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Interactivo utiliza meios publicitários mede, regista e analisa informação numa base de dados para futura utilização A comunicação entre o marketeer e.

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Apresentação em tema: "Interactivo utiliza meios publicitários mede, regista e analisa informação numa base de dados para futura utilização A comunicação entre o marketeer e."— Transcrição da apresentação:

1 interactivo utiliza meios publicitários mede, regista e analisa informação numa base de dados para futura utilização A comunicação entre o marketeer e o prospecto ou cliente inicia um processo que tem que ter 2 direcções A utilização de uma estratégia integrada de meios é mais produtiva do que apenas 1 meio o marketing directo é, por natureza, mensurável. Constitui um histórico de aprendizagem acessível para pesquisa, segmentação, agregação, identificação... As comunicações concebidas não em função de vastos mercados anónimos mas de compradores individualizados João Pinto e Castro O Marketing Directo* * Conceito a aprofundar no módulo de Gestão Comercial

2 Muito associado e frequentemente confundido com: direct mail – correio directo e telemarketing – telefone Pode utilizar outros meios por mail por carta por fax por telefone por SMS por voic O Marketing Directo * * Conceito a aprofundar no módulo de Gestão Comercial

3  Mailing list  Carta  Sobrescrito  Brochura/folheto  Formulário de resposta  Envelope RSF  Brinde/Oferta As peças do Direct Mail * * Conceito a aprofundar no módulo de Gestão Comercial

4 Telemarketing inbound Telemarketing outbound + reactivo + proactivo Principais objectivos: - receber encomendas e pedidos de informação - recolher e actualizar informação sobre os contactos - qualificar intenções de compra ou de colaboração - pesquisa de mercado (notoriedade das instituições, por exemplo) - conhecer a sensibilidade do público face a determinados temas - campanhas políticas - recolha de fundos - subscrições / renovações - gestão de contabilidade, cobranças - retenção de clientes - vender ideais e produtos resultados mensuráveis O marketing directo telefónico * Ao contrário de que se pensa por vezes, o telemarketing não serve apenas para vender Qualquer que seja o objectivo, o telemarketing tem uma vantagem crucial: * Conceito a aprofundar no módulo de Gestão Comercial

5 Para o destinatário, o operador representa a empresa A forma como se fala determina a imagem que se passa A maior parte de comunicação interpessoal é não verbal (hesitações, impaciências, ironia, falta de entusiasmo...) Um sorriso na voz Pronunciar claramente as palavras Tratamento personalizado – o destinatário deve sentir-se único Proactividade – antecipação situacional Escuta eficaz Reformulação Investigação através de perguntas (abertas e fechadas) Positivismo O poder da 1ª impressão “ Nunca terá uma 2ª hipótese de criar uma 1ª impressão ” Dale Carnegie O que fazer? O marketing directo telefónico * * Conceito a aprofundar no módulo de Gestão Comercial

6 Marketing de Permissão Conceder às pessoas o poder de controlar a informação, oferecendo incentivos para elas tomarem a iniciativa de aceitar o contacto Opt-in – acto de concordar em receber informação por ou outro meio Opt-out – acto de não concordar em receber informação por ou outro meio O marketing directo na internet * É a forma com o mais baixo custo por contacto * Conceito a aprofundar no módulo de Gestão Comercial


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