A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profissional de GC / Função de GC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profissional de GC / Função de GC"— Transcrição da apresentação:

1 Profissional de GC / Função de GC
Nei Grando

2 Introdução "O amor, mais que o conhecimento, é necessário para conduzir a alma dos homens à sua perfeição.“ Irineu de Lyon

3 Gestão do Conhecimento – O que é?
“É o processo pelo qual a organização gera riqueza, a partir do seu conhecimento ou capital intelectual.” - Bukowitz e Williams (2002) “É o processo pelo qual uma organização consciente e sistematicamente coleta, organiza, compartilha e analisa seu acervo de conhecimento para atingir os seus objetivos.” - Falcão e Bresciani (1999) “É a geração, representação, estoque, transferência, transformação, aplicação, incorporação e proteção do conhecimento.” É saber o que se sabe. É saber o que é estratégico.

4 Gestão do Conhecimento - Conceitos
Relacionada com as ÁREAS: RH, TI, Marketing Cultura Administrativa, Estratégia de Negócios, Teoria da Organização, ... Associada a CONCEITOS de: Capital Intelectual (Humano & Estrutural), Inteligência Competitiva, Memória Organizacional, Comunidades de Prática, Inovação, Criatividade, ... Envolve ATIVIDADES como: Gestão de Documentos, Mapeamento de Competências, Mapeamento de Processos, Compartilhamento de Conhecimento, ... Engloba conceitos oriundos de: Teoria de Administração, Aprendizagem Organizacional, Gestão por Processos, Qualidade Total, Endomarketing, Reengenharia, Downsizing, Comércio Eletrônico, ...

5 Gestão do Conhecimento – Principais objetivos
Compartilhar melhores práticas em Gestão e Projetos Acelerar a inovação (Processos, Produto, Mod.de Negócios); Reduzir silos de informação; Mapear o conhecimento; Valorizar o capital intelectual; Reter talentos; Mapear as competências individuais; Facilitar a contribuição individual; Organizar a informação; Alinhar a organização; e outros.

6 Gestão do Conhecimento – Objetivos da Empresa
Reter o conhecimento; Garantir a sustentabilidade da empresa; Acelerar a geração de novos conhecimentos; Melhorar o processo decisório; Reduzir custos e retrabalho; Descobrir o capital intelectual já existente; Gerar novas receitas com o capital intelectual da empresa; Proteger o capital intelectual existente; Servir melhor os clientes; Acelerar o aprendizado dos colaboradores.

7 Habilidades necessárias às Organizações p/ implementar GC
Entender os conceitos de GG – a filosofia e a teoria; Ter ciência da experiência de outras organizações no desenvolvimento de soluções e abordagens de GC; Saber identificar o valor das atividades de GC para o negócio da empresa; Apreciar o conjunto de atividades, iniciativas e colaboradores necessários para proporcionar um ambiente no qual o conhecimento é efetivamente criado, compartilhado e usado para obter vantagem competitiva e satisfação dos clientes.

8 Requisitos chave de Competências para uma Equipe de GC
Facilidade de aprender, atuação colaborativa, visualizar o todo da organização, saber criar conexões, ter capacidade de pensar e agir com foco no resultado e apreciar das técnicas de gerenciamento da informação. É ideal que possua capacidades de comunicação, liderança, especialização em metodologias, processos e ferramentas de GC, negociação e planejamento estratégico. É claro que em tais habilidades devemos considerar as capacidades de recuperação, avaliação (filtragem baseada em relevância), organização, análise, apresentação e segurança da informação, tudo isso de forma colaborativa.  Além disso, é necessário ter a capacidade de sintetizar informações de diversas fontes para a aplicação do conhecimento, o que inclui a tomada de decisão.

9 CKO – Chief Knowledge Officer
O Gestor do Conhecimento é quem administra o capital intelectual da empresa, reúne e gerencia todo o conhecimento estrategicamente importante e adequado às necessidades da organização, tornando-o disponível e acessível para uso e tomada de decisão. Ele é responsável por assegurar que a organização maximize o valor que ela consegue através do conhecimento. É um lider multidisciplinar, com visão holística e estratégica da organização. Entende tanto de tecnologia e processos quanto de pessoas. Títulos: Diretor do Capital Intelectual, Diretor de Inovação, CLO (Chief Learning Officer)

10 O Papel e as Responsabilidades do CKO
Seu papel é diferente do que o de um CIO com responsabilidades de GC, pois tem responsabilidades diferentes, como: Criar uma estratégia de GC com base em metas e objetivos da organização; Criar e compartilhar uma visão da GC p/ a organização, e uma forma de realizá-la; Capturar e gerir o conhecimento por todo o negócio da empresa; Implantar e acompanhar a infraestrutura para GC; Inovar e otimizar o retorno sobre o investimento no conhecimento; Desenvolver, gerenciar e mensurar os ativos de conhecimento; Criar, desenvolver uma cultura que apoia o esforço de GC; Atuar como um agente de mudança; Facilitar conexões, coordenação e comunicação.

11 Citação Final “O conhecimento tem que ser melhorado, desafiado e ampliado constantemente, ou ele desaparece.” Peter Druker

12 Muito Obrigado! Nei Grando (@neigrando) Blog: http://neigrando.blog.br
(vide páginas Sobre e Contato)


Carregar ppt "Profissional de GC / Função de GC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google