A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Pesquisa. Formatação 1. Margens da folha a) Margem esquerda e superior: 3 cm da borda esquerda da folha (NBR 14724/2005); b) Margem direita.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Pesquisa. Formatação 1. Margens da folha a) Margem esquerda e superior: 3 cm da borda esquerda da folha (NBR 14724/2005); b) Margem direita."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Pesquisa

2 Formatação 1. Margens da folha a) Margem esquerda e superior: 3 cm da borda esquerda da folha (NBR 14724/2005); b) Margem direita e inferior: 2 cm; c) Margem de citação longa: recuo de 4 cm a partir da margem esquerda: alinhamento d) Títulos da Introdução, Conclusão, Referências e Anexos: a ABNT refere que esses títulos de abertura de seções devem começar na parte superior da página, fica convencionada a medida de 8 cm da borda superior, centralizado em caixa alta. e) Parágrafos: recomenda-se o recuo de início de parágrafo a pelo menos 12 espaços (=1 tab = 1,25 cm) a partir da margem esquerda, pois ele tem de ficar marcado visualmente.

3 1.1 Espaços a)Nos trabalhos será utilizado como padrão o espaço 1,5 (um espaço e meio, que corresponde a 1,5 linha) nas entrelinhas de texto contínuo, conforme a NBR 14724/2005; b) Entre o títulos de capítulos, do sumário, das listas, do resumo, da introdução, das referências etc.) e o início do texto: clicar 3 Enter de 1,5 cada um da fonte tamanho 14, o que dá 2,5 cm, iniciando-se o texto na mesma linha desse 3º Enter; c) Entre os subtítulos das seções: clicar 2 Enter de 1,5 cada um, o que dá 1,4 cm, iniciando-se a digitação do texto na mesma linha desse 2º Enter;

4 1.2 Fonte e tamanho das letras A fonte da letra a ser utilizada como padrão nos trabalhos é a Arial ou a Times New Roman. Já o tamanho das letras (ou fontes) deve ser de acordo com a sua utilização, exemplo no texto tamanho 12 e nas citações tamanho Alinhamento do texto O todo o texto deve estar justificado.

5 Capa Sumário Introdução Problema de Pesquisa Hipóteses Justificativa Objetivos Desenvolvimento Conclusão Referências Anexo Estrutura para a apresentação de trabalhos escolares

6 Capa É o elemento obrigatório deve conter os seguintes elementos: Nome e logomarca do colégio: fonte tamanho 12, letra clara (sem destaque), maiúsculo, centralizado; Nome do professor: tamanho 12, só as iniciais em maiúsculo; Componente Curricular: tamanho 12, só as iniciais em maiúsculo; Título: tamanho 14, negrito, maiúsculo, centralizado; Subtítulo (se houver): tamanho 12, maiúsculo, centralizado; Nome do autor: fonte tamanho 12, só as iniciais em maiúsculo, centralizado; Local, mês e ano: tamanho 12, só as iniciais do local em maiúsculo e centralizados.

7 Nome do Colégio e a Logomarca Nome do professor Componente curricular Título do trabalho Subtítulo (se houver) Nome completo Canela, fevereiro de 2014.

8 Sumário O sumário consiste na enumeração das principais divisões e outras partes do trabalho na mesma ordem e grafia que se sucedem no texto acompanhado do número da página. Obs: seguir orientação, conforme as normas encontradas no Livro de Furasté, Normas Técnicas para o trabalho científico (ABNT 2010), pg 49 – 51.

9 Introdução A introdução é a parte inicial do trabalho e tem como finalidade dar ao professor uma visão clara e simples do tema do trabalho. A introdução deve informar sobre: a natureza e importância do tema; a justificativa da escolha do tema; o objetivo do estudo e/ou da pesquisa; a organização e distribuição do trabalho em tópicos. Deve-se centralizar o título INTRODUÇÃO na primeira linha de texto a 8 cm da borda superior, podendo destacá-lo em negrito. Obs: seguir orientação, conforme as normas encontradas no Livro Normas Técnicas para o trabalho científico (ABNT 2010), pg 151.

10 Problema de pesquisa O problema (também conhecido como ‘questão norteadora’, ‘problema de pesquisa’ etc.) é a expressão do tema que o investigador deseja estudar: o quê? Normalmente, o problema é feito em forma de pergunta, a qual deve ser elaborada de tal forma que haja possibilidade de resposta por meio da pesquisa. Obs: seguir orientação, conforme as normas encontradas no Livro Normas Técnicas para o trabalho científico (ABNT 2010), pg 153.

11 Hipóteses As hipóteses são respostas prováveis, possíveis, supostas e provisórias do problema, e nem sempre são explícitas por escrito, ou seja, nem sempre aparecem nos projetos de pesquisa. Quando aparecem (e pode ser apenas uma hipótese, e não várias), elas servem de orientação para a pesquisa, e podem ser afirmativas ou negativas, pois se procura, no decorrer do desenvolvimento do trabalho, elementos para confirmá-las ou refutá-las. Elas aparecem principalmente em pesquisas conclusivas e quantitativas, pelo fato de estas trabalharem com dados estatísticos. Obs: seguir orientação, conforme as normas encontradas no Livro Normas Técnicas para o trabalho científico (ABNT 2010), pg 153.

12 Justificativa Consiste na exposição resumida das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante e válida a realização da pesquisa, ou seja, falar da importância geral e ir ao particular dando respostas à questão: por quê?

13 Objetivos O objetivo geral está relacionado com o conteúdo intrínseco do tema, com a indicação do resultado pretendido pela pesquisa; ele está ligado a uma visão global e abrangente do tema e define o que o pesquisador pretende alcançar com a execução da pesquisa. Os objetivos específicos possuem caráter mais concreto, mais instrumental e específico mesmo, voltados ao atendimento de questões mais particulares da pesquisa, com as etapas, com as fases do desenvolvimento do trabalho, que levarão à concretização do objetivo geral, mantendo relação com a sequência do planejamento e metodologias adotadas. Obs: seguir orientação, conforme as normas encontradas no Livro Normas Técnicas para o trabalho científico (ABNT 2010), pg 153.

14 Desenvolvimento Parte principal do texto que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções, subseções, variando de acordo com a natureza do estudo, a abordagem do tema e o método utilizado, ficando a critério do aluno retratar o conteúdo desenvolvido, destacando os pontos mais relevantes do trabalho. O estudante deverá observar os seguintes aspectos: Dar preferência, no desenvolvimento do texto, ao uso da terceira pessoa do singular; Formatar o espaço entre as linhas usando a opção 1,5 linha; Deslocar a primeira linha de cada parágrafo em aproximadamente 1,5 cm da margem esquerda; Não deixar título isolado no final de página; Deixar uma linha em branco entre o título e o início do texto.

15 Conclusão É a parte final do texto, na qual apresentam conclusões correspondentes aos objetivos previamente estabelecidos. Deve ser uma breve recapitulação dos resultados do estudo ou pesquisa e basear-se em dados comprovados. Pode conter uma análise ou opinião própria dos pontos mais relevantes do trabalho. Pode apresentar deduções lógicas sobre os objetivos do trabalho. O título “conclusão” deve ser centralizado a 8 cm da borda superior, sempre em página nova podendo ser destacado em negrito.

16 Referências Na Referência os elementos essenciais devem seguir a seguinte ordem e As mesmas deverão estar em página independente, com espaçamento 1 (um) entre uma obra e outra. Autor; Título; Subtítulo (se houver); Edição; Local; Editora; Ano de publicação. Outras fontes como jornais, periódicos, sites, vídeos e outros, também devem seguir as normas específicas da ABNT. Quando for referências de site deve-se conter o nome completo do site, entre sinais, antecedidos da expressão: Disponível em: seguido da informação: Acesso em: e a data do último acesso, conforme as normas encontradas no Livro Normas Técnicas para o trabalho científico (ABNT 2010), página 126 e 127.

17 Anexos O estudante poderá anexar ao trabalho imagens, fotos, tabelas, que deverão estar dispostos na parte final, após a Referências. Os Anexos deverão ser enumerados com a paginação conforme a sequência do trabalho. Obs: Se necessário para exemplificar o assunto que está sendo desenvolvido, poderá ser colocado as tabelas ou gráficos na sequência do corpo do texto.


Carregar ppt "Projeto de Pesquisa. Formatação 1. Margens da folha a) Margem esquerda e superior: 3 cm da borda esquerda da folha (NBR 14724/2005); b) Margem direita."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google