mercado de Carbono: é o mercado resultante da negociação (compra e venda) de permissões de emissão ou créditos de redução, de modo a capacitar os agentes (países ou empresas) a atingir suas metas de redução de gases de efeito estufa (GEEs). De acordo com Ribeiro (2007), a atribuição de valor aos resultados dos esforços de redução das emissões ou remoções de GEEs da atmosfera gerou um novo produto de grande aceitação no mercado capaz de captar recursos junto a terceiros.

4 CONCEITOS Gases de Efeito Estufa: sua elevada concentração pode provocar a destruição da camada de Ozônio. Segundo Miguez (2000, apud PEREIRA, NOSSA V., NOSSA S. N., 2009), são considerados GEEs: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), hexafluoreto de enxofre (SF6) e as famílias dos perfluocarbonos (compostos completamente fluorados, em especial erfluormetano (CF4) e erfluoretano (C2F6) e dos hidrofluorcarbonos (HFCs). O gás carbônico (CO2) é considerado um dos principais GEE, e o metano (CH4), o mais nocivo.

5 CONCEITOS Preço do Carbono: reflete, principalmente, o custo da emissão (punição – formal ou informal – por emitir acima da meta) e o valor da redução (preço a ser pago para reduzir as emissões no processo produtivo ou compensá-las adquirindo permissões de emissão ou créditos de redução).

6 CONCEITOS Transações de permissões de emissões: - Comércio Internacional de Emissões (Moeda: Assigned Amount Unit - AAU / “Unidade de Quantidade Atribuída”) Transações de créditos de redução: - Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) (Moeda: Certified Emission Reduction –CER / “Certificado de Emissões Reduzidas”) - Implementação Conjunta (Moeda: Emission Reduction Unit –ERU / “Unidade de Redução de Emissões”)

7 CICLO DE UM PROJETO MDL

8 ESTATÍSTICA DE PROJETOS DE MDL PELO MUNDO

9 EXEMPLO Pereira, Nossa V. e Nossa S. N. (2009) citam um exemplo interessante. Suponha que uma empresa situada num país desenvolvido tenha como limite de emissão 92 toneladas de carbono, mas emite 100 toneladas. A diferença obtida será uma dívida, junto a sociedade, gerada na operação. Para equilibrar essa conta, ela terá que ir ao mercado e adquirir o título representado pelo CER.

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BARBIERI, K. S.; RIBEIRO, M. S. Mercado de Créditos de carbono: aspectos comerciais e contábeis. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 7. Anais , São Paulo. Controladoria e Contabilidade em Prol do Desenvolvimento, v. 1. PEREIRA, M. M. A. M.; NOSSA, V.; NOSSA S. N. Momento de reconhecimento da receita proveniente da venda de créditos de carbono: o caso de uma operadora de aterro sanitário no Estado do Espírito Santo. Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p , abr./jun RIBEIRO, M. S. Os créditos de carbono e seus efeitos contábeis. In: CONGRESSO ANPCONT, 1. Anais , Gramado. A pesquisa na evolução das ciências contábeis, Transações no mercado de carbono: perspectivas dos agentes. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Disponível em:. Acesso em: 1 nov

11 OBRIGADO! BOA NOITE!


Carregar ppt "CRÉDITO DE CARBONO Aluno: Halisson Golffetto da Veiga Disciplina: Contabilidade Ambiental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google