A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Pesquisa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Pesquisa."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Pesquisa

2 Formatação 1. Margens da folha
Margem esquerda e superior: 3 cm da borda esquerda da folha (NBR 14724/2005); b) Margem direita e inferior: 2 cm; c) Margem de citação longa: recuo de 4 cm a partir da margem esquerda: alinhamento d) Títulos da Introdução, Conclusão, Referências e Anexos: a ABNT refere que esses títulos de abertura de seções devem começar na parte superior da página, fica convencionada a medida de 8 cm da borda superior, centralizado em caixa alta. e) Parágrafos: recomenda-se o recuo de início de parágrafo a pelo menos 12 espaços (=1 tab = 1,25 cm) a partir da margem esquerda, pois ele tem de ficar marcado visualmente.

3 1.1 Espaços  Nos trabalhos será utilizado como padrão o espaço 1,5 (um espaço e meio, que corresponde a 1,5 linha) nas entrelinhas de texto contínuo, conforme a NBR 14724/2005; b) Entre o títulos de capítulos, do sumário, das listas, do resumo, da introdução, das referências etc.) e o início do texto: clicar 3 Enter de 1,5 cada um da fonte tamanho 14, o que dá 2,5 cm, iniciando-se o texto na mesma linha desse 3º Enter; c) Entre os subtítulos das seções: clicar 2 Enter de 1,5 cada um, o que dá 1,4 cm, iniciando-se a digitação do texto na mesma linha desse 2º Enter;

4 1.2 Fonte e tamanho das letras
A fonte da letra a ser utilizada como padrão nos trabalhos é a Arial ou a Times New Roman. Já o tamanho das letras (ou fontes) deve ser de acordo com a sua utilização , exemplo no texto tamanho 12 e nas citações tamanho 10. 1.3 Alinhamento do texto O todo o texto deve estar justificado.

5 Estrutura para a apresentação de trabalhos escolares
Capa Sumário Introdução Problema de Pesquisa Hipóteses Justificativa Objetivos Desenvolvimento Conclusão Referências Anexo

6 Capa É o elemento obrigatório deve conter os seguintes elementos:
Nome e logomarca do colégio: fonte tamanho 12, letra clara (sem destaque), maiúsculo, centralizado; Nome do professor: tamanho 12, só as iniciais em maiúsculo; Componente Curricular: tamanho 12, só as iniciais em maiúsculo; Título: tamanho 14, negrito, maiúsculo, centralizado; Subtítulo (se houver): tamanho 12, maiúsculo, centralizado; Nome do autor: fonte tamanho 12, só as iniciais em maiúsculo, centralizado; Local, mês e ano: tamanho 12, só as iniciais do local em maiúsculo e centralizados.

7 Nome do Colégio e a Logomarca Componente curricular
Nome do professor Componente curricular Título do trabalho Subtítulo (se houver) Nome completo Canela, fevereiro de 2014.

8 Sumário O sumário consiste na enumeração das principais divisões e outras partes do trabalho na mesma ordem e grafia que se sucedem no texto acompanhado do número da página. Obs: seguir orientação , conforme as normas encontradas no Livro de Furasté, Normas Técnicas para o trabalho científico (ABNT 2010), pg 49 – 51.

9 Introdução A introdução é a parte inicial do trabalho e tem como finalidade dar ao professor uma visão clara e simples do tema do trabalho. A introdução deve informar sobre: a natureza e importância do tema; a justificativa da escolha do tema; o objetivo do estudo e/ou da pesquisa; a organização e distribuição do trabalho em tópicos. Deve-se centralizar o título INTRODUÇÃO na primeira linha de texto a 8 cm da borda superior, podendo destacá-lo em negrito. Obs: seguir orientação , conforme as normas encontradas no Livro Normas Técnicas para o trabalho científico (ABNT 2010), pg 151.

10 Problema de pesquisa O problema (também conhecido como ‘questão norteadora’, ‘problema de pesquisa’ etc.) é a expressão do tema que o investigador deseja estudar: o quê? Normalmente, o problema é feito em forma de pergunta, a qual deve ser elaborada de tal forma que haja possibilidade de resposta por meio da pesquisa. Obs: seguir orientação , conforme as normas encontradas no Livro Normas Técnicas para o trabalho científico (ABNT 2010), pg 153.

11 Hipóteses As hipóteses são respostas prováveis, possíveis, supostas e provisórias do problema, e nem sempre são explícitas por escrito, ou seja, nem sempre aparecem nos projetos de pesquisa. Quando aparecem (e pode ser apenas uma hipótese, e não várias), elas servem de orientação para a pesquisa, e podem ser afirmativas ou negativas, pois se procura, no decorrer do desenvolvimento do trabalho, elementos para confirmá-las ou refutá-las. Elas aparecem principalmente em pesquisas conclusivas e quantitativas, pelo fato de estas trabalharem com dados estatísticos. Obs: seguir orientação , conforme as normas encontradas no Livro Normas Técnicas para o trabalho científico (ABNT 2010), pg 153.

12 Justificativa Consiste na exposição resumida das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante e válida a realização da pesquisa, ou seja, falar da importância geral e ir ao particular dando respostas à questão: por quê?

13 Objetivos O objetivo geral está relacionado com o conteúdo intrínseco do tema, com a indicação do resultado pretendido pela pesquisa; ele está ligado a uma visão global e abrangente do tema e define o que o pesquisador pretende alcançar com a execução da pesquisa. Os objetivos específicos possuem caráter mais concreto, mais instrumental e específico mesmo, voltados ao atendimento de questões mais particulares da pesquisa, com as etapas, com as fases do desenvolvimento do trabalho, que levarão à concretização do objetivo geral, mantendo relação com a sequência do planejamento e metodologias adotadas. Obs: seguir orientação , conforme as normas encontradas no Livro Normas Técnicas para o trabalho científico (ABNT 2010), pg 153.

14 Desenvolvimento Parte principal do texto que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções, subseções, variando de acordo com a natureza do estudo, a abordagem do tema e o método utilizado, ficando a critério do aluno retratar o conteúdo desenvolvido, destacando os pontos mais relevantes do trabalho. O estudante deverá observar os seguintes aspectos: Dar preferência, no desenvolvimento do texto, ao uso da terceira pessoa do singular; Formatar o espaço entre as linhas usando a opção 1,5 linha; Deslocar a primeira linha de cada parágrafo em aproximadamente 1,5 cm da margem esquerda; Não deixar título isolado no final de página; Deixar uma linha em branco entre o título e o início do texto.

15 Conclusão É a parte final do texto, na qual apresentam conclusões correspondentes aos objetivos previamente estabelecidos. Deve ser uma breve recapitulação dos resultados do estudo ou pesquisa e basear-se em dados comprovados. Pode conter uma análise ou opinião própria dos pontos mais relevantes do trabalho. Pode apresentar deduções lógicas sobre os objetivos do trabalho. O título “conclusão” deve ser centralizado a 8 cm da borda superior, sempre em página nova podendo ser destacado em negrito.

16 Referências Na Referência os elementos essenciais devem seguir a seguinte ordem e As mesmas deverão estar em página independente, com espaçamento 1 (um) entre uma obra e outra. Autor; Título; Subtítulo (se houver); Edição; Local; Editora; Ano de publicação. Outras fontes como jornais, periódicos, sites, vídeos e outros, também devem seguir as normas específicas da ABNT. Quando for referências de site deve-se conter o nome completo do site, entre sinais < >, antecedidos da expressão: Disponível em: seguido da informação: Acesso em: e a data do último acesso, conforme as normas encontradas no Livro Normas Técnicas para o trabalho científico (ABNT 2010), página 126 e 127.

17 Anexos O estudante poderá anexar ao trabalho imagens, fotos, tabelas, que deverão estar dispostos na parte final, após a Referências. Os Anexos deverão ser enumerados com a paginação conforme a sequência do trabalho. Obs: Se necessário para exemplificar o assunto que está sendo desenvolvido, poderá ser colocado as tabelas ou gráficos na sequência do corpo do texto.


Carregar ppt "Projeto de Pesquisa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google