A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Básica 2-3 da Lousã Matemática 5º Ano Autor: Prof. António Martins Ferreira 2007/2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Básica 2-3 da Lousã Matemática 5º Ano Autor: Prof. António Martins Ferreira 2007/2008."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Básica 2-3 da Lousã Matemática 5º Ano Autor: Prof. António Martins Ferreira 2007/2008

2 Matemática -5º ano TEMA 5 – SUBTRACÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS E DECIMAIS  Identificação dos termos da subtracção.  Algoritmo da subtracção.  Identidade fundamental da subtracção.  A subtracção como operação inversa da adição.

3 Identificação dos termos da subtracção Tema 5 : Subtracção de Números Inteiros e Decimais PROBLEMA Determina o peso da rapariga. Para resolver o problema utilizas a operação =? SUBTRACÇÃO ADITIVO DIFERENÇA RESTO ou EXCESSO Resultado da operação SUBTRACÇÃO SUBTRACTIVO

4 Algoritmo da Subtracção Tema 5: Subtracção de Números Inteiros e Decimais = ATENÇÃO Unidade por baixo de unidade = = Impossível = =

5 Identidade Fundamental da Subtracção Tema 5: Subtracção de Números Inteiros e Decimais AditivoSubtractivoRestoSubtractivo+Resto Vamos fazer as contas, completar a tabela e comparar as colunas amarelas 147, ,44,95 68, ,45 147, ,4 CONCLUSÃO O ADITIVO é igual à soma do SUBTRACTIVO com o RESTO ADITIVO = SUBTRACTIVO + RESTO IDENTIDADE FUNDAMENTAL DA SUBTRACÇÃO

6 A subtracção como operação inversa da adição Tema 5: Subtracção de Números Inteiros e Decimais Qual é o número, qual é ele? Vê se adivinhas! Pensei num número, adicionei- lhe 12 e obtive 40. Em que número pensei? ? + 12 = 40 Fácil! 40-12=28 Pensaste no 28 O rapaz terá raciocinado bem? Repara: 15+5=20 Então: 20-15= =5 Se à soma de dois números subtrairmos um deles, obtemos o outro. A subtracção é a operação inversa da adição


Carregar ppt "Escola Básica 2-3 da Lousã Matemática 5º Ano Autor: Prof. António Martins Ferreira 2007/2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google