A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classes de palavras: o advérbio Porto Editora. O advérbio é uma palavra invariável em género e número. É o núcleo do grupo adverbial e serve para modificar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classes de palavras: o advérbio Porto Editora. O advérbio é uma palavra invariável em género e número. É o núcleo do grupo adverbial e serve para modificar."— Transcrição da apresentação:

1 Classes de palavras: o advérbio Porto Editora

2 O advérbio é uma palavra invariável em género e número. É o núcleo do grupo adverbial e serve para modificar a significação de um verbo, adjetivo ou outro advérbio. Advérbio como núcleo do grupo adverbial Ex.: Eu estou aqui. Advérbio como modificador da significação do verbo Ex.: Hoje trabalhei arduamente. Advérbio como modificador da significação do adjetivo Ex.: O jantar estava muito bom. Advérbio como modificador da significação de outro advérbio Ex.: A avó encontrava-se bastante bem de saúde.

3 Porto Editora As locuções adverbiais são constituídas por dois ou mais elementos e têm uma função semelhante à do advérbio. Locuções adverbiais + advérbio correspondente: Em silêncio = silenciosamente De repente = repentinamente De um modo geral = geralmente

4 Porto Editora Quais são as subclasses dos advérbios? de afirmação de inclusão ou exclusão de quantidade e grau de negação de frase de predicado conectivo interrogativo

5 Porto Editora O advérbio de afirmação utiliza-se como resposta a frases interrogativas e para transmitir ou reforçar a afirmação de uma ideia. Exs.: ‒ Querem que vos conte um segredo? ‒ Sim! ‒ Acho, sim, que as riscas me fazem elegante! Advérbio de afirmação: sim Advérbio de afirmação: sim

6 O advérbio de negação atribui um valor negativo a uma frase. Ex.: Resolvi que hoje não vou à pesca. Advérbio de negação: não Advérbio de negação: não Porto Editora

7 O advérbio de quantidade e grau transmite informação sobre a quantidade ou o grau. Ex.: Gosto muito de flores. Advérbios de quantidade e grau: muito, pouco, mais, menos, bastante, demasiado, excessivamente… Advérbios de quantidade e grau: muito, pouco, mais, menos, bastante, demasiado, excessivamente…

8 Porto Editora Advérbios de inclusão: até, mesmo, também, inclusivamente… Advérbios de exclusão: só, apenas, exceto, exclusivamente… Advérbios de inclusão: até, mesmo, também, inclusivamente… Advérbios de exclusão: só, apenas, exceto, exclusivamente… O advérbio de inclusão ou exclusão indica se o constituinte a que se refere participa (inclusão) ou não (exclusão) num determinado conjunto. Exs.: Somos inseparáveis, mesmo nos piores momentos. (inclusão) Vemo-nos todos os dias, exceto aos domingos. (exclusão)

9 Porto Editora O advérbio interrogativo introduz uma frase interrogativa e pode fazer referência a uma ideia de tempo, de lugar, de modo ou de causa. Exs.: Quando é que isto começa? (tempo) Onde foste buscar essa ideia? (lugar) Como é que isso aconteceu? (modo) Porque não disseste mais cedo? (causa) Advérbios interrogativos: quando, onde, aonde, como, porque, porquê… Advérbios interrogativos: quando, onde, aonde, como, porque, porquê…

10 Porto Editora Advérbios conectivos: primeiro, primeiramente, seguidamente, depois, designadamente, assim, porém, todavia, contudo, finalmente… Advérbios conectivos: primeiro, primeiramente, seguidamente, depois, designadamente, assim, porém, todavia, contudo, finalmente… O advérbio conectivo liga elementos frásicos ou frases. Exs.: Primeiro, enfiei uma pata na água, depois a outra e finalmente decidi molhar as penas. Vi um peixe no lago, todavia achei-o muito pequenino.

11 Porto Editora Advérbios de predicado: Com valor de tempo: ontem, hoje, amanhã, já, agora, antes, cedo, tarde, nunca, outrora, logo, sempre… Com valor de lugar: aqui, ali, lá, cá, aí, além, acolá, dentro, fora, perto, longe, adiante, atrás, acima… Com valor de modo: bem, mal, agradavelmente… Advérbios de predicado: Com valor de tempo: ontem, hoje, amanhã, já, agora, antes, cedo, tarde, nunca, outrora, logo, sempre… Com valor de lugar: aqui, ali, lá, cá, aí, além, acolá, dentro, fora, perto, longe, adiante, atrás, acima… Com valor de modo: bem, mal, agradavelmente… O advérbio de predicado transmite a ideia de modo, tempo e lugar. Exs.: Caminho calmamente pela savana. (valor de modo) Aquela sombra além é mais agradável. (valor de lugar) Logo irei ter com os meus amigos. (valor de tempo)

12 Porto Editora O advérbio de frase transmite significados diferentes e pode desempenhar, tal como o nome indica, a função sintática de modificador da frase. Ex.: Infelizmente, são horas de me ir embora. Advérbios de frase: felizmente, naturalmente, claramente, obviamente, provavelmente, realmente… Advérbios de frase: felizmente, naturalmente, claramente, obviamente, provavelmente, realmente…

13 Porto Editora Em síntese: AdvérbiosLocuções adverbiais de afirmaçãosim à direita, à noite, à vontade, ao acaso, de cima, de cor, de novo, de repente, de um modo geral, em cima, em silêncio, na verdade, por perto, sem dúvida… de negaçãonão de quantidade e graumuito, pouco, mais, menos, bastante, demasiado, excessivamente… de inclusão e exclusãoaté, mesmo, também, só, apenas, exceto… interrogativosquando, onde, aonde, como, porque, porquê… conectivosprimeiro, primeiramente, seguidamente, depois, designadamente, assim, porém, todavia, finalmente… de predicadoontem, hoje, amanhã, já, agora… aqui, ali, lá, cá, aí, além, acolá… bem, mal, agradavelmente… de frasefelizmente, naturalmente, claramente, provavelmente…


Carregar ppt "Classes de palavras: o advérbio Porto Editora. O advérbio é uma palavra invariável em género e número. É o núcleo do grupo adverbial e serve para modificar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google